Empresas RH

Afinal, o que é E-NPS e qual a sua importância? Entenda!

O Capital Humano é um dos ativos mais importantes de uma empresa, pois um time de colaboradores qualificados e engajados é o diferencial estratégico mais difícil (para não dizer impossível) de ser copiado pelos concorrentes.

Por isso, as empresas estão colocando a satisfação dos colaboradores no centro das atenções da alta gestão, alinhando as práticas de Gestão de Pessoas a seus objetivos estratégicos, trabalhando no engajamento do time para, assim, se destacar em produtividade e lucratividade no mercado.

E a única forma de garantir essa satisfação é ouvindo o que os colaboradores têm a dizer e compreendendo o que os satisfaz e o que não está conforme suas expectativas. Entre as ferramentas mais eficientes para medir a satisfação dos colaboradores está o E-NPS, o Net Promoter Score para funcionários.

O que é E-NPS?

Originalmente criado para medir a satisfação dos clientes, o Net Promoter Score® (NPS) segue a premissa de que ninguém recomenda algo em que não confia, aprecia ou se orgulha. Tem o objetivo de mensurar a satisfação e lealdade dos consumidores com determinada marca a partir de uma pergunta central:

Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria a Empresa X para um amigo ou colega?

Já o E-NPS, sigla de Employer Net Promoter Score, segue a mesma premissa de recomendação, mas possui uma alteração na pergunta central para que funcione com o público interno:

Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar nossa empresa para um amigo trabalhar aqui?

Como funciona o E-NPS?

A partir das respostas captadas, tanto clientes quanto colaboradores são distribuídos em diferentes categorias de relacionamento que expressam o grau de satisfação deles com a empresa:

  • Respostas de 0 e 6: colaborador Detrator. Pessoa desmotivada, com experiências ruins no ambiente de trabalho e infeliz com a empresa ou com os líderes;
  • Respostas 7 e 8: colaborador Neutro. Pessoa que não está satisfeita de fato. Teve experiências no ambiente de trabalho que não superaram suas expectativas;
  • Respostas 9 e 10: colaborador Promotor. Pessoa que teve experiências agregadoras e expectativas superadas no ambiente de trabalho. Tem orgulho em compartilhar o que vive na empresa.

Como o E-NPS é calculado?

Depois de categorizar os colaboradores respondentes da pesquisa, chega-se ao cálculo do E-NPS da empresa:

% Promotores – % Detratores = Net Promoter Score

E é a partir do indicador E-NPS que as empresas são classificadas, segundo o Great Place to Work®, nos seguintes perfis:

  • Excelência: Entre 75 e 100
  • Qualidade: Entre 50 e 74
  • Aperfeiçoamento: Entre 0 e 49
  • Crítica: Entre -100 e -1

Vantagens em utilizar o E-NPS na sua empresa

1. Baixo custo e rapidez de aplicação da pesquisa

Enquanto são necessárias diversas semanas para realizar a coleta e análise de dados em outras metodologias, no sistema E-NPS a palavra de ordem é agilidade, tanto na captação das respostas, quanto no feedback às áreas participantes e aos líderes dos times.

O estudo E-NPS é mais simples, rápido e barato de se implementar e analisar que outros tipos de pesquisas de satisfação.

2. Processo de melhoria contínua

Essa agilidade intrínseca ao E-NPS permite o estabelecimento de um processo contínuo de mensuração da satisfação dos colaboradores e de definição de planos de ações para melhorias de pontos críticos encontrados.

Quando a satisfação do Capital Humano está no foco e na cultura da empresa, o E-NPS é a melhor ferramenta para criar um ciclo de melhoria contínua.

3. Colaborador satisfeito produz mais e melhor

Colaborador satisfeito não muda de emprego facilmente, tem orgulho do que faz, possui vínculos com os valores que pautam a atuação da empregadora no mercado, recomenda as empresas para sua rede de contatos, compreende o seu papel no todo e está engajado com os objetivos de negócios de sua equipe e da organização.

Por isso, a satisfação do público interno é sinônimo de produtividade, lucratividade e produtos melhores para o consumidor. Todos ganham com essa relação: empresa, funcionários e clientes.

Quer saber mais sobre E-NPS? Assine nossa newsletter e receba no seu e-mail as melhores práticas e principais tendências em gestão de pessoas do mercado!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: