Empresas MyTalents Recrutamento e Seleção

Como melhorar a seleção de pessoas da minha empresa?

O processo de recrutamento e seleção de pessoas mudou muito ao longo dos anos. Não só pelas novas tecnologias, que otimizaram o relacionamento entre recrutadores e funcionários, mas também pela maneira como as empresas passaram a enxergar os seus colaboradores.

Diferente de antes, um funcionário não é apenas um recurso humano, ele agora é parceiro, gerador de ideias e empreendedor interno que colabora ativamente com o crescimento da empresa.

Essa mudança de concepções eleva a importância do recrutador e do processo seletivo como um todo. Uma escolha errada ou impensada pode gerar uma série de consequências negativas, como a desestabilização de uma equipe e até mesmo perdas financeiras graves.

Para evitar esse tipo de desgaste, confira abaixo algumas dicas de como melhorar o recrutamento e seleção de pessoas em sua empresa!

Defina um perfil ideal

Colaboradores são recrutados para atender demandas e/ou necessidades da empresa. Sendo assim, é importante determinar, claramente, qual lacuna este novo funcionário deve preencher. Essas definições devem ir além das qualificações profissionais. É importante estabelecer as características ideais do profissional que ocupará aquela posição.

Algumas funções, por exemplo, exigem perfis mais operacionais, outras perfis de liderança. Para aumentar as possibilidades de fazer uma boa escolha é importante ter essas características bem definidas.

Valorize o equilíbrio emocional e o bom relacionamento interpessoal

Pessoas com boa capacidade de comunicação e trabalho em equipe devem ser valorizadas, ainda que não tenham um currículo exemplar. É claro, tudo vai depender do perfil ideal para aquela posição na empresa. No entanto, o trabalho de uma equipe integrada tende a gerar bons resultados e tornar o ambiente corporativo mais agradável.

O equilíbrio emocional também deve ser valorizado no processo de seleção, uma vez que, pessoas com essa característica conseguem lidar melhor com situações de pressão ou crise, comuns no ambiente de trabalho.

Vá além do currículo

Infelizmente, é comum que as pessoas mintam ou superestimem suas qualificações e atributos no currículo. Por isso a entrevista pessoal é tão importante. Caso não seja possível captar todas as informações necessárias, por meio da entrevista, a tecnologia pode jogar a seu favor.

Hoje em dia é muito comum que os recrutadores usem as redes sociais para conhecer melhor um candidato, saber seus hábitos, opiniões e posicionamentos. É claro que essa deve ser apenas uma avaliação complementar, nada se compara ao olho no olho de uma entrevista. Hoje em dia, essa “espiadinha” equivale às antigas referências que eram solicitadas aos ex colegas de trabalho ou chefes.

Recrute online

As redes sociais não servem apenas para que as empresas conheçam mais os seus candidatos, mas também facilita o processo de recrutamento e seleção. Por meio delas, é possível encontrar candidatos mais próximos do perfil procurado. A empresa deixa de ser passiva, apenas recebendo currículos, e passa a buscar candidatos qualificados para o seu quadro.

Tenha um processo de recrutamento e seleção bem estruturado

Antes mesmo de selecionar os primeiros currículos, planeje todo o processo seletivo. Isso é importante para manter a credibilidade da empresa com os candidatos, que também podem ser futuros clientes.

É importante que o processo comece já com uma data limite para a contratação. Para isso, é importante saber quantas fases o processo terá, quais pessoas ou setores participarão do processo e quais testes serão realizados. Alinhar as expectativas da empresa com a dos candidatos é fundamental para garantir que ninguém saia decepcionado.

E ai, agora que já sabe como melhorar o processo de recrutamento e seleção, que tal automatizar todos esses processos? Conheça o MyTalents, o software de recrutamento e seleção da Contratanet!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: