Candidatos Carreira

Como escolher uma boa empresa para o seu primeiro estágio?

Sabe aquele frio na barriga que dá antes de definir qual faculdade iremos cursar? A mesma tensão ocorre quando procuramos a primeira empresa para fazer estágio. Essa é uma etapa desafiadora, pois qualquer decisão poderá definir o rumo da sua carreira.

Neste artigo, vamos indicar quais pontos você precisa analisar antes de escolher a empresa para o primeiro estágio. Além disso, daremos algumas dicas para conseguir o primeiro estágio. Confira!

Empresa para o primeiro estágio: o que observar?

Remuneração

Precisamos ser sinceros: essa questão dependerá de como está a sua saúde financeira. Por exemplo: imagina que você esteja precisando pagar as mensalidades da faculdade ou as contas da república. Nesse caso, certamente, a remuneração é um fator que você deve levar em consideração.

No entanto, caso a situação financeira não impactará tanto em sua vida, deixe a remuneração em segundo plano. Apesar dela ainda ser importante, esse não deve ser o seu objetivo principal na busca pelo primeiro estágio. Em muitas organizações, os estagiários têm ótimas oportunidades de crescimento e os conhecimentos adquiridos durante esse período valem ouro.

Plano de carreira

Já imaginou ser contratado pela empresa em que você fez estágio após o fim da sua faculdade? Se antigamente isso era impossível, hoje é uma realidade cada vez mais frequente.

As grandes empresas oferecem plano de carreira até para os estagiários. As famosas startups também se enquadram nesse grupo.

Porém, você não precisa eliminar as pequenas empresas entre as suas opções, uma vez que elas são as que mais oferecem oportunidade para estagiários.

Objetivos da empresa

Não há nada mais desmotivador que ir à empresa e perceber que ela não está alinhada com as ideias que acreditamos sobre o mercado de trabalho e sobre os nosso valores, não é mesmo? Portanto, recomendamos que você pesquise as seguintes informações sobre a sua futura empresa:

  • objetivos;
  • missões;
  • ambientes de trabalho.

Use a internet, as redes sociais e indicações de amigos como referências.

Atualmente, há empresas formais e descoladas, onde é possível usar, inclusive, shorts durante o expediente. Então, não custa pesquisar, combinado?

Logística

Antes de escolher a empresa para o primeiro estágio, pense na logística! Durante o estágio, muitos alunos ainda têm disciplinas a serem cursadas e, talvez, várias horas parado durante o trajeto entre casa, trabalho e faculdade não é uma boa ideia.

Aqui, vale um detalhe importante: lembre-se de equilibrar o estágio com os estudos da faculdade. Um não pode substituir o outro, porque ambos se completam. Então, não prejudique o seu sonho e escolha uma empresa onde seja possível conciliar esses dois importantes pilares.

Como conseguir o primeiro estágio?

Para finalizar esse artigo, veja abaixo algumas orientações para que você aprenda como conseguir o primeiro estágio na empresa dos seus sonhos:

  • chegue com calma ao local das entrevistas;
  • não minta durante a entrevista;
  • apresente as suas experiências anteriores. Vale trabalhos em grupos na faculdade;
  • crie um portfólio com os seus principais trabalhos para causar uma boa impressão.

Agora que você já sabe o que levar em consideração ao escolher a empresa para o primeiro estágio, confira algumas vagas no portal Contratanet, onde mais de 150 mil empresas divulgam vagas diariamente.

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: