Candidatos Carreira

5 dicas para se tornar um profissional de sucesso

Começar a vida profissional não é tarefa fácil, especialmente em tempos concorridos como os de hoje em dia. As pessoas estão cada vez mais preparadas e não há vaga razoável em nenhuma área que não possua excelentes concorrentes ávidos para ocupá-la. Esse cenário pode parecer desanimador para recém-formados, mas a verdade é que isso deve funcionar como um incentivo para que o desenvolvimento e o aperfeiçoamento constante. Seguindo as dicas certas, é perfeitamente possível se diferenciar da multidão, tornando-se um profissional de sucesso. Quer aprender a fazer isso? Então confira o artigo a seguir.

1. Especialize-se

Uma das maneiras de se diferenciar e ter sempre vagas ao seu dispor é especializando-se. Nem é preciso discorrer sobre a importância de estar sempre se atualizando e fazendo cursos na sua área, mas se você conseguir se aperfeiçoar em um campo mais específico, fatalmente as empresas irão atrás de você. Evite seguir o fluxo padrão e procure observar o que o mercado está pedindo e então procure um MBA, uma pós-graduação ou até um curso no exterior. O retorno desse investimento é praticamente garantido.

2. Observe os profissionais de sucesso

Geralmente quem atinge os cargos mais altos na hierarquia corporativa possui um mentor. E isso pode ser muito útil, especialmente para quem está começando agora na carreira. As características de um profissional de sucesso invariavelmente são as mesmas: pontualidade, ética, cumprimento de prazos, profissionalismo, compromisso, trabalho em equipe, entre outras. Se você conseguir ter um modelo a seguir e então copiar o que ele tem de bom, suas chances de se dar bem aumentam e muito!

3. Cuide da sua imagem

A imagem é muito importante em qualquer área da vida, inclusive na profissional. O que as pessoas veem é exatamente o que vai determinar as primeiras impressões e isso pode ser decisivo para ocupar ou não um cargo. Mas isso não quer dizer que você precise gastar fortunas em marcas de grife, nem virar um metrossexual! Basta estar sempre asseado, com as roupas passadas e condizentes com o ambiente, com um bom e discreto perfume e dentes sempre limpos. Cabelos desarrumados e barba por fazer são para a vida pessoal: na empresa você precisa deixá-los em dia.

4. Esteja aberta a novos desafios

Não é porque você se especializou em uma área que você não pode estar aberto a navegar por outras. Mesmo que você seja contratado para um cargo bem definido, não deixe de executar outras tarefas caso seu chefe peça. Encare isso como uma oportunidade de aprendizado e também de demonstrar versatilidade, se fazendo ainda mais essencial para a empresa, mesmo que você esteja apenas começando.

5. Separe o pessoal do profissional

Não caia na tentação de fazer da vida profissional uma extensão da sua vida pessoal. Um profissional de sucesso sabe separar isso, quer ele esteja no processo seletivo, quer ele esteja contratado. Por mais que os contratantes ou gestores pareçam pessoas acessíveis, lembre-se que na relação de vocês sempre haverá uma cobrança pela boa execução das atividades e eles não vão hesitar ao deixá-lo de lado caso isso lhes pareça o melhor para a organização.

Seguindo essas dicas você terá tudo para se tornar um profissional de sucesso. São atitudes simples, mas que fazem toda a diferença e podem lhe colocar num patamar elevando perante a vida corporativa.

E você, conhece outras dicas para subir na carreira? Conte para nós nos comentários!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: