Candidatos Processo Seletivo

5 dicas infalíveis para superar a timidez em entrevistas de emprego

A maioria das pessoas se sente um pouco desconfortável ou nervosa ao participar de entrevistas de emprego. Para os que se consideram tímidos o desafio é ainda maior: como não permitir que a timidez seja um obstáculo para conseguir a vaga desejada? No post de hoje, vamos fornecer cinco dicas infalíveis para superar a timidez em entrevistas de emprego. Vamos a elas!

Prepare-se para a seleção

A timidez costuma ter forte relação com nervosismo e insegurança, podendo ser agravada por esses fatores. Para controlar o nervosismo no momento da entrevista, é fundamental que você esteja preparado. Garantir seu bem-estar físico é essencial para reduzir seu nível de estresse, outro grande vilão dos tímidos. Portanto, certifique-se também de se alimentar corretamente e ter uma boa noite de descanso antes da entrevista. Assim, você estará menos estressado e conseguirá controlar melhor a timidez.

Ensaie a entrevista

Há poucas coisas mais tensas para uma pessoa tímida do que ser completamente surpreendida em um momento de avaliação. É impossível saber exatamente quais perguntas serão feitas e como será realizada uma entrevista. Entretanto, você pode organizar a argumentação sobre seu trabalho, como responderia perguntas comuns em entrevistas de emprego e até ensaiar falar sobre si mesmo no espelho, principalmente se for sua primeira entrevista de emprego.

Seja honesto em entrevistas de emprego

Você não deve mascarar ou disfarçar suas características, principalmente a timidez. Seja sincero na entrevista sobre quem você é, suas capacidades e habilidades. Ser honesto sobre ser tímido, inclusive, te ajuda a superá-la: sem a pressão de ter que disfarçar a timidez, as coisas fluem mais naturalmente.

O entrevistador sabe como o processo de recrutamento pode ser intimidante, portanto seja honesto e tenha em mente que o ele também é um ser humano e não está “contra” você. Ele é apenas um profissional buscando realizar seu trabalho de selecionar o melhor candidato para a vaga. Tímido ou não, essa pessoa pode ser você.

Confie em si

Parte da timidez vem da falta de confiança; por isso, confiar em si mesmo é imprescindível para superá-la. O que te incentiva a disputar a vaga? Ter em mente suas motivações e estar focado pode ser determinante para aumentar sua confiança e conseguir a vaga de emprego almejada.

Postura e linguagem corporal

Além de ajudar a causar uma boa impressão durante a entrevista, ter postura e linguagem corporaladequadas também auxiliam para que você se sinta mais confiante, ajudando a se projetar de maneira mais segura e direta. Uma linguagem corporal adequada ajuda o recrutador a perceber que a timidez não deve ser confundida com despreparo ou desinteresse na vaga.

Enfatize seus pontos fortes

Não fique pensando ou dando atenção à sua timidez ou outras características que não sejam seus pontos fortes. Ressalte suas boas qualidades, lembre-se de por que você deve preencher o cargo disputado.

Experiência profissional

Uma boa técnica para lidar com a timidez na hora de falar sobre si é focar em sua experiência profissional. Ter um portfólio significativo é extremamente vantajoso para uma pessoa tímida. Deixe que suas forças transpareçam naturalmente ao falar em sua bagagem profissional e qualificação para a vaga.

Relaxe

É importante que você esteja descansado e calmo durante a entrevista. Para isso, tente relaxar e controlar seu nervosismo antes de ser entrevistado, fazendo alguma atividade que lhe distraia e lhe ajude a ficar tranquilo e sereno.

Entrevistas de emprego são situações que sempre exigem habilidades sociais dos candidatos. Elas são imprescindíveis para que o recrutador consiga perceber as outras capacidades e competências para a vaga. Siga nossas dicas infalíveis e não deixe que a timidez atrapalhe em seus próximos processos seletivos. Pensou em mais alguma dica? Tem alguma sugestão sobre alguma dica listada? Comente nesta postagem e participe!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: