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Afinal, qual o perfil profissional mais buscado pelas empresas?

Na hora de montar o seu currículo, você fica em dúvida sobre o que colocar no perfil profissional? Então você precisa ler este artigo! Nele, vamos explicar o que é um perfil profissional e como descobrir e organizar o seu. Além disso, você vai entender quais são as principais competências e habilidades valorizadas pelas empresas.

Além de avaliar sua formação e suas experiências, as companhias estão levando cada vez mais em conta as competências comportamentais, os objetivos de carreira e os valores dos candidatos. Por isso, o perfil profissional se tornou parte central do processo de recrutamento e seleção.

O que é um perfil profissional?

O perfil profissional está diretamente ligado ao seu posicionamento dentro de uma empresa, independentemente do seu tamanho. Ele está ligado à forma como você se relaciona com as pessoas e suas tarefas, organiza o seu trabalho e constitui a sua personalidade enquanto trabalhador.

Portanto, ele agrupa suas principais experiências, habilidades, qualificações, competências e preferências. Isso porque, apesar de algumas pessoas terem a mesma formação e conhecimento técnico, a forma como elas geram resultados para as organizações vai depender do seu perfil e da sua forma de trabalhar.

Ou seja, existem aquelas pessoas que executam ordens com perfeição, enquanto outras são mais questionadoras e sugerem mudanças. Alguns profissionais também preferem um ambiente controlado, enquanto você pode preferir a liberdade de criação nas suas funções. Por isso, é tão importante conhecer o seu perfil profissional e, com isso, saber como valorizar as suas melhores características em uma entrevista de emprego.

Como identificar o meu perfil profissional?

Falar de si mesmo pode parecer tarefa fácil — mas isso é só na teoria. Na hora de identificar as suas principais características e habilidades, algumas podem passar despercebidas, o que dificulta o processo de definição do seu perfil profissional.

Portanto, é importante voltar às suas experiências profissionais e, diante delas, tentar identificar a forma como você se posiciona no ambiente de trabalho. Relembre suas conquistas e desafios e questione-se sobre como lidou com mudanças e adversidades em trabalhos passados.

Dessa forma, você consegue ter um panorama mais geral sobre o seu padrão de comportamento dentro de uma companhia. Com isso, consegue realçar as características e conquistas que podem ser o seu diferencial em um processo seletivo.

E se eu ainda não tiver nenhuma experiência profissional?

Se ainda não tiver experiência profissional, não se desespere! Sua carreira acadêmica também diz muito sobre o seu perfil profissional. Avalie a forma como você se comportou em trabalhos extracurriculares, projetos da universidade, empresa júnior e até experiências, como intercâmbios. E não se esqueça de incluir tudo isso no seu currículo.

Porém, não minta em hipótese alguma. Os recrutadores são treinados para entender cada profissional, levando em consideração tanto a linguagem corporal, quanto a verbal. Por isso, uma mentira não passará despercebida, gerando má impressão. Além de custar a vaga, pode ainda prejudicá-lo em processos seletivos futuros.

Além disso, tenha em mente que os pré-requisitos exigidos pela empresa devem ser respeitados. Não adianta dizer que você tem experiência em determinada área se, na prática, isso não for verdade. Isso irá o prejudicar na hora de exercer as suas funções. Ser sincero e mostrar quem você é realmente é o que agrega valor à organização.

Como descrever meu perfil profissional no currículo?

O perfil profissional no currículo é a primeira informação que a empresa tem de você. Portanto, fique muito atento na hora de elaborar o texto, deixando-o objetivo, claro e com todas as informações necessárias.

Evite clichês, como “Gosto de trabalhar em equipe e sou comunicativo” ou “Sou perfeccionista e adoro desafios”. Eles passam a impressão de que você teve pouco cuidado ao elaborar o currículo e que está apenas enchendo a página com informações vazias.

Para evitar essa armadilha, prefira utilizar situações que ilustrem as características das quais está falando. Ou seja, transforme as habilidades e competências listadas em situações práticas. Frases, como “Excelente capacidade de focar no atendimento ao cliente para obter informações estratégicas” ou “Liderança comprovada em equipe de alta performance” fazem os olhos dos recrutadores brilharem!

Além disso, lembre-se de que o perfil profissional descrito no currículo deve condizer com a sua postura e atitude na hora da entrevista ou da dinâmica de grupo. Então, não adianta fazer um currículo dos sonhos, se ele não condiz com a sua realidade. Saiba como demonstrar essas competências na prática durante o processo seletivo.

Qual é o perfil profissional que está em alta no mercado?

Estamos de acordo que todos os profissionais têm suas potencialidade, certo? Além disso, o perfil profissional ideal vai depender do cargo e da cultura da empresa. Porém, algumas habilidades e características se destacam das demais, sendo essenciais no mundo corporativo.

Os profissionais que têm essas habilidades são diferenciados. Por isso, têm maior chance de conquistar uma vaga de destaque em um processo seletivo. Quer saber quais são elas? Continue a leitura e descubra agora!

Capacidade de adaptação

O mercado está em constante transformação e, com ele, o ambiente interno da empresa. Por isso, as organizações valorizam muito profissionais que são capazes de encarar as mudanças de forma positiva. Também é muito bem visto pelo setor de RH quem consegue se adaptar às novas tecnologias e a novas realidades e demandas.

Afinal, profissionais flexíveis encaram a mudança como uma forma de aprender algo novo. Além disso, conseguem trabalhar em projetos multissetoriais, exercendo diferentes funções e realizando tarefas diversas. Encaram a mudança como forma de aprendizado

Resiliência

Obstáculos e adversidades são a realidade de todo projeto, seja dentro ou fora de uma organização. Por isso, as empresas valorizam muito profissionais que seguem perseguindo seus objetivos diante dos problemas encontrados.

Um profissional resiliente é otimista frente ao desafio, e encara-o como uma forma de crescer e desenvolver-se. Além disso, busca soluções para os problemas encontrados de forma rápida e eficiente. São pessoas que sabem lidar bem com os diversos obstáculos, contornando a situação a seu favor.

Perfil de liderança situacional

Sabe aquele profissional que transmite confiança e credibilidade naturalmente? Ele é o típico líder! É uma pessoa que, ciente das suas habilidades singulares, oferece-se para guiar a equipe nos momentos nos quais se considera capacitado para buscar as melhores soluções.

Esse é um profissional altamente procurado nas empresas, mesmo que não seja para assumir um cargo de liderança logo de cara. Isso porque ele consegue inspirar os colegas e desenvolver as potencialidades da equipe, levando-a a um novo patamar. Além disso, pode se tornar um líder em potencial caso a empresa precise de um gerente em algum momento.

Comprometimento com resultados

A empresa depende do trabalho de todos os seus colaboradores para alcançar seus resultados. Por isso, busca profissionais que, além de entregarem as suas tarefas no prazo, têm consciência de que precisam ir além. Ele ajuda a sua equipe a alcançar os seus objetivos, resolve problemas e facilita processos.

Isso porque esse profissional entende o seu papel e sua importância dentro da empresa. Dessa forma, compromete-se em realizar sempre mais e melhor, entregando os resultados com máxima qualidade e eficiência.

Espírito empreendedor

A palavra-chave aqui é inovação. Ou seja, os profissionais com espírito empreendedor são aqueles que criam alternativas efetivas para os processos. Também sugerem novos projetos, contribuindo com o desenvolvimento geral do negócio.

Sobretudo, eles se comprometem com o sucesso da empresa, dedicando-se ao máximo. Afinal, eles se sentem parte da companhia, ajudando-a a alcançar seus objetivos estratégicos por acreditarem nos seus ideais e valores.

Compatibilidade com os valores da empresa

As organizações sabem que é essencial que os seus colaboradores compartilhem da sua missão e valores. Eles precisam acreditar no negócio para se manterem alinhados ao seu planejamento estratégico. Por isso, buscam profissionais que têm uma alta compatibilidade com os valores da organização.

Isso porque essas pessoas geram mais resultados para a empresa como um todo, além de trabalharem mais satisfeitas por estarem fazendo algo alinhado ao que acreditam. Dessa forma, engajam-se mais em suas atividades, gerando resultados com mais qualidade.

Capacidade de relacionamento interpessoal

Profissionais com bom relacionamento interpessoal são capazes de estabelecer laços saudáveis com seus colegas. Sabem se comunicar, evitam conflitos e contribuem mais para a equipe.

Por isso, as empresas valorizam muito profissionais com essa característica. Eles melhoram o clima e o ambiente da organização. Além disso, valorizam a cooperação, desenvolvendo-se em conjunto com os colegas, o que leva a organização a crescer como um todo.

Proatividade

Empresas valorizam profissionais que não apenas seguem ordens, saindo da sua zona de conforto. Pessoas proativas conseguem ficar um passo à frente dos demais. Ou seja, não esperam sempre pela orientação dos superiores para agir e resolver problemas.

Esses profissionais são muito valorizados por buscarem estratégias eficazes na hora de solucionar problemas, encarar desafios com otimismo e gerar melhores resultados. Em vez de reclamar sobre as adversidades que encontram, buscam mudanças e soluções.

Interesse pela aprendizagem contínua

O mundo está em constante mudança, e aqueles que não se atualizam perdem espaço. Portanto, é preciso buscar constantemente pelo aprimoramento profissional. Como diz o ditado: “conhecimento nunca é demais”.

Por isso, profissionais que demonstram interesse constante em aprender são mais valorizados pelas empresas. Essa característica é o que possibilita o crescimento constante da organização.

Senso de coletividade

Você precisa trabalhar em grupo o tempo todo dentro de uma empresa. Por isso, é importante que os profissionais saibam trabalhar em prol do bem comum. É essencial sair do espírito de competição para mais colaboração. O trabalho coletivo ajuda a conquistar mais facilmente as metas estipuladas, gerando, assim, um quadro positivo para todos.

Visão de mercado

Com vontade de apresentar resultados expressivos e demonstrar ideias exclusivas, alguns profissionais acabam propondo alternativas inviáveis, que não condizem com as práticas do mercado. Tal atitude é um verdadeiro “tiro no pé”, que só demonstra o desespero em agradar os envolvidos no processo.

Para ser diferenciado, o profissional precisa estar a par das tendências e da realidade do segmento, elaborando planos compatíveis com as necessidades da empresa. A visão estratégica, nesse sentindo, é uma forte aliada, que garante pontos extras com os recrutadores.

Criatividade

Mentes brilhantes, que conseguem enxergar além do óbvio, são sempre bem-vindas. Afinal, com tanta concorrência no mercado, é fundamental propor ideias revolucionárias, que ajudarão a tornar a empresa referência na área.

Por isso, as organizações reconhecem o potencial de pessoas que incentivam ações atrativas, capazes de fortalecer o negócio e conquistar o público.

Todas essas aptidões podem ser desenvolvidas por você. Com isso, você desenvolve o seu diferencial e aumenta a probabilidade de ser contratado para a vaga dos seus sonhos. E, para tirar dúvidas ou dar sugestões, deixe o seu comentário abaixo!
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A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

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