Empresas RH

7 características fundamentais do bom gestor de RH

gestor de rh

gestão de recursos humanos é responsável pelo planejamento e acompanhamento dos diferentes processos de recrutamento e seleção de profissionais para uma empresa, bem como pela análise e desenvolvimento dos salários e benefícios para os cargos da organização, entre outras ocorrências do gênero. Por isso, é extremamente relevante para a produtividade que se deseja para a empresa e para que a equipe se sinta respeitada e recompensada.

Já que o capital humano e intelectual é o mais importante em um empreendimento que visa o lucro, aquele que está à frente do setor de RH vai lidar com fatores os quais influenciam diretamente os bens que podem levar a empresa ao sucesso mais rapidamente ou que podem determinar o fracasso. É essencial que o gestor de RH seja de alto nível e habilitado para sua função. Nesse sentido, descubra algumas características que um bom gestor de RH deve ter!

Boa comunicação

O gestor de RH não só deve se fazer compreendido entre os colaboradores, mas também deve facilitar o entrosamento no ambiente laboral, de modo a promover a alta operacionalidade da equipe. As informações, instruções e feedbacks têm que ser oferecidos de plano, ao passo que os ruídos e falhas comunicativas precisam ser diminuídas.

Proatividade

Quem está no comando dos recursos humanos não só deve se mostrar alinhado aos objetivos e missão que a emprese se propõe seguir, mas tem que se engajar para fazer o grupo crescer. Ele não vai ficar esperando as coisas acontecerem, mas agir para fazer os resultados surgirem e tomar as decisões necessárias para solucionar problemas.

Organização

Este profissional vai lidar com muitas atividades e avaliações de resultado simultaneamente e, portanto, deve ser capaz de administrar apropriadamente seu tempo, a fim de que dê conta de tudo o que tem para cumprir. Sua visão tem que ser ampla, de modo que visualize todos os projetos em andamento, controle os afazeres e tenha acesso às informações necessárias. Além disso, uma boa organização vai lhe permitir que delegue tarefas com eficiência e reporte tudo o que for necessário aos seus superiores.

Persuasão

É importante que o gestor de RH seja capaz de tomar a frente nas negociações e na resolução de conflitos com eficiência. Ele tem papel fundamental na construção de boas relações e apoio para os funcionários.

Liderança

O gestor de RH precisa conduzir a equipe de maneira ótima, sabendo como desenvolver muito mais suas capacidades e motivação, bem como lhes estimulando a inovação. Deve identificar os pontos fortes dos talentos que o rodeia e impulsioná-los, tanto quanto desenvolver aqueles pontos fracos nos colaboradores, fazendo-os mais participativos e eficientes.

Capacidade para trabalhar sob pressão

Esse é um cargo que deve muitas vezes tomar decisões rápidas e de grande responsabilidade para os negócios. Sem falar que gerenciar pessoas demanda a intermediação de conflitos entre grupos e funcionários e o monitoramento de tarefas complexas nas organizações.

Visão estratégica

O gestor de RH tem que saber equilibrar as demandas da empresa, a valorização e retenção de talentos, os custos envolvidos em cada decisão, e muitos outros aspectos que geram impactos dentro da organização. Portanto, ele tem que conhecer a fundo não só o empreendimento e a atividade que satisfaz, mas também o mercado, antecipando cenários futuros para assegurar as melhores soluções.

As empresas, sobretudo as que apresentam equipes mais volumosas, dependem bastante dos bons gestores de RH. São eles que vão desenvolver os talentos da organização e integrá-los aos objetivos e metas planejados.

Há alguma característica importante que você acha que ficou de fora da lista acima? Compartilhe abaixo nos comentários!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: