Empresas RH

5 maneiras de ser um bom chefe

Uma equipe que é coordenada de maneira eficiente e positiva pode apresentar resultados muito satisfatórios para a empresa. Por isso vamos lhe falar sobre 5 maneiras de ser um bom chefe e conseguir extrair o melhor dos colaboradores.

Uma liderança eficiente pode ser definitiva para os resultados mensais. O chefe deve ser respeitado e deve estimular para que a equipe entregue excelentes resultados.

Muitas vezes, no entanto, a chefia é baseada apenas na cobrança de cumprimento de metas e isso pode desgastar a relação com a equipe e tornar o ambiente hostil e ineficiente.

A seguir vamos falar sobre algumas estratégias e posturas que podem ser adotadas para que você se torne um bom chefe e consiga coordenar com eficiência e perspicácia.

Veja aqui as 5 maneiras de ser um bom chefe e construir a melhor equipe:

Não tem como separar: a equipe é sempre o reflexo de sua chefia. Ainda que um ou outro colaborador desenvolva comportamento próprio, de modo geral equipe age de acordo com as ações de seu líder.

Por isso mesmo o chefe deve ser eficiente e conhecer os métodos para inspirar positivamente os demais funcionários. A seguir, veja as 5 maneiras de ser um bom chefe que separamos para você, e aprenda como liderar a sua equipe da melhor forma.

Seja o exemplo

A primeira coisa que você deve considerar é que ser chefe é, acima de tudo, ser exemplo. Você deve mostrar a sua equipe que se comporta como deseja que eles o façam.

Por exemplo: um chefe que se atrasa não tem nenhuma condição de cobrar pontualidade de seus subordinados. Ainda que você tenha um cargo de confiança, e que não precise bater o ponto, estipule horários e cumpra-os.

Mantenha a atenção

Você deve manter a atenção sobre tudo o que acontece em sua empresa. Chefe não pode dizer que “isso não é responsabilidade minha”. Absolutamente tudo o que acontece dentro da empresa é responsabilidade sua e merece a sua atenção.

Assim você saberá quando um problema se iniciar e quanto mais cedo ele for identificado, mais rapidamente você conseguirá podá-lo.

Seja transparente

Você precisa inspirar confiança, pois ninguém vai trabalhar com afinco sob comando de uma pessoa que não valha a pena o sacrifício. Por isso mesmo você deve ser transparente em suas ações.

Para lhe auxiliar nessa tarefa, você pode apostar em um sistema de gestão, que ajuda a unir os departamentos da empresa e tornar a comunicação mais efetiva entre diferentes hierarquias.

Faça reuniões

Aliás, a comunicação é um dos alicerces de uma boa chefia. Por isso você deve promover reuniões frequentes com a equipe, para que todos se sintam a vontade em contatá-lo.

Muitos chefes erram ao se trancarem em seus escritórios, ainda que seja para resolver problemas administrativos. Isso para a equipe uma impressão de arrogância e preguiça e gera desconforto na relação entre vocês. Evite.

Confie na sua equipe

Por fim, um bom chefe deve confiar em sua equipe, e por isso deve se sentir a vontade para direcionar funções. Isso faz com que a equipe se sinta valorizada e reconhecida e estreita o laço entre vocês.

Saiba como gerenciar a empresa em seus vários departamentos:

Um excelente chefe conhece os trâmites dentro da empresa, mesmo que não seja de sua alçada. Você deve dominar o sistema de logística, saber com quem falar na hora de um problema, e saber como resolver pequenos e médios problemas mesmo que não sejam de sua responsabilidade.

Para isso, você pode apostar em um excelente software de gestão. Um sistema de ERP online será o seu braço direito para organizar tarefas e contatos de clientes, coordenar as questões financeiras e aproveitar melhor o tempo.

Com todas as informações relevantes unificadas em um mesmo sistema, você terá muito mais controle e muito mais organização nos processos administrativos de seu negócio.

Assim, sobrará tempo para dedicar à melhoria de sua equipe e a tomada de decisões. Você poderá atuar tranquilamente em questões mais complexas, enquanto o sistema unifica e organiza as burocracias.

Utilizar um excelente software de gestão faz parte das 5 maneiras de ser um bom chefe e poderá ser a solução para alcançar o seu negócio ao sucesso.

Gabriela Vitória
Gabriela Vitória
Autora convidada da Contratanet, Gabriela Vitória é redatora do GestãoClick.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: