Empresas RH

Como elaborar um plano de cargos e salários para uma empresa?

como-elaborar-um-plano-de-cargos-e-salarios-para-uma-empresa

Quantos cargos diferentes existem na sua empresa? Você sabe qual a remuneração do mercado para cada um deles e o quanto seu negócio está alinhado a esse elemento? Todos os colaboradores entendem até onde podem chegar dentro da organização?

Todas essas perguntas podem ser respondidas com a criação de um plano de cargos e salários para uma empresa. Ele é essencial, tanto para a organização da empresa quanto para os colaboradores. Afinal, eles também têm as suas ambições pessoais e objetivos de carreira, fatores que melhoram a motivação e fazem com que todos deem o melhor de si.

Quer saber o que é e como elaborar o plano de cargos e salários? Então, continue a leitura e descubra!

O que é e qual a importância do plano de cargos e salários para uma empresa?

O plano de cargos e salários — também conhecido como PCS — é uma ferramenta utilizada pelas organizações para descrever todos os cargos existentes na empresa, assim como os salários e benefícios referentes a cada um deles. Ou seja, ele é uma descrição detalhada do organograma, incluindo as funções de cada um dos cargos, assim como toda a remuneração destinada a eles.

O plano de cargos e salários é uma prática muito importante para um RH estratégico dentro da empresa. Isso porque ele deixa claro aos trabalhadores quais são as oportunidades oferecidas pela organização, valorizando a transparência.

Além disso, ele exige atualização constante, uma vez que as políticas de remuneração mudam a todo o momento no mercado de trabalho. É importante que as empresas estejam atentas a essas tendências e ofereçam salários coerentes com o mercado de trabalho, de forma a manter a motivação da equipe e atrair cada vez mais talentos para fazer parte do seu time.

Portanto, a PCS é extremamente importante, tanto para o bom funcionamento do departamento pessoal e do setor de RH da empresa, quanto para os colaboradores, oferecendo uma série de vantagens para o negócio e a equipe. Continue a leitura e descubra quais são elas!

Quais os benefícios de contar com um plano de cargos e salários?

Melhora o entendimento do organograma do negócio

Com o plano de cargos e salários você é capaz de entender exatamente quais são as atribuições de cada um dos funcionários do negócio, assim como o funcionamento do organograma da empresa. Dessa forma, é possível identificar cargos com acúmulo de funções ou necessidade de realocação de colaboradores, melhorando a qualidade da gestão de pessoas como um todo.

Gera transparência nas oportunidades para colaboradores

Quando você estabelece um PCS para a empresa e divulga-o para a equipe, os colaboradores passam a entender exatamente o que cada colega faz dentro do negócio. Eles também são capazes de identificar oportunidades de crescimento interno, se mobilizando para aproveitar todas as possibilidades.

Mantém o equilíbrio entre anseios da equipe e realidade da empresa

A sua equipe tem anseios e objetivos profissionais próprios. Por outro lado, a sua empresa também tem uma realidade específica em relação ao orçamento dedicado ao pagamento dos funcionários. Esses dois elementos devem ser equilibrados para garantir a saúde financeira da empresa e a satisfação da equipe.

O plano de cargos e salários faz exatamente isso. Ele auxilia na análise desses dois elementos para conciliar as necessidades de ambas as partes, garantindo uma equipe motivada e produtiva, com pagamentos adequados à realidade do trabalho de cada um.

Melhora o processo de recrutamento e seleção

Na hora de divulgar vagas na sua empresa, é essencial que você saiba exatamente quais são as atribuições de cada um dos cargos. Contar com essa descrição no plano de cargos e salários facilita o recrutamento de talentos, melhorando o processo seletivo como um todo dentro da empresa.

Como elaborar um plano de cargos e salários?

Agora que você já sabe a importância e os benefícios de contar com um plano de cargos e salários na empresa, continue a leitura para descobrir como implementar esse processo!

Tenha um organograma detalhado

Comece a criação do plano de cargos e salários por uma organização do organograma da empresa. Desenhe todos os cargos e organize de acordo com a hierarquia de cada um. Esse processo vai facilitar a visualização e a organização dos cargos da empresa como um todo.

Divida os cargos em ramos de atuação

Separe os cargos por área de atuação (como RH, administrativo-financeiro, qualidade, marketing, entre outras). Assim, fica claro para o colaborador qual deve ser o encaminhamento de acordo com o seu setor na empresa.

Além disso, ao separar os cargos, você também poderá dividir responsabilidades. Os diferentes gerentes, por exemplo, podem ficar responsáveis pelo acompanhamento do desempenho dos colaboradores, bem como pelo desenvolvimento de talentos.

Defina responsabilidades e benefícios

Em seguida, você pode dividir as responsabilidades e os benefícios de cada um dos cargos da empresa. Isso é interessante uma vez que, ao definir com clareza as responsabilidades, o gestor sabe exatamente a quem procurar quando precisa concluir determinado projeto, por exemplo. Dessa forma, todos saberão quais são as suas atribuições.

Além disso, essa pode ser uma forma para que o colaborador descubra se quer ou não a promoção dentro da empresa, isso é, se está interessado em assumir as responsabilidades para conseguir os benefícios almejados.

Consulte o mercado e o sindicato

Fazer uma pesquisa é sempre uma boa ideia. Se entrar em contato com o sindicato e fizer uma avaliação do mercado, você saberá exatamente qual deve ser a remuneração para cada um dos cargos na sua empresa.

Assim, você evita que os melhores talentos deixem o negócio em busca de oportunidades mais rentáveis, além de pensar em formas para manter a sua companhia conectada com a realidade do mercado.

Defina níveis de cargos e salários

Você conhece os termos júnior, pleno e sênior para a designação de cargos, não é? Essa é uma excelente maneira para definir diferenças entre o salário dos profissionais — normalmente, com um critério relacionado à experiência do profissional.

Por outro lado, cargos são diferenciados por conta da função. Um analista tem demandas completamente diferentes das de um gerente, por exemplo.

Divulgue o plano de cargos e salários

Com o plano de cargos e salários concluído, invista na divulgação do documento para a equipe. Dessa forma, todos os colaboradores terão consciência sobre as atribuições e papel de cada um no crescimento do negócio, se tornando responsáveis pelo próprio desempenho dentro da organização.

Colha feedback e faça revisões constantes

É essencial que você colha feedback com a equipe sobre a definição dos cargos e salários. A partir desses dados e de novas pesquisas de mercado, você é capaz de identificar pontos de melhoria e revisar o plano constantemente. Dessa forma, você investe na melhoria contínua dos processos do negócio como um todo.

Com essas dicas, você está pronto para criar um plano de cargos e salário de qualidade na sua empresa. Dessa forma, todos passam a visualizar o negócio de forma global e você pode aproveitar os benefícios relacionados a essa prática, se destacando no mercado.

Aproveite e descubra, também, como melhorar a seleção de pessoas no seu negócio com o nosso próximo artigo!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: