Empresas RH

7 dicas para se tornar um líder de sucesso

Encontrar formas de se tornar um líder de sucesso é de grande importância para todo gestor. A administração de recursos humanos, quando bem executada, representa o coração do negócio e constitui fator essencial ao sucesso.

No entanto, não se trata de uma atividade simples. É preciso dedicação para gerir pessoas de forma adequada. Sendo assim, vejamos sete formas de desenvolver uma boa liderança e levar sua equipe a resultados consistentes e sustentáveis.

Invista em Capacitação

A liderança, especialmente com todo o dinamismo do século XXI, se tornou algo constituído de conceitos mutáveis. Vivemos em uma miríade de gostos, estilos e formas de pensar, fazendo com que maneira certa de se conduzir equipes tenha de ser reinventada todo o tempo.

Assim, se você quer realmente entender como se tornar um líder de sucesso, comece buscando formas de aprendizado sobre a questão. Seja por meio de pesquisas, cursos ou outras formas de captação de conteúdo, invista em aprendizado constante e sólido.

Tenha um canal aberto com sua equipe

Sua equipe sempre será a maior colaboradora para o seu aperfeiçoamento. Cada indivíduo pode trazer grande contribuição ou grandes impedimentos aos seus planos, dependendo da proximidade e abertura que você concede.

Sendo assim, para se tornar um bom líder, você precisa encontrar formas de escutar seus liderados e transformar aquilo que captar, em ações efetivas de mudança. Pode ser desafiador à princípio, mas com certeza valerá a pena.

Padronize processos

O calcanhar de Aquiles de muitas organizações é a falta de padronização. A ausência de métodos e processos estabelecidos com clareza pode levar a situações desastrosas e à perda de recursos em larga escala.

Uma liderança de qualidade deve focar seu trabalho em meios padronizados de executar rotinas, possibilitando uma gestão efetiva. Muitas ferramentas podem ajudar nessa transição, como os sistemas de gestão ERP especializados na integração de negócios.

O importante é que haja fundamentos nos quais basear o trabalho e que você, como o responsável pelos resultados, faça com que eles sejam cumpridos no dia a dia do negócio.

Dê exemplo

Jamais cobre de sua equipe aquilo que você não é capaz de entregar. Se deseja um comportamento ético da parte de seus liderados, aja eticamente, se quer dedicação, dedique-se, se espera transparência, seja transparente.

As pessoas reagem mais a um exemplo ou à cultura organizacional do que propriamente às orientações. Se você não for um padrão para seu time, aquilo que disser se tornará vazio e antiquado.

Lidere pelo exemplo, pois esse é o melhor estímulo.

Recompense o bom desempenho

A meritocracia é uma das formas mais intuitivas e diretas de agir sobre a performance da sua equipe. Não se trata apenas de incentivos financeiros, mas também de atitudes simples de reconhecimento, como elogios e happy hours ocasionais.

Se você busca caminhos para se tornar um bom líder, entenda que seus liderados esperam ser valorizados por aquilo que entregam. Eles têm necessidades de feedback pelas entregas que fazem, e somente você, como superior direto, poderá atendê-las.

Apresente expectativas claras

Uma questão que provoca intensas dificuldades na gestão de equipes é uma liderança incapaz de definir o que quer. Você precisa ter coerência quanto àquilo que exigedas pessoas e, para tanto, deve delimitar suas expectativas com clareza e cobrar cada indivíduo de acordo com isso.

Não é um exercício simples, mas um dos principais papéis do líder é conduzir seu time rumo a um objetivo comum. Como isso será possível se as pessoas não tiverem uma perspectiva consistente quanto àquilo que devem entregar?

Trabalhe a comunicação e se certifique que tudo foi entendido.

Domine a tecnologia

Nossa última dica para quem quer descobrir como se tornar um líder de sucesso é dominar a utilização de recursos tecnológicos.Tanto da sua área específica, quanto de utilização geral, essas ferramentas constituem o presente e o futuro da administração e podem colaborar com cada item que apresentamos neste artigo.

 

Agora que você já sabe alguns itens essenciais para se torna um líder de sucesso, entenda 3 fatores que contribuem para o sucesso de uma empresa.

Gabriela Vitória
Gabriela Vitória
Autora convidada da Contratanet, Gabriela Vitória é redatora do GestãoClick.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: