Candidatos Carreira

5 dicas que você pode seguir para melhorar o seu currículo

O início da carreira profissional é difícil para quase todo mundo. Depois de terminar uma faculdade e com pouca ou nenhuma experiência no mercado, os jovens precisam enfrentar a concorrência para conseguir um bom emprego. Uma das formas de se destacar em entrevistas e empresas é melhorar o currículo fazendo cursos relevantes à sua área. Essa atitude indica que, embora haja ainda inexperiência no mercado, o profissional está disposto a continuar se capacitando para oferecer seu melhor para quem o empregar — e as empresas veem isso com bons olhos. Para que você consiga melhorar seu currículo, listamos os melhores cursos que você pode escolher!

Oratória

Você pode ter uma ótima formação acadêmica, estar sempre antenado nas novidades e saber que pode colaborar com a empresa em que deseja trabalhar. Mas se não tiver desenvoltura para comunicar o que deseja, acaba perdendo pontos em seleções de emprego. O curso de oratória trabalha com técnicas de comunicação, comportamento, uso da voz etc. Dessa forma, a pessoa ganha segurança para falar em público (mesmo que não seja para uma grande plateia), conseguindo transmitir suas ideias com clareza.

Liderança

Para melhorar o currículo, um dos cursos indicados é o de liderança, que não ensina apenas a comandar equipes, mas também como se desenvolver para trabalhar bem e equipe, e isso é bem visto pelas empresas. A gestão de pessoas hoje em dia é uma área estratégica nas empresas e saber que o candidato está preparado para o desafio pode ser interessante. A pessoa que tem competências e habilidades de líder consegue lidar bem com conflitos, sabe gerenciar diversas áreas e trabalhar com proatividade.

Cursos de especialização

Uma das maneiras mais comuns de melhorar o currículo é fazer um curso de especialização na sua área. Hoje em dia há uma infinidade de cursos (a distância ou presenciais) em várias instituições. São cursos acessíveis e que não demandam muito tempo do estudante. Seu período também é relativamente curto. Por isso, é um ótimo investimento e certamente vai mostrar à empresa que você está continuamente se capacitando e se preparando para o mercado de trabalho.

Idiomas

Saber outros idiomas, especialmente o inglês e espanhol, é uma característica quase indispensável para muitas empresas. Ainda assim, muitos dos seus concorrentes provavelmente não serão fluentes em uma segunda língua. Por isso, invista também em um curso de línguas para estar sempre em vantagem. Também é uma qualidade que você vai levar para a sua vida, pois vai te ajudar com viagens para o exterior ou cursos fora do país.

Informática

Um curso mais técnico voltado para as necessidades da empresa com relação à informática e a internet pode ser uma boa maneira de melhorar o currículo. Mesmo que você tenha noções básicas nessa área, cada vez mais é desejável que os candidatos apresentem um conhecimento mais aprofundado de tecnologia, o que faz com que esse tipo de perfil seja bastante valorizado no mercado.

Algumas competências e habilidades são atrativas para qualquer empresa. Para melhorar o currículo, é interessante investir em alguns dos cursos que potencializam o perfil do candidato. É importante que se tenha o foco não na quantidade, mas na qualidade dos cursos procurados.

Não tem esses cursos, mas quer saber o que pode melhorar no seu currículo? Conheça o Consultor Online e tenha seu currículo analisado pelos consultores de carreira do mercado.

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: