Candidatos Carreira

8 dicas para se manter atualizado no mercado de trabalho

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente, os profissionais que pretendem garantir sua sobrevivência e que buscam destaque são obrigados a demonstrar diferenciais em um ambiente onde a disputa é bastante acirrada.

Mesmo quando o profissional se encontra em uma posição favorável, é preciso lembrar que a concorrência continua e que ela costuma ser implacável com os acomodados e estagnados. Para os que estão em fase de transição de carreira, seja procurando novas oportunidades ou entrando no mercado agora, a situação é exatamente a mesma. É essencial se manter atualizado. Investir tempo e recursos no próprio desenvolvimento, ainda é a decisão mais adequada para assegurar um posicionamento promissor neste cenário.

Veja a seguir algumas dicas para se manter atualizado no mercado de trabalho.

1. Aprenda sobre o negócio

É importante que o profissional conheça profundamente o seu contexto, ou seja, entenda de fato o mercado onde está inserido. Quais são os principais concorrentes, novas tendências e tecnologias, impactos de fatores políticos e econômicos, condições para importação e exportação, perfil dos clientes e desafios futuros. Todas essas informações estão disponíveis em jornais, revistas e na internet. É crucial compreender as variáveis que cercam o segmento.

2. Invista em qualificação

Além da graduação e pós-graduação, há uma grande oferta de bons cursos de especialização e atualização. O profissional precisa pesquisar os conteúdos programáticos e identificar os que mais se adaptam as suas expectativas. Estudar é fundamental e os diplomas continuam tendo peso relevante para o mercado de trabalho.

3. Participe de congressos e seminários

É necessário ficar atento aos congressos, seminários e eventos relacionados ao seu setor. Além de conhecer as novidades, cases de sucesso, resultados de pesquisas e lançamentos, esses encontros são locais perfeitos para ampliar e fortalecer o networking. É sempre positivo manter contato com outros profissionais da área.

4. Acompanhe as redes sociais

Acompanhar redes sociais dedicadas a perfis profissionais é uma excelente alternativa para se manter atualizado. Seguir as notícias de empresas renomadas e pessoas influentes ajuda a saber o que anda acontecendo no mercado, além de ser uma ótima oportunidade para compartilhar opiniões, ideias e experiências, através de grupos de discussão.

5. Aproveite as palestras gratuitas

Os TED Talks são ferramentas úteis para os profissionais que buscam conhecimento. São palestras de curta duração, sobre uma infinidade de assuntos, disponíveis gratuitamente na internet. Muitos palestrantes são figuras reconhecidas, grandes executivos e CEOs. Sempre tratando de atualidades e tendências, trazem um conteúdo interessante e dinâmico.

6. Pratique outro idioma

Dominar outros idiomas faz parte do perfil do profissional procurado pelas empresas, por isso, a importância de desenvolver, principalmente o inglês, mas também outras línguas mais presentes em seu segmento de atuação.

7. Desenvolva sua inteligência emocional

O equilíbrio emocional é um diferencial no mercado de trabalho, por isso, invista no desenvolvimento de habilidades comportamentais. O coaching é um recurso muito utilizado nesse processo de autoconhecimento. E um profissional mais equilibrado é capaz de estabelecer prioridades, reforçar seus pontos fortes, minimizar suas fraquezas e não se abalar facilmente com as pressões e conflitos do dia a dia.

8. Aprenda sempre

É fundamental estar aberto a novos aprendizados, aproveitar todas as oportunidades de adquirir conhecimento e experiência. Competências importantes como trabalhar em equipe e valorizar as diferenças podem ser praticadas, por exemplo, através iniciativas como voluntariado, apoio a instituições e ações sociais. Viajar, acessar novas culturas, ler e pesquisar também são práticas que colaboram para uma visão mais abrangente, favorecendo assim a construção de um profissional mais atualizado, completo e integrado a realidade do mundo e do mercado.

E então, gostou das nossas dicas? Como você faz para se manter atualizado no mercado? Compartilhe suas experiências e opiniões conosco.

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: