Candidatos Carreira

6 tipos de liderança e seus benefícios para empresas

O tipo de liderança de uma empresa influencia diretamente em seu andamento e crescimento. O papel do líder é o de conduzir a equipe da melhor maneira possível, conseguindo motivá-la e tentando tirar dela o seu maior potencial, para trazer bons resultados para a empresa. Existem vários tipos de liderança, cada um com suas particularidades e seus benefícios. Alguns tipos se encaixam mais no perfil de determinadas pessoas, mas todas as habilidades podem ser treinadas para que o líder possa extrair da sua equipe o seu melhor. Quer saber qual tipo de liderança é o melhor para sua empresa e seu perfil? Então confira nossa lista.

Liberal

O líder liberal é permissivo e dá bastante espaço aos colaboradores, deixando a cargo deles as decisões e só interferindo quando é chamado. Apesar de dar ao grupo liberdade de decisões ser benéfico, não dar instruções e não coordenar a equipe pode ser desastroso. Se o líder não cumpre seu papel de conduzir a equipe, ele aos poucos vai sendo ignorado e desrespeitado, já que as pessoas vão se desagregando e começando a trabalhar individualmente. Assim, é preciso encontrar um equilíbrio.

Paternal

Nesse tipo de liderança, a relação que se estabelece entre o líder e os liderados é similar à relação entre pai e filho. Isso pode ser perigoso, visto que o profissionalismo no ambiente de trabalho deve existir para que a hierarquia possa ser preservada. A liderança paternal pode, portanto, apresentar riscos à estabilidade e ao crescimento da empresa.

Motivadora

É o tipo de líder que tem habilidades para estimular todas as pessoas da equipe a sentirem-se capazes de alcançar as metas e os objetivos. Mesmo em momentos de dificuldade, consegue passar mensagens positivas para que o trabalho continue com qualidade e com empenho. Em tempos de crise, é muito valioso ter esse tipo de líder por perto, pois ele consegue fazer com que as pessoas superem as adversidades para alcançar o sucesso.

Autocrática

É um tipo de liderança autocentrada, autoritária e não envolve a equipe nas decisões e nas tarefas importantes. Normalmente, esse tipo de líder espera que as ordens sejam cumpridas cegamente e desperta medo e temor da sua equipe, que só o respeita quando ele está presente. Esse tipo de liderança desperta no grupo um clima de frustração e tensão.

Democrática

O líder democrático consegue envolver com naturalidade toda a equipe nas decisões importantes. Sabe ouvir quando é preciso e procura ser justo, tanto com as críticas como com as recompensas. Sabe se comunicar bem e quer ser compreendido pelo grupo. Também sabe ouvir a sua equipe para identificar ideias e sugestões para resolver determinada situação.

Visionária

A liderança visionária é altamente recomendada para empresas inovadoras, visto que esse tipo de líder está sempre buscando oportunidades e envolvendo a equipe no planejamento e na elaboração de estratégias. Sabe motivar e detectar as diversas competências dentro do grupo, valorizando cada uma delas.

tipo de liderança que se escolhe para a empresa é mais importante do que se pensa. A maneira como o líder conduz as atividades da equipe pode ser um fator determinante para o sucesso ou o fracasso do empreendimento. Por isso, conhecer os tipos de liderança e quais são seus benefícios para a empresa é tão importante. Todos os perfis têm alguma coisa a acrescentar para o bom andamento do negócio, mas alguns são mais benéficos para manter a equipe sempre motivada e estimulada a atingir os objetivos e as metas.

O que achou dos tipos de liderança? Você tem alguma dica de como ser um bom líder e conseguir realizar o potencial da equipe? Nos conte como nos comentários!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: