Candidatos Processo Seletivo

Como lidar com um “não” em processos seletivos?

Processos seletivos podem ser desgastantes para algumas pessoas — principalmente quando a resposta é negativa. A frustração de receber esse tipo de rejeição causa as reações mais diversas: apatia, raiva, desistência de outros processos, falta de autoconfiança etc. Porém, por mais desmotivador que esses momentos possam ser, é importante não perder o ânimo. A grande pergunta é: como fazer isso?

Continue lendo o post de hoje e saiba como lidar com um “não” em processos seletivos!

1. Não reaja negativamente

Se você não foi aceito, isso significa apenas que seus perfis profissional e acadêmico não se encaixavam com o que aquela empresa procurava. Reagir negativamente só irá alimentar mais sua frustração e, dependendo da sua postura, até mesmo fazer com que aquela empresa jamais volte a te considerar para outros processos seletivos.

2. Não leve para o lado pessoal

Processos seletivos são, em geral, isentos de parcialidade — ou seja, não tome aquela rejeição como algo pessoal. Existem diversos perfis de vagas, assim como diversos perfis de candidatos. Muitas vezes, o profissional de RH que conduz as entrevistas recebeu um currículo melhor, ou percebeu algum traço em você que não se encaixava bem com a vaga ofertada. Isso é normal em qualquer processo seletivo e não quer dizer que você seja um mal candidato.

3. Agradeça a oportunidade

Depois de terminado o processo seletivo, não deixe de pelo menos escrever um e-mail ao profissional que conduziu as entrevistas e seleção dos candidatos. Agradeça a oportunidade de ter participado e reitere seu interesse em trabalhar para aquela empresa no futuro. Por mais que você vá continuar a procurar outras vagas, isso é uma forma de deixar uma boa impressão na empresa e garantir uma porta aberta em futuros processos seletivos.

4. Não desista de outros processos seletivos

Ter fracassado em um processo seletivo não significa que o mesmo acontecerá em outros. Existem outras oportunidades de trabalho por aí, inclusive melhores do que a que você acabou de perder — talvez elas sejam inclusive mais adequadas para seu perfil profissional. É muito comum que outras oportunidades sejam melhores para sua carreira do que as primeiras entrevistas que você fez. Não é hora de desistir!

5. Aprenda com os erros

Um exercício que todo profissional rejeitado deve tentar fazer é o de aprender com os erros. Você foi sucinto demais nas entrevistas? Deixou de completar alguns itens essenciais do currículo? Causou uma má impressão no momento da dinâmica de grupo? Reflita sobre esses possíveis erros que você pode ter cometido, para fazer diferente no futuro.

6. Prepare-se melhor para a próxima vez

Para a próxima entrevista, prepare-se mais e melhor. Como fazer isso? Agora que você já tem mais experiência em processos seletivos, poderá treinar as respostas para perguntas mais comuns, verificar qual tipo de profissional essa nova empresa costuma contratar e editar melhor seu currículo para o futuro.

Por mais difícil que seja lidar com um “não” em processos seletivos, há muito o que aprender com essa experiência. Que tal colocar nossas recomendações em prática para lidar melhor com esse tipo de rejeição? Você já teve que lidar com experiências de rejeição? Como reagiu? Compartilhe com a gente sua história aqui nos comentários!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: