Empresas MyTalents Recrutamento e Seleção

Como escalar um processo de recrutamento na sua empresa?

Recrutar e selecionar candidatos para a empresa são funções essenciais para o desenvolvimento da corporação. Esses procedimentos devem ser feitos com bastante cuidado e sinergia com os valores da organização, afinal, escalar um processo de recrutamento bem estruturado reflete na eficácia dos futuros colaboradores dentro da empresa.

Para tanto, cada fase desse processo deve ser trabalhada individualmente. A forma como você elabora a descrição da vaga, por exemplo, já interfere na quantidade de interessados. Além disso, o uso de um software para gerir todo o cronograma pode ser essencial.

Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça as principais etapas da organização de um processo de recrutamento!

1. Defina o modelo para escalar o processo

O recrutamento em uma organização pode ser de três tipos básicos: interno, externo e misto. Cada um deles possui um objetivo específico para a empresa. E isso deve ser definido antes de escalar o processo de recrutamento.

Por exemplo, a empresa que possui plano de carreira para seus funcionários geralmente prioriza fazer um recrutamento interno. Caso não existam candidatos adequados dentro da empresa, é preciso fazer o recrutamento externo.

Quando há bastante vaga na corporação e elas precisam ser preenchidas de maneira rápida, pode-se aplicar o recrutamento misto. Este abrange modalidades de recrutamento interno e externo ao mesmo tempo.

2. Determine os critérios necessários

Escolhido o tipo de recrutamento a ser utilizado, é preciso definir os aspectos que direcionarão o escalonamento do processo. Por exemplo, a questão dos custos.

Qual é o orçamento disponível? A divulgação das vagas requer quanto dinheiro? Essas e outras perguntas devem ser feitas para escalonar o processo.

Outro detalhe é entender a complexidade do cargo e situação do mercado. Muitas vezes, um determinado profissional está em falta no mercado e por isso será necessário dar maior prazo no processo de recrutamento. E outros critérios como as exigências para o cargo e a concorrência devem ser levados em consideração nesse caso.

3. Utilize um software para escalar um processo de recrutamento

Os processos de recrutamento, por mais que sejam bem elaborados, ainda costumam ser caros e repletos de etapas. Dessa forma, o uso da tecnologia pode dar mais agilidade e organização nesse processo. É o caso de utilizar um software de recrutamento.

Ele permite fazer a filtragem e otimização dos dados necessários para o recrutamento. Por exemplo, os candidatos podem ser classificados no software de acordo com perfil determinado pelo recrutador.

Essa tecnologia permite facilitar o trabalho da equipe de recursos humanos, que poderá se dedicar mais ao trabalho de analisar e elaborar novas estratégias em vez de gastar tempo organizando dados. Tudo fica mais simples, inclusive para o processo de contratação.

Com estes passos escalar um processo de recrutamento vai ser algo mais fácil. Após concluir o processo seletivo, considere ainda os candidatos não selecionados: inclua-os em um banco de dados para futuras contratações. Pode ser que surjam novas vagas ou alguns dos recém-contratados não se adaptem à empresa.

Agora que você sabe como escalar um processo de recrutamento da melhor maneira, que tal você automatizar todos esses processos? Conheça agora o MyTalents e realize todo seu processo de recrutamento e seleção de maneira fácil e prática.

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: