Empresas Recrutamento e Seleção

6 ideias criativas para elaborar uma entrevista de emprego

Sua entrevista de emprego não precisa ser igual a todas as outras. Até mesmo por meio de perguntas diferenciadas pode-se inovar em um processo seletivo. Se você pretende contratar pessoas criativas, por exemplo, invista em ideias novas desde o primeiro contato. Na hora de elaborar as perguntas, crie espaço para a espontaneidade, evitando assim respostas clichê demais.

Para ajudar você a elaborar uma entrevista de emprego incomum, pesquisamos 6 ideias criativas que estão ganhando espaço por aí. Veja só o que você acha dessas ideias!

1. Peça para o candidato avaliar o entrevistador

Essa proposta é da empresa Kraft Foods que, por meio desse questionamento, abre um espaço para o candidato avaliar o desempenho do entrevistador. Pode se tornar interessante por tornar a entrevista mais descontraída.

Claro que você pode variar na maneira que irá executar. Não precisa ser, necessariamente, uma avaliação. O entrevistado pode, por exemplo, fazer de conta que é o entrevistador e fazer perguntas à sua escolha. A ideia central é apenas inverter os papéis.

2. Proponha um formato diferente

Já pensou em criar uma entrevista em grupo com dramatizações? Bom, essa pode ser uma excelente maneira de medir habilidades sociais, desenvoltura em público, além, é claro, da criatividade. Outros formatos também podem ser explorados, como debates, jogos etc. Você acha que esse modelo se adequaria à sua empresa? Tente sempre aproximar o formato da dinâmica ao cargo em questão.

3. Crie um quiz com perguntas variadas, sobre assuntos incomuns

Muitas empresas inserem perguntas sobre temas diversos nos seus processos seletivos, a fim de surpreender candidatos e direcionar o rumo da entrevista para um caminho nem um pouco tradicional. Veja algumas perguntas inusitadas feitas por grandes empresas:

  • Você já roubou uma caneta no trabalho? (Jiffy Software)
  • Que utensílio de cozinha você seria? (Bandwidth.com)
  • Calcule o ângulo de dois ponteiros de relógio quando a hora é 11h50 (Bank of America)
  • Como você faria um sanduíche de atum? (Astron Consulting)

Pode parecer estranho ou até mesmo engraçado, mas as possibilidades que esse tipo de questionamento cria são infinitamente maiores do que por meio de perguntas mais tradicionais.

4. Tire o candidato da zona de conforto

Se o seu candidato parece falar muito, desafie-o a responder utilizando o mínimo de palavras possível. Ou, se demonstra claramente uma timidez, você pode criar alguma maneira de avaliar até onde vai essa característica, levando em consideração o cuidado para não constrangê-lo.

5. Use referências para entender a personalidade do seu candidato

Recrutadores de empresas famosas usam pessoas públicas a fim de estabelecer comparações. Eles justificam essa ação falando sobre a possibilidade de conhecer mais o entrevistado através de aspectos que ele valoriza ou, até mesmo, não admira tanto.

Conforme relatam, pode te ajudar a descobrir opiniões e características próprias que podem ser projetadas por meio da personalidade escolhida. Imagine que o candidato escolheu, por exemplo, a Angelina Jolie. Ele terá que explicar os motivos pelos quais fez essa escolha, abrindo um diálogo mais profundo acerca do que valoriza, ou não, em uma pessoa.

6. Leve um estagiário para a entrevista e verbalize isso

Quando alguém se apresenta como coordenador ou diretor de uma empresa, muitas pessoas se esforçam para passar uma boa imagem, forjando até mesmo uma postura para impressionar. Porém, existe também o oposto, quando alguém menospreza um colaborador por acreditar que está acima dele em uma estrutura com níveis hierárquicos. Por isso, já pensou em levar um estagiário e observar de que forma o candidato o trata? Pode ser uma maneira eficiente de detectar esse tipo de comportamento.

Na hora de escolher como entrevistar utilizando recursos criativos, tenha em mente a cultura da sua empresa, as exigências do cargo e a rotina de trabalho em si. Quanto mais adequado for a esses elementos, mais fácil será acertar o perfil.

Gostou do conteúdo? Já usa ideias criativas em entrevista de emprego? Deixe um comentário, dando a sua opinião e contando sua experiência!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: