Candidatos Carreira

7 habilidades que fazem a diferença na sua carreira

Ao longo da vida profissional, é comum que sejam feitas diversas exigências para conseguir uma oportunidade de trabalho ou para obter uma promoção. Entretanto, algumas habilidades para carreira costumam ser mais importantes e são consideradas essenciais por empresas dos mais diversos segmentos.

Você sabe quais são estas habilidades? Em nosso artigo, falaremos sobre 7 habilidades que fazem a diferença na sua carreira. Veja a seguir:

1. Iniciativa: uma das habilidades para carreira mais valorizadas

Umas das habilidades mais valorizadas pelo mercado de trabalho é a capacidade de tomar a iniciativa nas mais diversas situações. As empresas buscam por pessoas que tenham a consciência de quando devem tomar a frente da situação e resolverem casos diversos, mesmo que a chefia imediata não tenha solicitado.

A iniciativa é uma habilidade associada à liderança, outra característica considerada importante no meio corporativo.

2. Senso de colaboração com os colegas de trabalho

Um colega está sobrecarregado, enquanto você está desocupado? Que tal auxiliar o seu colega a terminar a parte dele?

O senso de colaboração é uma qualidade muito valorizada pelas empresas, afinal de contas, o funcionário deve ter a visão que o melhor para empresa é que todos trabalhem em equipe. Se algo não vai bem em determinada área, toda a empresa será prejudicada.

3. Busca constante por aperfeiçoamento

A busca constante por aperfeiçoamento é uma das competências mais desejadas pelas empresas em um profissional.

Embora os conhecimentos que o candidato a uma vaga de emprego já possua sejam importantes, a vontade que o candidato tem de se aprimorar e não se acomodar com o que já aprendeu são fundamentais para uma carreira de sucesso.

4. Facilidade de comunicação

A facilidade de comunicação é outra característica que pode fazer toda a diferença em sua carreira. Isso vale tanto para a comunicação verbal quanto para a comunicação escrita.

São alguns dos atributos necessários para uma comunicação de excelência: saber comunicar-se em público, expressar-se da forma correta, escrever sem erros ortográficos e ter habilidade de negociação.

5. Habilidade de relacionamento interpessoal

Saber como relacionar-se com pessoas de diferentes formas de pensamento é uma das habilidades mais importantes para a sua carreira e será necessária ao longo de toda sua vida profissional.

A facilidade no relacionamento interpessoal coopera para um bom clima organizacional, além de ajudar nos casos em que haja necessidade de eventuais negociações.

6. Criatividade

A criatividade, certamente, é uma das habilidades que mais conta pontos em sua carreira e pode ser considerada um diferencial em um processo seletivo onde as pessoas tenham habilidades parecidas.

Os funcionários criativos possuem uma visão mais ampla para propor inovações no modo de trabalho da empresa, otimizando as tarefas do dia a dia.

7. Capacidade de resolver problemas

A capacidade de resolver problemas é uma das qualidades que compõem o perfil de funcionário desejado pelas empresas. Por meio de habilidades de pensamento crítico e analítico, o funcionário deve identificar novas formas para resoluções de problemas e meios para evitá-los.

Você conhece outras habilidades para carreira que também são importantes e fazem a diferença no mercado de trabalho? Compartilhe sua opinião, deixando um comentário!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: