Recrutamento e Seleção

6 dicas para otimizar a triagem de currículos e deixá-la eficiente

Encontrar profissionais que correspondem com exatidão àquilo que empresa necessita é uma atividade que exige muito cuidado por parte dos recrutadores. Nesse processo, a triagem de currículo é uma etapa fundamental para o sucesso das contratações.

Com a grande demanda de candidatos em busca de uma colocação no mercado de trabalho, novos desafios têm surgido para os responsáveis pela seleção dos melhores entre eles. Por isso, os profissionais de Recursos Humanos precisam buscar meios de otimizar esse trabalho.

Trouxemos neste artigo algumas dicas que vão tornar a triagem de currículos mais eficiente na sua empresa. Desse modo, se você se interessa pelo assunto, continue a leitura!

1. Não subestime a importância dos indicadores de desempenho

Monitorar os indicadores de desempenho permite uma visão mais completa e precisa do processo de recrutamento, incluindo a fase de triagem de currículos. Assim, fica mais fácil identificar pontos que devem ser melhorados, a fim de encontrar os candidatos mais adequados à vaga, da maneira mais conveniente para a empresa.

2. Defina o perfil da vaga a ser preenchida

Antes da triagem de currículos ter início, é essencial determinar, da forma mais detalhada possível, o perfil da vaga que será ocupada. Saber exatamente o que a empresa necessita em seu futuro funcionário norteará a busca pelo candidato ideal. Desse modo, um perfil bem definido tem a capacidade de otimizar bastante esse trabalho.

3. Organize o recolhimento e o armazenamento de currículos

Você pode começar a agilizar o seu trabalho assim que os currículos forem recebidos. Se eles chegam por e-mail, mantenha todos em uma pasta virtual criada especialmente para isso. Caso estejam em formato impresso, garanta que fiquem armazenados no mesmo lugar. O importante é saber onde encontrá-los quando for começar o processo de triagem.

4. Estabeleça filtros

Faça uma relação dos pré-requisitos que a vaga exige e elimine todos os candidatos que não estão aptos a ocupá-la. Para uma determinada colocação, por exemplo, pode ser indispensável que a pessoa contratada tenha carteira de habilitação. Desse modo, analisar detalhadamente o currículo de alguém que não atende a esse pré-requisito seria inútil.

5. Utilize softwares para otimizar a triagem de currículo

Atualmente, já existem soluções de tecnologia capazes de otimizar os trabalhos realizados pelos profissionais de Recursos Humanos. Para aperfeiçoar a triagem de currículo, aposte em um software que possa realizar o processo seletivo de forma automatizada, organizada e eficiente, pois isso vai fazer com que você ganhe mais tempo para empregar em outra atividade.

6. Contrate uma empresa especializada

Para facilitar ainda mais todo o processo de recrutamento e seleção, uma opção é contratar uma empresa especializada nisso. Por meio dela, será possível encontrar, de maneira muito mais ágil e objetiva, os candidatos mais qualificados para as vagas que a sua empresa precisa preencher.

Se a triagem de currículo não for feita com cuidado, o profissional de Recursos Humanos pode acabar eliminando um candidato que teria muito a oferecer no cargo, ou pode realizar a contratação de alguém que não corresponde ao que a empresa precisa. Portanto, buscar novas soluções para otimizar esse processo se faz necessário para o sucesso da corporação.

Ficou interessado em encontrar um meio de melhorar o seu processo de seleção de candidatos? Entre em contato com a nossa empresa agora mesmo e entenda como nós podemos ajudar você!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: