Candidatos Carreira

5 mulheres brasileiras incríveis que vão servir de inspiração para a sua vida

Ser mulher não é nada fácil. Embora nos últimos tempos tenhamos acompanhado a inserção e ascensão cada vez mais crescente da mulher no mercado de trabalho, ainda são diversas as desigualdades existentes na sociedade brasileira. De acordo com novo estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT), lançado na véspera do Dia Internacional da Mulher (8 de março), as mulheres são menos propensas a participar do mercado de trabalho do que os homens e têm mais chances de estarem desempregadas na maior parte dos países do mundo.

Ainda sim, em meio a tanta adversidade e dificuldade enfrentada diariamente pela luta e conquista do que lhes é de direito – não só no mercado de trabalho –, as mulheres vêm mostrando que o lugar delas é onde elas quiserem.

Nesse dia internacional da mulher, veja cinco mulheres brasileiras incríveis que construíram (e ainda constroem!) história e que vão servir de inspiração para a vida!

Luiza Helena Trajano

Há 10 anos sendo presidente do grupo Magazine Luiza, a história de Luiza Trajano é um exemplo para as empreendedoras da atualidade. Aos 12 anos já trabalhava como balconista em uma pequena loja de presentes na cidade de Franca, que mais tarde se tornara o grupo Magazine Luiza. Ao assumir os negócios da empresa em 1991 e com intuito de alavancar o processo de expansão dos negócios, Luiza promoveu maior ascensão dos funcionários da organização. Pessoas em primeiro lugar, atitudes empreendedoras, inovação e criatividade, são alguns dos conceitos que adotou em sua gestão. Assim, há 19 anos consecutivos, a Magazine Luiza está no ranking das “Melhores empresas para se Trabalhar”.

Glória Maria

Logo após terminar a faculdade de Jornalismo, Glória Maria conseguiu seu primeiro emprego na emissora rede Globo se tornando a primeira repórter negra da TV brasileira em 1971. Tornou-se repórter de vídeo em 1974 ao fazer sua primeira matéria no Hotel das Paineiras, onde a seleção brasileira estava concentrada e iria disputar a Copa do Mundo. Em 1986 passou a fazer parte da equipe do “Fantástico”, tornando-se um ícone conhecido por quase todos os brasileiros. Mulher e negra. As adversidades encontradas nessa trajetória nunca foram um obstáculo para Glória. Hoje, aos 68 anos de idade e com mais de 40 anos de carreira, coleciona inúmeras conquistas, como escalar o Himalaia, fazer a primeira entrevista exclusiva para a televisão com o presidente Luís Inácio Lula da Silva após sua posse e participar do voo que simula a gravidade zero no Centro Espacial Kennedy, nos EUA, em 2007.

Anitta

Larissa de Macedo Machado, mais conhecida pelo mundo como Anitta, superou muitos desafios até conquistar a carreira brilhante que tem hoje. O reconhecimento da cantora, que já chegou a nível internacional, veio depois de muito trabalho, dedicação e planejamento. Iniciou sua carreira bem cedo, aos oito anos, quando cantava em um coral de igreja católica no Rio de Janeiro. Aos 16 anos, cursou administração em uma escola técnica e estagiou na mineradora Vale. Em 2012 a cantora fez sucesso com uma de suas principais faixas, “Meiga e Abusada”, que foi a porta de entrada para a trajetória de sucesso atual, que lhe rendeu em 2017 a posição de 15ª artista mais influente do mundo nas redes sociais no ranking Social 50, segundo a Billboard. Em fase de realização do sonho de levar sua música para o exterior, Anitta trabalha duro na internacionalização da carreira. A cantora bateu o recorde brasileiro de mais músicas no Top 10 do Spotify, contando com o fato incrível de as três músicas serem em idiomas diferentes. Perseverante, sonhadora, confiante e, claro, poderosa, Anitta utiliza do seu trabalho para levar o empoderamento feminino através de suas letras e mostra que querer é poder.

Marta Vieira da Silva

Alavancar em qualquer esporte e ter uma carreira vitoriosa requer coragem, persistência e foco. E foi dessa forma que Marta foi eleita como a melhor futebolista do mundo por cinco vezes consecutivas, num recorde entre mulheres e homens. Iniciou a prática do esporte aos 13 anos e nesta época decidiu ir para o Rio de Janeiro fazer testes em clubes, onde foi aprovada profissionalmente pelo Vasco da Gama já no primeiro dia. Desde então, a jogadora passou por oito times. Vestiu a camisa da Seleção Brasileira, times americanos, suecos, brasileiros e atualmente foi oficialmente anunciada como a nova atacante do time Orlando Pride (EUA). Durante sua trajetória esportiva participou de jogos pan-americanos e olímpicos, ligas, torneios, copas do mundo e também campeonatos. Tornou-se artilheira, ganhou títulos, prêmios e honrarias. Marta é um dos exemplos femininos de perseverança e mostra que a mulher deve ir atrás dos seus sonhos, mesmo que eles estejam dentro de um campo de futebol.

Cristina Junqueira

Cristina Junqueira, 33 anos, orgulhosamente mulher, é a única brasileira entre os três sócios da Nubank. Com um currículo acadêmico brilhante que parte de Engenharia de Produção na USP à MBA em finanças e marketing na Kellogg School of Management nos Estados Unidos, no início de 2013 Cristina abandonou o que parecia ser o auge da sua carreira como executiva bancária e foi atrás dos seus sonhos. Hoje, juntos aos seus sócios, administra o acelerado crescimento da fintech (empresas de tecnologia financeira) que já conta com mais de 500 funcionários (2017). De forma prática e objetiva ao olhar para o negócio, Cristina comemora o crescimento constante da startup, que é decorrente da gestão focada na diversidade. Segundo ela, somente a diversidade de pessoas é capaz de garantir que a inovação continue ocorrendo — independentemente do tamanho da empresa. “Como manter uma cultura de inovação? É com diversidade.”, completa.

A lista contém o nome de apenas cinco mulheres brasileiras que fazem parte da história, mas a história da mulher é feita por todas as mulheres, todos os dias. Nesta data a comemoração não é pelo dia 8, mas sim pela luta, trajetória, desafios e conquistas em busca da igualdade profissional e reconhecimento do poder delas.

Se você se identificou com algumas dessas mulheres ou se sentiu inspirada, deixe agora mesmo um comentário no post! Aproveite também e curta nossas páginas no Facebook e Instagram.

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: