Empresas Recrutamento e Seleção

6 perguntas para entrevistar um candidato a emprego

o que perguntar a um candidato em uma entrevista de emprego

Contratar a pessoa certa para uma ocupação na sua empresa é a garantia de que você terá um profissional pronto para o trabalho, sem a necessidade de intensos treinamentos antes da delegação das tarefas, o que otimiza tempo e recursos para o seu negócio.

É por isso que a entrevista de emprego é tão necessária, pois ela avalia o perfil do candidato e verifica se ele realmente está afim com os valores, políticas e processos da organização, visando uma aderência maior ao cargo pretendido.

Você pode escolher o processo seletivo que julgar necessário para a seleção dos candidatos, mas fique atento a essas perguntas na hora de conversar com ele pessoalmente. Elas garantirão alguns diferenciais na hora de avaliar se este é o candidato ideal. Confira:

“O que você busca em uma oportunidade de trabalho?”

Com esta pergunta você dá a chance ao candidato de falar o que ele espera da sua empresa como empregadora, podendo avaliar se os objetivos da empresa e do candidato são afins. Se o que o candidato busca é alavancar a carreira e você o está selecionando para integrar uma equipe de dez pessoas, em uma pequena empresa, pode ser que ele não seja a melhor escolha, pois ficará frustrado pela falta de oportunidade de crescimento. É importante avaliar os dois lados para que ninguém saia insatisfeito.

“Fale sobre o seu último emprego”

Aqui é possível verificar inconsistências entre o que o candidato realizou e o que ele colocou no currículo. Ao fazer o currículo, ele teve tempo para pensar e escrever o que gostaria de ter feito, criando um cenário atrativo para o recrutador. Contudo, na fala, isso não se repete, e é neste momento que o candidato será o mais sincero possível.

“O que o levou a buscar uma oportunidade de emprego nesta empresa?”

Um dos quesitos mais importantes para avaliar em um candidato é se ele dedicou um tempo para conhecer o perfil da empresa, em que mercado ela atua e com o que ele pode contribuir para o crescimento da organização. Perguntando o porquê de escolher “esta” empresa, você dá a chance para que ele demonstre que fez a tarefa de casa.

“Se você pudesse voltar no tempo, o que mudaria na sua carreira?”

Muitas pessoas ingressam em determinadas carreiras por falta de oportunidade ou comodidade, o que não reflete uma verdadeira paixão pelo que faz. Se o candidato for na contramão e disser que teria seguido uma outra profissão, alerta: ele não está muito feliz com o que faz, e pode dar problemas futuramente para a sua empresa.

“Qual foi a experiência profissional que mais lhe agradou até hoje?”

Seguindo na mesma linha da pergunta anterior, você deixa que o candidato fale a respeito do que realmente gosta de fazer, e pode analisar se ele está apto para a colocação oferecida no momento ou se ele poderia ser aproveitado em outra oportunidade. Quanto mais afinidade o candidato sentir com a oportunidade profissional, mais dedicado ele será.

“O que você faz no seu tempo livre?”

Conhecer o perfil social do candidato é imprescindível para que você tenha a real dimensão da atuação dele dentro da empresa. Uma pessoa que dedica suas horas de lazer à leitura possui um perfil mais intimista e concentrado, diferente de quem costuma ir passear no parque e sair com os amigos, que tem perfil mais extrovertido e procura relacionar-se o tempo todo. Cada profissional tem suas qualidades e deve ser inserido num contexto em que se sinta bem para trabalhar, sem sofrer pressões por ser quem é.

Recrutamento e seleção são dois processos muito importantes para as empresas e devem ser levados com seriedade tanto pelos entrevistadores quanto pelos candidatos. Seja o retorno que for, sempre dê feedback às pessoas, isso demonstra respeito e profissionalismo da sua parte.

Como dica final, deixamos o mais novo sistema de recrutamento e seleção do Contratanet que facilita os processos seletivos da sua empresa do início ao fim: o MyTalents. Com a opção de um plano gratuito para a vida toda, não tem como não experimentar, não é mesmo?

E aí, pronto para fazer uma ótima entrevista e capturar o profissional certo? Compartilhe com a gente quais outras perguntas você acha importante em uma seleção de candidatos!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: