Empresas MyTalents RH

Como aumentar a assertividade da contratação?

Os talentos de uma empresa são parte importante para o sucesso de um negócio. Uma organização com boa qualificação profissional e com colaboradores alinhados aos objetivos organizacionais, certamente alcança melhores resultados e diferencia-se no mercado.

Contratar os profissionais mais qualificados pode ser um desafio para o RH, mas, neste artigo, vamos facilitar esse processo. Aprenda a otimizar os processos seletivos para avaliar e encontrar bons candidatos!

Estude a vaga

Geralmente, quem solicita uma nova contratação é o profissional que será gestor do futuro funcionário. Para que o RH faça uma boa contratação, alinhada às expectativas do cargo, é necessário entender a demanda.

Faça uma reunião com esse gestor para identificar o perfil do candidato ideal, as habilidades técnicas necessárias, o tempo de experiência exigido, a formação acadêmica desejada, os comportamentos considerados adequados e o que mais completar as exigências para a vaga.

Cargos diferentes exigem abordagens diferentes. Por isso, essa preparação inicial serve de base para fazer o anúncio da vaga, filtrar currículos e estruturar as futuras etapas do processo seletivo.

Planeje um processo seletivo de qualidade

O planejamento do processo seletivo dependerá do perfil traçado para a vaga. Algumas posições podem exigir, além da já tradicional etapa de entrevista, um teste teórico ou prático, para verificar o nível de conhecimento do candidato.

A etapa de dinâmicas de grupo pode ser utilizada para identificar traços de comportamento, e é muito interessante no caso de contratação de profissionais que vão liderar uma equipe, por exemplo.

Uma etapa com a resolução de um case real da empresa vale a pena para vagas de cargos de gestão. Nessa fase, pode ser solicitado que o candidato apresente uma proposta de como lidaria com o enfrentamento de um problema.

Elabore um bom anúncio da vaga

O momento de divulgação requer que a vaga e o perfil desejado sejam detalhados. Na descrição do anúncio, mencione todas as características que você espera do candidato. Tenha em mente que isso é necessário para reduzir a quantidade de currículos enviados e melhorar a adequação dos interessados ao cargo.

Especificar as exigências para a vaga ajuda a ter clareza sobre o que se procura e ajuda a atrair o profissional mais adequado. Além disso, divulgar nos canais certos faz toda a diferença — é preciso saber onde o seu público-alvo está.

Realize a triagem de currículos

Com todo o processo de recrutamento otimizado para encontrar profissionais qualificados, é hora de triar os candidatos. Como critério de escolha, lembre-se de que não adianta levar, para a entrevista, candidatos que não têm as competências mínimas para assumir a vaga.

Confira requisitos, como formação e tempo de experiência. O objetivo é separar os currículos bons, ou seja, aqueles com os requisitos básicos exigidos para a vaga, dos currículos que não estão alinhados ao cargo.

Nessa etapa, você já tem clareza do perfil profissional que busca, de forma que será possível identificar as qualificações profissionais em um candidato mais facilmente.

Faça as perguntas certas na entrevista

A entrevista de emprego permite que o recrutador conheça melhor o candidato. Não perca a oportunidade de fazer perguntas reveladoras. Para escolher a pessoa com melhor qualificação profissional, fuja de questões muito obvias, pois elas podem resultar em respostas ensaiadas.

Questione ao candidato quais foram suas maiores conquistas, como lidou com situações difíceis, quais são seus objetivos profissionais, o que espera da empresa, entre outras. Repare também no comportamento do candidato e em como ele se comunicou.

Quando o processo seletivo é planejado com foco na qualificação profissional dos candidatos, resulta em contratações mais alinhadas à empresa e todos os setores são impactados pelos resultados positivos. Aproveite nossas dicas de como avaliar a qualificação no momento do recrutamento e faça boas contratações.

Agora que você viu como aumentar a assertividade na hora da contratação, otimize e centralize todos os seu processos de recrutamento em uma ferramenta de R&S. Conheça o MyTalents!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: