Carreira

Como conciliar trabalho e estudo? Aprenda com essas 4 dicas

como-conciliar-trabalho-e-estudo-aprenda-com-essas-4-dicas

Encontrar um estágio ou trabalho durante a faculdade é o sonho de muitos universitários, não é mesmo? No entanto, o que ninguém conta é que conciliar trabalho e estudo pode ser mais desafiador do que parece. Isso porque é preciso manter o bom rendimento em todas as tarefas da sua vida e, por isso, é necessário que você seja capaz de se organizar e manter hábitos produtivos.

Quer saber como fazer isso? Leia agora nosso artigo e descubra 4 dicas para conciliar trabalho e estudo agora mesmo!

1. Aprenda a gerenciar o seu tempo

O primeiro passo para conciliar trabalho e estudo é aprender a gerenciar o seu tempo de maneira eficiente. Para isso, você pode utilizar metodologias de organização e produtividade, que já se mostraram eficientes para outras pessoas.

Uma delas é o chamado método pomodoro. Ele propõe que você separe os seus momentos de trabalho e estudo em blocos de 25 minutos. Durante esse intervalo de tempo você deve se manter totalmente imerso na tarefa e, com o fim dos 25 minutos, deve descansar por 5 minutos para, só depois, voltar às atividades.

Assim, você se mantém produtivo por períodos maiores e gerencia seu tempo de maneira eficiente.

2. Faça uma lista de tarefas

Fazer uma lista de tarefas pode parecer uma dica simples, porém é extremamente eficiente na hora de conciliar mais de uma atividade ao mesmo tempo — como o trabalho e o estudo.

Organize todas as atividades que você precisa realizar em uma lista. A partir disso, crie uma legenda para identificar aquelas que são prioridades e as que são menos urgentes. Dessa forma, você poderá distribuir suas tarefas ao longo da semana, conseguindo cumprir com todas as atividades com tranquilidade.

3. Tenha um cronograma

Quando se trata de trabalhar e estudar ao mesmo tempo, o cronograma pode ser um ótimo aliado na busca do equilíbrio. Isso porque você pode inserir nesse planejamento as suas provas, além de os projetos que devem ser desenvolvidos no trabalho.

Com esses dados em mãos, você é capaz de se planejar com antecedência para estudar e realizar as atividades do trabalho, sem gerar sobrecarga em determinada época do ano — como é o caso do fim do semestre.

4. Cuide da sua saúde

Para dar conta de todas as suas atividades é essencial que o seu corpo esteja bem preparado. Portanto, mesmo com muitas tarefas, nunca se esqueça de cuidar da sua saúde — tanto física quanto mental.

Invista em uma alimentação saudável e exercícios físicos regulares. Separe também um tempo para o descanso e lazer durante a sua semana. Assim, você se sentirá mais preparado e disposto para realizar as demandas diárias.

Aprender a conciliar o trabalho e estudo é essencial para que você consiga lidar com a vida universitária. Então, siga nossas dicas e veja como esse processo pode ser mais simples do que você imagina!

Aproveite e leia também o nosso próximo artigo! Nele você vai descobrir 8 dicas para se manter atualizado no mercado de trabalho.

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: