Candidatos Carreira

Administração do tempo nas empresas

Você vive a dificuldade de não conseguir cumprir todas as suas atividades dentro do prazo? Frequentemente faz horas extras ou leva trabalho para casa?

Essas perguntas geralmente possuem uma resposta positiva para uma considerável parte dos profissionais hoje em dia. Se este é o seu caso, existe uma boa possibilidade de que você esteja sofrendo de um problema muito comum nas empresas: a má administração do tempo.

Consequências da má administração do tempo

Profissionais que não realizam um bom gerenciamento e controle de suas atividades de trabalho tendem a sofrer com as consequências negativas disso. Acumulo de atividades, frequentes atrasos, reclamações e muito stress traduzem bem o dia a dia de quem não administra bem o seu tempo durante o trabalho.

E não para por aí. Colegas de trabalho, setores e até a empresas como um todo são influenciadas por isso, algo que pode fomentar uma cultura de má administração do tempo no DNA das organizações.

As chaves para uma boa administração do tempo

Os elementos fundamentais para uma boa administração do tempo são: planejamento, organização e comprometimento. Profissionais que gerenciam bem o seu tempo durante o trabalho conseguem se antecipar diante de imprevistos, além de priorizar atividades com tranquilidade quando necessário.

O ideal é ter no papel tudo aquilo que é de sua atribuição. Isso irá lhe ajudar a entender o comportamento do seu trabalho e como ele deve ser distribuído. Lembre-se que o profissional que consegue gerenciar bem o tempo do seu trabalho possui um característica que faz parte do perfil de profissional ideal procurado pelas empresas.

Tenha um acompanhamento diário das suas atividades

Um excelente técnica para criar uma cultura de boa administração do tempo no seu trabalho é realizar um planejamento e acompanhamento diário das suas atividades.

Você não precisa gastar muito tempo nesta etapa. Todos os dias, no início da sua jornada de trabalho, dedique de 5 a 10 minutos para pensar nas atividades que você deve cumprir durante aquele dia. Este hábito por si só já lhe ajudará a controlar melhor o tempo dedicado a cada uma das atividades.

Ao final do dia, analise criticamente o seu desempenho. Possivelmente você terá diversos insights sobre como administrar melhor o tempo das suas atividades, algo que gera qualidade para o seu trabalho e para a sua vida de forma geral.

E aí, pronto para organizar melhor o seu trabalho e ajudar a criar uma cultura de administrações do tempo na sua empresa? Deixe o seu comentário e continue nos acompanhando!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: