Candidatos Carreira

7 coisas que todo estagiário deve evitar fazer no trabalho

Começar a vida profissional em um estágio é uma grande conquista e deve ser bem aproveitada. É com o trabalho de estagiário que o aluno vai entrar em contato com a parte prática do que vem estudando até então. Por isso, essa é uma fase de muito aprendizado e cujos relacionamentos e experiências podem ser levados para toda a trajetória profissional.

Para aproveitar tudo que essa fase oferece, é preciso evitar incorrer em algumas atitudes que podem comprometer experiências futuras. No post de hoje, vamos falar de 7 delas, para que você possa tirar o máximo dessa experiência. Acompanhe!

Chegar atrasado

Pontualidade é uma característica que todo profissional deve ter, e com o estagiário isso não é diferente. Mesmo que você não precise bater cartão ou assinar a folha de ponto, deixe claro que compreende qual é a cultura da empresa e como ela funciona e chegue sempre na hora — isso é um sinal de comprometimento. Se precisar faltar ou se atrasar, ligue avisando, para que nenhuma atividade importante seja comprometida pela sua ausência.

Não levar o estágio a sério

Um estágio pode abrir muitas portas para os estudantes. Por isso, para conseguir aproveitar o máximo das possibilidades que ele apresenta, tenha a postura de um profissional e leve a sério as regas da empresa. Dessa maneira, será possível adquirir novas habilidades e experiência para conseguir ter uma carreira de sucesso.

Não aceitar críticas e feedbacks

O trabalho de estagiário serve para aprender, para se desenvolver como profissional e adquirir experiência. Por isso, não perca nenhuma chance de ouvir como você está se saindo, em que pontos precisa melhorar e como pode colaborar com a empresa usando os conhecimentos que você tem. Não leve as críticas e feedbacks para o lado pessoal, porque elas são aliadas do crescimento profissional e pessoal.

Não ter iniciativa no trabalho de estagiário

O estagiário que fica esperando alguém passar algum trabalho perde a chance de mostrar que é proativo e está disposto a aprender e a colaborar com o que for preciso. Não tenha medo ou vergonha de se mostrar disponível e disposto a ajudar, pois essa atitude pode te ajudar a se destacar na empresa.

Vestir-se muito informalmente

Preste atenção na maneira como os outros funcionários e colaboradores se vestem e opte por roupas que não sejam muito diferentes do que os outros usam no ambiente de trabalho. Não é porque você é estudante e está iniciando a vida profissional que deve passar uma imagem de descuido e de informalidade demais.

Não cuidar do linguajar

Palavrões e muitas gírias devem ser evitados no ambiente do trabalho, pois podem causar má impressão. Seu vocabulário deve refletir seu objetivo de ser levado a sério e visto como um profissional competente.

Não se relacionar com outros funcionários

O período de estágio é uma grande oportunidade para conhecer pessoas que poderão te ajudar no início da vida profissional, seja com ensinamentos, com experiência ou com contatos e indicações futuras. O aprendizado que se tem ao relacionar-se com outras pessoas no ambiente de trabalho pode ser bastante útil!

O período do trabalho de estagiário deve ser encarado como uma oportunidade para adquirir experiências, conhecer pessoas que irão te ajudar na jornada profissional e mostrar que tem conhecimentos e vontade de aprender e trabalhar. Por isso, para garantir que a experiência do estágio seja a melhor possível, é preciso estar sempre de olho na própria postura.

E aí, você já fez algum estágio e quer compartilhar suas experiências? Está em busca de um e ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: