Empresas RH

Como motivar uma equipe: 4 dicas valiosas

como motivar uma equipe

Manter a motivação de uma equipe não é algo simples de se fazer, mas é tarefa de todo gestor ou empresário que anseia pelo sucesso.

Com o passar do tempo, é normal que os funcionários acabem perdendo aquele ímpeto inicial em entregar os melhores resultados e aí a acomodação e a queda de produtividade surgem, fazendo com que os números da empresa despenquem. No entanto, existem algumas formas de mudar esse cenário e imprimir em seus colaboradores uma grande vontade de fazer algo além pelo crescimento do negócio.

Algumas atitudes são simples de ser aplicadas e os benefícios realmente podem surpreender. Quer descobrir as dicas mais valiosas para motivar ainda mais sua equipe? Confira o texto a seguir!

Seja um líder

O primeiro passo para motivar ainda mais sua equipe é ter um líder que os guie pelo melhor caminho. Porém, é muito mais fácil falar em liderar do que efetivamente fazê-lo.

Para ser um bom chefe é preciso ter convicções fortes, mas sem deixar de lado a humildade; é preciso compreender o que seus liderados precisam, pois o líder é acima de tudo um doador: ele doa seu tempo, inteligência e capacidade em prol do grupo, não de si próprio. Escute, observe e faça seu melhor – só assim você poderá ser um grande condutor.

Ofereça condições para que sua equipe desempenhe o seu papel

Nada pode ser mais desmotivante para um profissional do que não ter a estrutura adequada para trabalhar. Imagine uma empresa onde a internet é lenta e vive caindo, os computadores não suportam a demanda, os materiais básicos faltam e o ar-condicionado não gela. Quem consegue ser produtivo assim?

Investir para garantir condições adequadas de trabalho é essencial, pois esse dinheiro volta multiplicado nos resultados ao final do mês. Faça manutenção dos aparelhos, contrate serviços adequados e dê conforto para que seus colaboradores possam efetivamente executar seu serviço. Podemos dizer que estes são os elementos básicos para manter a motivação da equipe, pois envolvem questões do dia a dia.

Confie e delegue responsabilidades

Confiar em seus funcionários os deixará mais seguros, o que faz também com que possam render melhor em suas posições. Essa é uma boa forma de motivar ainda mais sua equipe sem precisar gastar dinheiro. Se o trabalho permitir, deixe que eles tenham um pouco mais de liberdade para fazer seus horários, libere mais cedo quem fez hora extra no dia anterior ou se esforçou em dobro num projeto.

Estabeleça prazos mais flexíveis quando for possível e deixe que eles programem suas tarefas de acordo com seu próprio julgamento. Saber delegar é essencial e faz com que os membros da equipe se sintam mais valorizados, despertando um maior interesse pelo resultado final.

Os alimentos podem fazer diferença

Que tal usar um pouco de ciência a favor da empresa? Pois saiba que alguns alimentos podem ser muito úteis na hora de dar um ânimo a mais na realização das tarefas.

A cafeína é uma grande conhecida dos meios corporativos e ajuda despertar e dar energia, mas você já ouviu falar do poder do chocolate? Eles ajudam na liberação de um neurotransmissor, a dopamina, que ajuda o raciocínio a ser mais rápido e também nos deixa mais ligados. Invista nos amargos ou meio amargos, pois contém menos gordura e são mais saudáveis. É uma maneira de aumentar a produtividade e ainda deixar a todos mais felizes, afinal, quem não gosta de um chocolatinho no meio do expediente?

Essas são algumas dicas básicas sobre como motivar uma equipe. Seguindo esses passos, seus funcionários ficarão mais satisfeitos e poderão executar melhor suas tarefas, não deixando o desânimo chegar. É função do gestor sempre fazer o melhor pelo destino da empresa e conduzir os colaboradores para onde todos desejam: o sucesso!

E você, como faz para motivar os seus funcionários? Compartilhe suas experiências, opiniões e dúvidas conosco através dos comentários.

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: