Candidatos Carreira

Como fazer um planejamento financeiro com dinheiro do estágio?

Sabe aquela sensação de que o seu dinheiro está sumindo? Você tenta cortar gastos, mas seu salário nunca dura até o fim do mês? Esse é um problema da maioria dos jovens no início da carreira. Porém, pode ser resolvido com a criação de um bom planejamento financeiro pessoal.

Um planejamento financeiro pode ajudar você a entender para onde está indo o seu dinheiro e quais gastos você pode cortar. Essa ferramenta permite ainda que você economize economize de maneira inteligente e crie metas para alcançar os seus sonhos. Portanto, independentemente da sua renda vir de um estágio ou trainee, ter um planejamento financeiro é essencial para organização das suas finanças pessoais. Leia agora as nossas dicas e comece a utilizar esse método hoje mesmo!

Conheça o seu padrão de consumo

O primeiro passo para a criação de um planejamento financeiro eficiente é conhecer profundamente o seu padrão de consumo. Para isso, anote todos os seus gastos pelo período de um mês, sem deixar nenhum para trás.

Isso vai ajudar você a entender com quais bens ou atividades você está gastando mais dinheiro. Além disso, você pode realizar previsões para os próximos meses com mais embasamento e identificar gastos desnecessários. Para isso, você pode utilizar uma caderneta, criar uma planilha ou fazer uso de algum aplicativo ou software.

Trace uma meta

Qual é o seu principal objetivo? Você pode ter planos de realizar uma viagem internacional ou comprar algum bem material, como um carro. Portanto, identifique a sua principal meta e faça o cálculo de quanto dinheiro você precisa para alcançá-la.

Depois de calcular o valor do seu objetivo, adicione entre 10% e 20% dessa quantia à sua meta. Isso prepara você para possíveis imprevistos e aumento nos preços. Além disso, crie um prazo final para atingir seu objetivo e estabeleça metas de curto prazo. Dessa forma, você fica cada vez mais perto de realizar o seu sonho sem ter que juntar uma grande quantidade de dinheiro de uma só vez.

Crie o planejamento financeiro

Agora é a hora de colocar a mão na massa e criar o seu planejamento para o próximo mês. Planeje os seus gastos com cada uma das suas despesas com base nos meses anteriores. Lembre-se de incluir tudo, inclusive atividades de lazer.

Não se esqueça de inserir também seus planos de economia relacionados ao seu objetivo principal. Para isso, use planilhas ou plataformas específicas.

Acompanhe o seu planejamento

Não basta criar um planejamento sem acompanhá-lo diariamente. Acompanhe todos os seus gastos do mês e o quão adequados eles estão ao seu plano.

Tente se manter fiel ao que você programou e evite despesas desnecessárias. Lembre-se de que o planejamento financeiro é um processo contínuo.

Economize dinheiro

Economizar pode parecer desafiador, mas algumas ações te ajudam a manter suas despesas dentro do que você planejou. Faça listas de compras antes de ir ao supermercado e se mantenha fiel a elas. Além disso, evite comprar itens que não sejam de necessidade básica.

Estude sobre investimentos

Comece a estudar e buscar informações sobre formas de investir o seu dinheiro. A melhor fonte de investimento depende da quantidade que você consegue guardar e dos riscos que você pretende correr. Portanto, estude todas as fontes e descubra qual a mais adequada à sua realidade.

Independentemente da sua renda, o planejamento financeiro é uma ferramenta essencial para o controle das suas finanças. Dessa forma, você consegue gastar de maneira mais consciente e ainda economizar para realizar os seus sonhos mesmo estando no início da carreira. Por isso, invista na criação do seu planejamento financeiro pessoal hoje mesmo!

Agora que já sabe como planejar as finanças do salário de estágio, busque a oportunidade ideal para você aplicar esse conhecimento! Acesse o portal de vagas Contratanet e se candidate às melhores vagas de estágio.

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: