Candidatos Carreira

Como aproveitar as redes sociais a favor da visibilidade profissional?

Dicas de como promover a sua imagem profissional por meio das redes sociais

Hoje, não basta somente um currículo bem preparado ou estar cadastrado em sites de vagas, o profissional da atualidade tem que estender suas oportunidades, trabalhar a sua imagem profissional nos distintos meios que a era digital nos permite e se tornar visível de maneira positiva neste mercado tão concorrido.

Quem não está inserido no Facebook, Twitter, Linkedin já pelo menos ouviu falar dessas redes; reúno aqui um grupo pequeno de mídias sociais diante à proporção que essas chegaram.

Para ter ideia, hoje contamos com mais de 2 bilhões de pessoas conectadas a internet, a população gasta em média 700 bilhões de minutos mensalmente no Facebook; temos mais de 200 milhões de usuários cadastrados no Twitter e o Linkedin tem mais de 100 milhões de usuários no mundo, 3 milhões cadastrados só no Brasil, além de receber 1 milhão de novos cadastros a cada semana.

Você tem aproveitado toda a visibilidade que essas redes oferecem? Muitas empresas aproveitam todas as informações divulgadas nessas redes para encontrar profissionais talentosos ou até mesmo em seus processos seletivos.  Além de usar das redes sociais para se integrar com amigos use-as para promover seu marketing profissional.

Vamos às dicas!

Participe de grupos de discussões no Facebook e no Linkedin, mostre-se atualizado nos assuntos de seu interesse, principalmente os que envolvam a sua carreira profissional, você pode fazer isso compartilhando artigos, vídeos profissionais, entrevistas e conteúdos que sejam relevantes para o seu perfil profissional.

Preencha todos os dados solicitados ao incluir-se nessas redes, quanto mais informações disponibilizar no seu perfil profissional, mais oportunidade terá para ser encontrado. Hoje, as empresas conseguem segmentar o perfil profissional que buscam, ou seja, quanto mais informações fornecer, mais em evidencia estará. Porém, vale lembrar que as informações disponibilizadas devem ser verdadeiras.

Mantenha amigos de cursos extracurriculares, conecte-os ao linkendin, você poderá ser lembrado em alguma oportunidade profissional. Mais uma dica importante: mantenha sempre o seu cadastro atualizado, realizou um novo curso, participou de uma nova palestra, inclua-os no linkedin, isso permitirá que esteja sempre visível na página das suas conexões que consequentemente acompanharão o crescente investimento na sua expertise.

E o Twitter? Compartilhe notícias, atualidades e se promova! Está inserido em algum projeto social, conte no twitter, insira informações e fotos no Facebook, direcione os seus contatos do Twitter para outra rede social que permita uma exploração maior sobre algum assunto.

O Linkedin possibilita ao usuário conectar as suas outras redes sociais a ele, se você utilizá-las como indicado acima é uma boa forma de fazer suas conexões chegar as suas outras mídias.

[mc4wp_form]

O que você não deve fazer!

Nunca coloque em nenhuma das redes sociais informações negativas de colegas de trabalho ou de empresas que já tenha trabalhado: isso refletirá negativamente no seu perfil profissional.

Não divulgue fotos pessoais que possam prejudicar a sua imagem, como: fumando ou completamente embriagado.

Não se insira em comunidade ou grupos de discussões que possam ir contra ao que levantamos, por exemplo: “eu odeio o meu chefe.”.

Um exemplo recente que vi no Twitter de um profissional, “segunda-feira, um saco ter que ir trabalhar”, é claro que é difícil acordar animado numa segunda-feira, mas evidenciar isso para o mundo não é necessário, portanto, tenha bom senso no que está divulgando e postando. Pense no quanto é relevante seus posts.

Depois do que você deve e não deve fazer não fique pensando que suas redes sociais devem ser trabalhadas somente para a imagem profissional, não! É só importante que você tenha bom senso, continue interagindo com seus amigos, mas aproveite as oportunidades que possa ter, trabalhando-as de forma efetiva.

Boa sorte!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: