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Como criar um programa de ambientação no trabalho para novos colaboradores

Integrar um novo colaborador e promover a ambientação no trabalho de maneira adequada estão entre as principais preocupações dos profissionais de Recursos Humanos. Isso porque o processo de seleção não termina no ato da contratação.

É importante atuar para minimizar a ansiedade do novo contratado e estabelecer, desde o início, uma relação de confiança mútua entre empresa e colaborador. Quer conhecer cinco pontos essenciais que devem constar em um programa de ambientação no trabalho bem-sucedido?

Confira os tópicos abaixo e descubra quais são eles!

Quem é responsável pelo programa de ambientação na empresa?

Apesar de não restarem dúvidas quanto à necessidade da ambientação, a definição sobre quem deve ser o responsável por esse trabalho junto ao novo colaborador pode ser permeada por incertezas. O profissional de RH e o gestor da área de contratação devem escolher em conjunto a pessoa indicada para essa tarefa.

Em geral, são analisadas características como experiência na função, resultados, tempo de casa, familiarização com a cultura organizacional, entre outros quesitos que o escolhido para essa função deve ter.

Quais tópicos são essenciais em um programa de ambientação?

Treinamento de tarefas

É crucial que a ambientação no trabalho passe pelo treinamento de tarefas. O novo colaborador precisa ser introduzido aos processos e ter a clareza sobre qual é sua função, de que maneira deve desempenhá-la, quais são os resultados que precisa almejar e de que maneira agir.

Alinhamento de expectativas

Também é essencial que seja feito o alinhamento de expectativas tanto do novo colaborador com relação à empresa quanto da empresa com relação ao novo colaborador.

É fundamental que haja uma conversa objetiva, clara e transparente, que esclareça ao novato o que a empresa espera dele e quais resultados serão cobrados. É importante também que o profissional apresente suas expectativas com relação ao novo trabalho e à organização.

Explicação sobre a cultura da empresa

Para que o programa de ambientação no trabalho seja bem-sucedido é preciso incluir informações sobre a cultura da empresa.

Explicar ao novo colaborador questões sobre dress code, horários flexíveis, premiações, hábitos, valores e costumes que permeiam as relações interpessoais e o dia a dia na empresa é primordial. Isso para fazer com que o novato sinta-se acolhido e familiarizado com a companhia de imediato.

Integração com funcionários antigos

integração do novo colaborador com os antigos também é importante e deve ser considerada durante a ambientação no trabalho. É necessário apresentar todos os membros da equipe ao novato, explicar brevemente a função de cada um deles e falar sobre a importância do trabalho em conjunto para o atingimento de resultado.

Dessa forma, a competição fica em segundo plano e o novo colaborador sente-se bem recebido por todos os colegas de trabalho. Também é válido, durante as apresentações, contar um pouco sobre as qualidades profissionais do recém-contratado e por que sua chegada será benéfica para a empresa.

Esclarecimento de dúvidas

Por fim, é essencial abrir um canal de comunicação seguro que permita que o novo colaborador sinta-se à vontade para fazer perguntas e esclarecer dúvidas, não somente no período de ambientação, mas enquanto a relação de trabalho for mantida.

Qual a importância da ambientação para novos colaboradores?

Como mostramos acima, a ambientação no trabalho é muito importante para alinhar expectativas, reduzir a ansiedade e acelerar o processo de “encaixe” do novo colaborador com os antigos. Também é preciso repassar informações sobre normas internas de conduta, metas, missão, valores e objetivos da empresa para acertar na contratação.

Agora que você já sabe como criar um programa de ambientação para novos colaboradores, que tal aprender um pouco mais sobre onboarding de novos funcionários e como fazê-lo na sua empresa?

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