Candidatos Carreira

7 lições de liderança para aprender com House of Cards

Produzida pela Netflix, House of Cards é uma das mais famosas e bem avaliadas séries da atualidade. A trama tem como personagem principal Frank Underwood, um ambicioso e influente político americano sedento por poder. Apesar de ser o principal da série, Frank é considerado mais como um vilão do que como um herói. Entretanto, ele desperta admiração e torcida de seus expectadores em virtude de suas inegáveis habilidades de liderança e negócios.

Independentemente dos seus motivos questionáveis, Frank Underwood tem muito a ensinar. Confira 7 grandes lições que podemos aprender com ele!

1. Palavras só valem no papel

Não apenas na série como também no dia a dia, definitivamente o chamado “acordo de cavalheiros” não tem mais peso. Frank nos ensina que palavras não são nada mais do que simplesmente isso: palavras. Por isso, desenvolva o hábito de deixar tudo por escrito, para ter mais segurança em seus negócios.

2. “Enquanto você discute o presente contra o passado, eu estou fazendo o futuro!”

Visão é algo que todo empresário quer, mas poucos têm e menos ainda sabem aproveitá-la. Um visionário de verdade é alguém que consegue tirar suas ideias do papel e fazer a diferença no mundo. Afinal, para que serve ter visão se você não consegue executá-las?

3. Ninguém persevera sozinho

No meio dos negócios, ninguém atinge o topo trabalhando sozinho. Um grande líder precisará contar com diversos colaboradores e é preciso ter uma grande capacidade de recrutar os bons e mantê-los ao seu lado. Frank delega diversas responsabilidades e recompensa seus colaboradores à medida que eles o auxiliam em seus objetivos. Isso é essencial se você quer ser um grande líder, afinal, a relação só é realmente duradoura e proveitosa se for vantajosa para os dois lados. Dedique-se aos seus colaboradores, persevere ao lado deles e, na maioria das vezes, você será recompensado por isso.

4. Planejamento é fundamental para o sucesso

Investidores, capitalistas de risco e outros desejam apoiar pessoas que pretendem ter sucesso. Você, em sua empresa, planeja o sucesso dela? Porque uma coisa é certa: se você falha em planejar, você pretende falhar; apenas não sabe disso ainda.

5. É importante aprender com os inteligentes

Um bom líder deve, antes de tudo, conhecer bem a si mesmo, seus pontos fortes e suas limitações. A partir daí, você deve absorver o máximo que puder de pessoas admiráveis e inteligentes buscando se aperfeiçoar cada vez mais. Se você é a pessoa mais inteligente em uma sala, você é a que menos tem a ganhar naquele ambiente. Frank busca se cercar de alianças com pessoas inteligentes e, além disso, procura sabedoria e inspiração em diversos grandes líderes do passado para forjar um Frank melhor amanhã.

6. Batalhas são inevitáveis

Se você acha que nunca precisará travar algumas batalhas para vencer, pense mais uma vez. A realidade dos negócios é uma só: não entre em uma batalha que você não precise travar, mas não hesite em declarar guerra e adotar estratégias quando for exigido. E essa hora vai chegar. Se não chegar, você provavelmente não está incomodando ninguém, e, se esse é caso, temos um forte indicador de que você não está fazendo algo grandioso.

7. Objetivo e foco. Juntos!

Frank busca ganhar suas batalhas antes mesmo de elas começarem. Seu foco em seus objetivos o faz antecipar jogadas, conhecer bem o terreno e seus adversários e raramente ser surpreendido. Frank torce pelo melhor, mas está sempre preparado para o pior, pois lá no início sua visão já estava focada no final, em seu objetivo e em cada obstáculo entre o início de sua caminhada e o último passo antes de atingir sua meta.

Não importa se você torce para Frank Underwood se dar bem ou mal, dá para aprender muito com a sua trajetória. É fã da série e gostaria de acrescentar alguma outra grande lição de liderança e negóciosaprendida com o personagem? Deixe seu comentário abaixo!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: