Candidatos Carreira

Como o coaching vai ajudar seu futuro profissional?

Procurando por novas oportunidades? Querendo mudar de área de atuação? Pensando em empreender? Para te ajudar a encontrar respostas para esses questionamentos, existe o coaching. No post de hoje, você vai conhecer um pouco sobre esse serviço cada vez mais procurado e como as técnicas utilizadas podem te ajudar a construir um futuro profissional de sucesso. Preparado? Então vamos lá.

O que é coaching

Dentre alguns de seus muitos significados, coaching pode ser traduzido como treinamento ou instrução. O serviço de um coach — profissional habilitado para realizar o coaching — é ajudar o cliente a potencializar suas habilidades e ampliar o autoconhecimento, de modo que esse consiga definir aonde quer chegar e como o fará. Um coach não precisa ser necessariamente da mesma área de atuação do cliente, mas é fundamental que entenda sobre comportamento humano, gerenciamento de mudanças e gestão de conflitos, além de ter uma visão geral sobre negócios.

Técnicas de coaching 

As técnicas utilizadas nas sessões de coaching têm fundamento científico e são voltadas para o presente e o futuro. Muitas perguntas são realizadas com o intuito de fazer com que o coachee — pessoa que passa por sessões de coaching — consiga conhecer melhor a si próprio, refletir e então conseguir resolver conflitos internos que possivelmente estejam dificultando tomadas de decisão e definições de objetivos de vida.

Normalmente são realizadas sessões semanais ou quinzenais. Na maioria dos casos, não são necessárias muitas sessões para que o cliente consiga definir suas metas e encontrar o melhor caminho para alcançá-las.

Benefícios do serviço

Voltado para o desenvolvimento humano, o serviço de coaching pode ajudar muito o cliente. Diferentemente do que muitas pessoas pensam, o coaching pode ser voltado tanto para o âmbito profissional como para o pessoal, e traz benefícios para os dois casos, como:

  • Autodesenvolvimento;
  • Autoconhecimento;
  • Melhoria da comunicação;
  • Definição de metas e objetivos;
  • Administração do tempo;
  • Flexibilidade e resiliência;
  • Inteligência e controle emocional.

O momento de procurar a ajuda de um coach

Nem todo mundo precisa de coaching para conseguir encontrar seus objetivos, mas você certamente saberá o momento certo para buscar ajuda caso seja necessário. Muitas empresas procuram o serviço para desenvolvimento de seus executivos e potenciais talentos, mas a busca pelo coaching também pode vir de uma demanda individual.

O coaching é muito procurado por profissionais em transição de carreira ou que têm o intuito de assumir uma posição de liderança. Além disso, ele também é usado como preparação para grandes responsabilidades e projetos.

Coaching e o sucesso do seu futuro profissional

Passar por sessões de coaching proporciona muitas mudanças. O autoconhecimento gerado leva a autoconfiança, o que pode ajudar o cliente a tomar decisões importantes que certamente contribuirão para o sucesso do seu futuro profissional. Dentre essas decisões estão a  mudança de emprego, o empreendedorismo, a migração para uma nova área de atuação, a atuação como gestor e muitas outras.

Se você não sabe muito bem para onde seguir, ou se gostaria de melhorar a sua atuação no seu trabalho e conquistar um excelente futuro profissional, o coaching pode ser a solução para você. Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Gostaria de saber mais sobre como o coaching pode te ajudar? Deixe seus comentários!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: