Empresas RH

5 tendências surpreendentes para a área de RH em 2016

O mundo está mudando a passos rápidos, e a forma como as pessoas enxergam sua vida profissional também. Diante disso, é preciso ficar atento às mais recentes tendências de RH para não deixar a empresa ficar para trás! Confira a seguir 5 novidades que vão balançar os Recursos Humanos em 2016 e comece o ano um passo à frente!

Valorização do design do escritório

Fazer do local de trabalho um espaço mais descontraído já é tendência há alguns anos, no entanto, em 2016 ela será levada ainda mais a sério, e as empresas procurarão refletir essa medida também no design do escritório. Espaços descentralizados, com mesas de trabalho coletivas e nenhum sinal de diferenças hierárquicas, serão adotados. Áreas de descanso e convivência também são uma prioridade, permitindo que os colaboradores possam se descontrair nesses ambientes e, na área dedicada ao trabalho, concentrar-se ainda mais.

Uso de dados no RH

O Big Data já invadiu diversas áreas, e em 2016 será a vez do setor de Recursos Humanos aproveitar as vantagens do uso de dados. Programadores, engenheiros e matemáticos começarão a fazer parte do time de RH, e com a sua ajuda será possível coletar e analisar dados para tomar decisões como contratações, promoções e até demissões a partir de critérios extremamente objetivos.

Recursos Humanos mobile

O uso da tecnologia no RH não é nenhuma novidade — e-mails, treinamentos on-line, armazenamento de dados em nuvem e programas de mensagens instantâneas dentro da empresa crescem a cada ano. No entanto, esses recursos agora serão adaptados para serem acessados em tablets e smartphones. Essa tendência está alinhada com a tomada de cargos de liderança pela geração Y — uma consequência da aposentadoria dos baby boomers — e a entrada da geração Z no mercado de trabalho, trazendo consigo cada vez mais gadgets e aparelhos eletrônicos portáteis.

Flexibilização da jornada de trabalho

A alta rotatividade que diversos setores têm presenciado se dá, em parte, pela necessidade constante de as pessoas adequarem seu trabalho à sua vida pessoal — e não o contrário, como acontecia antigamente. Nesse caso, uma boa solução para combater o problema e conseguir reter talentos é flexibilizar a jornada de trabalho, permitindo que os colaboradores comecem a trabalhar em algum momento dentro de uma faixa de horário preestabelecida, por exemplo, e sendo um pouco mais tolerante com horários e compromissos pessoais. Adotar políticas de home office opcional também vai ser fundamental diante dessa demanda.

Diálogo mais transparente entre empresa e colaborador

Ainda no intuito de reter talentos, outra das tendências de RH será aumentar a frequência dos feedbacks da empresa para o funcionário — e vice-versa —, assim como sua honestidade. De um lado, as empresas terão que se abrir para ouvir críticas e insatisfações de seus colaboradores a fim de proporcionarem um local de trabalho cada vez melhor. De outro, os colaboradores demandam orientações mais claras sobre o que é esperado deles, como a gerência tem avaliado sua performance e aonde podem chegar com suas habilidades.

E você, conhece outras tendências de RH que serão relevantes em 2016? Quais dessas novidades já fazem parte do seu dia a dia? Participe da conversa aqui nos comentários!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: