Candidatos Currículo

Como fazer uma carta de apresentação relevante?

Em muitos processos seletivos, algumas empresas costumam pedir a famosa carta de apresentação. Embora, atualmente, ela seja pouco utilizada, essa carta ainda pode ser exigida — tanto para ser entregue individualmente quanto para ser anexada a outros documentos.

Nos casos em que essa carta não é obrigatória, o candidato deve recorrer a outros meios. Por exemplo, um currículo bem elaborado e criativo ou uma postura confiante na entrevista de emprego podem ser o diferencial para uma nova contratação.

Bom, para não ser pego de surpresa na hora de expor suas experiências, separamos informações preciosas neste artigo. Aqui, ensinaremos como elaborar uma carta de apresentação relevante — e você também vai conhecer outras dicas para seguir em um processo de seleção.

Assim, você criará uma visão positiva, despertando a atenção dos recrutadores nas seleções para vagas de emprego. Confira!

O que é preciso para escrever uma carta de apresentação?

Se você já começou a rascunhar sua carta, pare! Antes de escrever, é necessário pesquisar. Isso mesmo! Pesquise sobre a empresa, procure nas redes sociais, no site institucional e na descrição da vaga. Utilize essas informações a seu favor.

Por exemplo, se você vê na descrição da empresa em uma rede social que ela “fomenta, valoriza e reconhece talentos”, sanote isso no seu rascunho. Reconheça o que a empresa busca.

Dê uma boa olhada no seu currículo e tome nota também do que é mais relevante, daquilo que você aprecia nele — cursos de línguas, uma pós-graduação e certificações, por exemplo. Isso também será importante na elaboração da carta.

Como fazer uma carta de apresentação?

Comece verificando o nível de formalidade da empresa e do cargo ofertado.

É importante não ser formal demais, quando essa não é a identidade da empresa. Por outro lado, nunca seja informal demais — nada de gírias, brincadeiras e “tiradas geniais”. Opte pela simplicidade, sem utilizar palavras rebuscadas.

Definido isso, você precisará começar tratando seu recrutador pelo nome. Caso não saiba, opte por um tratamento gentil. “Prezado”, “Senhor recrutador” etc.

Use as suas anotações colhidas sobre a empresa e os pontos principais que constam no seu currículo.

Quanto à empresa, corresponda ao que ela reconhece como identidade própria. Também informe se você corresponde aos requisitos solicitados. Quanto ao seu currículo, exalte o que é importante para você e o que é relevante para a vaga.

Como é a aparência de uma boa carta de apresentação?

Vamos a um exemplo prático:

“Prezado Sr. Eduardo Souza,

Tomei conhecimento do processo seletivo para Analista de Marketing na empresa XYZ e gostaria de participar.

Atendo a todos os requisitos solicitados na vaga e me considero apto para exercer a função.

Tenho formação acadêmica em Makerting, pela Universidade ABC, e estou cursando especialização em Marketing Digital, além de possuir fluência em inglês.

Identifiquei-me com a política de reconhecimento e a valorização de talentos da XYZ. Acredito que posso contribuir e aprender muito com a experiência.

Atenciosamente,
J. F.”

No final, assine acima do seu nome.

O que evitar na carta de apresentação?

A simplicidade e a objetividade devem ser os marcos da sua carta, pois ela deve chamar a atenção em pouco tempo de leitura — e é claro que ela deve fazer isso de forma positiva.

Então, sabendo o que deve colocar na sua carta, tenha atenção, pois há alguns pecados que podem atrapalhar seu intento de conseguir a vaga. Veja estas dicas:

  • Cuidado com o vocabulário: peça a alguém para revisar o conteúdo, para evitar que algum erro passe despercebido.
  • Menos é mais: quanto mais escrever, mais chance terá de dizer algo inapropriado ou cansar o recrutador, que talvez nem leia toda a carta. É melhor ater-se somente ao necessário.
  • Não coloque informações pessoais na carta (e nem no currículo): documentação, endereço e outros dados desse tipo serão solicitados caso você vá para a entrevista. Agora, o importante é chegar até ela.

Pratique testando algumas versões diferentes. No começo, isso pode não fluir muito facilmente, mas logo você saberá como fazer sua carta de apresentação com facilidade.

Para ter mais uma carta na manga, conheça, a seguir, como destacar-se em um processo seletivo para além de uma carta de apresentação.

Currículo personalizado e de acordo com a vaga

Uma boa alternativa para ser utilizada além da carta de apresentação pode ser o currículo. Ele funciona como um cartão de visita para os candidatos em processos seletivos. Além disso, as empresas têm considerado-o cada vez mais para selecionar seus futuros colaboradores.

No entanto, muitos candidatos acabam errando na elaboração do currículo, o que pode prejudicar na seleção para a vaga. Por exemplo, não se pode enviar o mesmo currículo para empresas ou vagas diferentes.

Na hora de preparar o currículo, assim como ocorre com a carta de apresentação, o candidato deve conhecer bem a empresa e as características exigidas para a vaga. Pensando nisso, ele deve destacar as experiências que mais têm a ver com esses aspectos da corporação.

Se tiver dúvidas para elaborar o seu currículo, você pode contratar o Consultor Online. Esse serviço possui orientadores especializados, que farão um atendimento personalizado a você.

Com o currículo pronto e devidamente elaborado, você pode divulgá-lo para uma empresa em um portal de recrutamento. Nesse tipo de plataforma, milhares de empresas disponibilizam informações sobre suas vagas e, ao mesmo tempo, você pode cadastrar seu currículo gratuitamente.

Postura autêntica na entrevista de emprego

Um outro aspecto a que você deve se atentar, aliado ao currículo, é o posicionamento autêntico em uma entrevista de emprego. Muitos candidatos, quando são chamados para entrevista, inventam novas habilidades ou negam seus defeitos, achando que vão conquistar a vaga dessa maneira.

Nada disso! Além de serem especialistas em selecionar novos talentos, os recrutadores também são ótimos em detectar mentiras. E quando um candidato demonstra ser o que não é, muito possivelmente, ele não será contratado.

Assim, nada de forçar a barra e idealizar um candidato perfeito para a empresa. Quando se demonstra ter autenticidade, é possível passar confiança e credibilidade aos recrutadores. E isso, sim, é algo muito bom!

Destaque de seus pontos fortes durante a seleção

Muitas vezes, durante um processo seletivo, é feita aquela famosa pergunta: “Quais são seus pontos fortes?”. Muitos candidatos acabam titubeando na resposta ou decoram frases prontas. Isso pode mostrar o despreparo do candidato para a vaga.

Para fugir disso e passar uma apresentação melhor de si, faça um exercício de autoconhecimento. Quer dizer, antes de participar do processo seletivo, pense um pouco sobre suas qualidades e os aspectos que você precisa melhorar.

Tendo uma visão sobre seus talentos e habilidades, vai ficar mais fácil de encontrar a vaga pretendida e convencer os recrutadores. Lembre-se de que o bom desempenho de suas atividades da empresa vai depender da relação que você tem consigo mesmo!

Seguindo essas informações, você poderá conseguir chamar a atenção dos recrutadores, seja por meio da carta de apresentação ou de maneiras alternativas no processo de seleção. E, além dessas sugestões, é interessante que você fique por dentro de outros aspectos importantes para a sua carreira. Descubra algumas dicas fundamentais para quem está entrando no mercado de trabalho aqui.

Você é recém-formado? Está à procura de um emprego? Que tal conhecer 4 passos para conseguir o primeiro emprego?

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: