Empresas RH

Como fazer uma avaliação de performance na empresa?

A avaliação de performance é uma ferramenta importante para a empresa e para os funcionários. Com a ajuda desse recurso é possível entender o desempenho de cada indivíduo e da equipe, ajudando no alcance de metas e viabilizando o crescimento das carreiras e da empresa.

As informações obtidas nas avaliações podem ser usadas como base para a tomada de decisões, assim é possível definir o rumo da organização e entender em quais áreas estão concentrados os melhores talentos e quais precisam ser trabalhados. Também ajuda a desenvolver programas de treinamento que resolvam falhas de competências. Continue a leitura do artigo que preparamos e saiba mais!

Fazendo uma avaliação de performance eficaz

Os métodos usados devem ser simples e dinâmicos, para facilitar a coleta e compilação de dados. Os antigos formulários pesados e extensos são cansativos, tomam um tempo precioso e pouco ajudam no momento de condensar os resultados para uma análise.

Para a avaliação, podem ser captadas as impressões sobre os funcionários dos diferentes níveis hierárquicos dentro da empresa, obtendo assim uma visão mais ampla. Uma autoavaliação também pode ser considerada, já que apenas o próprio funcionário conhece suas reais dificuldades e pode apontar o que está atrapalhando na realização do trabalho de maneira plena.

No entanto, é importante que essas impressões sejam coletadas de maneira anônima e principalmente, é recomendado bom senso. Prejulgamentos podem interferir na avaliação, tanto de maneira positiva como negativa. É necessário neutralizar possíveis influências provocadas por outros motivos que não sejam diretamente relacionados à performance do profissional.

Alinhando metas com o planejamento estratégico

Toda empresa tem um planejamento maior, de conclusão de tarefas para o alcance dos objetivos a curto e longo prazo. Para que a avaliação de performance realmente funcione, é necessário alinhar o desempenho dos profissionais a esse planejamento, identificando como cada talento pode contribuir.

Usando a avaliação para o alcance de metas

A avaliação de performance deve ser usada para ajudar no alcance de metas, identificando o que deve ser desenvolvido para que cada profissional e a equipe consigam contribuir de maneira significativa nos objetivos da empresa.

Com as metas estabelecidas de maneira clara, é hora de usar os resultados da avaliação e entender os pontos cegos de cada desempenho. Isso ajuda não apenas no desenvolvimento da empresa, mas também no crescimento de carreira do profissional envolvido e da equipe como um todo.

Avaliando e dando feedback

A avaliação não pode de forma nenhuma ser um motivo para que o profissional fique estressado ou irritado. Para isso, é importante que a comunicação sobre os resultados — o feedback — seja feito com empatia, para esclarecer, ao funcionário, quais são suas falhas e como melhorar seu desempenho.

Além disso, essa ferramenta pode ser usada para reconhecer um profissional dedicado e com bons resultados. O feedback aplicado corretamente vira um verdadeiro guia para crescimento dentro da empresa, ajudando também a empresa a promover o engajamento e identificar futuros líderes.

Sabendo a importância da avaliação de performance e como aplicá-la de maneira satisfatória, a empresa vai atingir os melhores resultados. Se você aplica este processo em sua empresa, deixe seu comentário com suas impressões e práticas!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: