Empresas MyTalents Recrutamento e Seleção

6 dicas de recrutamento e seleção que você precisa conhecer

recrutamento e seleçao

Um dos fatores determinantes para o sucesso de uma organização é, sem dúvida alguma, ter as melhores pessoas. Por este motivo, podemos afirmar que os processos de recrutamento e seleção estão entre as coisas mais importantes da empresa.

Jorge Paulo Lemann, um dos homens mais ricos do país e dono de algumas das maiores empresas do mundo, diz que “formar gente boa é o melhor negócio que se faz” e que “gente é algo que o dono tem que estar envolvido”.

Diante da importância do tema, abordaremos agora 6 dicas práticas de recrutamento e seleção para você aplicar de imediato e potencializar as chances de sucesso do seu negócio. Confira!

Use o networking

Ninguém gostaria de trabalhar com alguém que não sabe trabalhar bem em equipe, que é preguiçosa ou que não tem um bom comportamento. Portanto, a indicação de pessoas de confiança é um dos melhores meios de recrutamento.

Dica: algumas empresas têm programas que bonificam os colaboradores por indicação. Mas certamente muitos indicarão sem cobrar, pois todo mundo gosta de trabalhar com pessoas boas.

Publique em vários meios

A dica é diversificar a forma do seu anúncio. Muitas empresas se limitam a jornais ou apenas a publicar no site pessoal. No entanto, essas mídias têm pouco alcance e o público é muito diversificado.

Dica: utilize ferramentas que contem com currículos de diversos profissionais e possuam ligação com muitas universidades e faculdades. O nosso MyTalents é um belo exemplo de ferramenta para ser usada com esta finalidade.

Use as redes sociais

Crie perfil para sua empresa no LinkedIn e no Facebook e divulgue as vagas nas redes sociais. Isto é muito útil, pois, mesmo que a pessoa não se candidate à vaga, poderá marcar alguém com perfil e ainda compartilhar a vaga para a sua rede.

Dica: participe de grupos. Desta forma você pode ter melhores resultados compartilhando a vaga para grupos da área que você deseja contratar.

Esteja preparado

Esse ponto é de extrema importância, pois transmite credibilidade e confiança para o candidato em relação a empresa e aos profissionais que nela atuam.

Dica: certifique-se de conhecer bem a vaga e a equipe. Se houver informações muito técnicas a serem analisadas peça que um especialista participe com você para avaliar e esclarecer dúvidas.

Tire a pressão do candidato

O nervosismo é algo natural, mas pode prejudicar o resultado do candidato e a empresa pode perder um grande profissional.

Dica: inicie a entrevista com conversas cotidianas para tornar o clima ameno e tranquilizar o candidato.

Faça perguntas abertas

Muitos candidatos costumam decorar respostas. Desta forma, fica difícil de determinar se a pessoa realmente é aquilo que está falando.

Dica: faça perguntas de opinião, por exemplo: “Como você agiria se…?”, “O que você acha de…?” ou “O que você conhece sobre…?”. Desta forma será possível analisar de forma mais precisa o comportamento do candidato.

Apresentamos neste artigo 6 dicas para você utilizar no processo de recrutamento e seleção e algumas ferramentas para potencializar os seus resultados.

Se deseja automatizar todos esse processos e ter mais tempo para se dedicar aos candidatos, não deixe de conhecer o MyTalents – o software de recrutamento e seleção da Contratanet.

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: