Candidatos Carreira

Como pedir demissão de maneira correta?

Pedir demissão é sempre um momento delicado na carreira de qualquer profissional, pois demanda maturidade e cautela para não causar desconfortos ou estabelecer um clima ruim para a saída da empresa. Todo cuidado é pouco no momento de pedir demissão, pois manter um bom relacionamento pode ser útil em ocasiões futuras.

Assim, é essencial cuidar para que esse processo seja tranquilo, de modo a deixar as portas abertas. Por isso, com este post você vai aprender como se desligar da empresa da melhor maneira possível, sem causar estresses nem para você, nem para o empregador.

Tome uma decisão consciente

A decisão por se demitir deve acontecer com base em muita reflexão, considerando oportunidades de médio prazo, possibilidades de crescimento e aprendizado, benefícios e a situação de mercado.

É preciso analisar todas as variáveis e não apenas problemas pontuais, como conflitos com colegas ou frustrações momentâneas. Nesses casos, é importante fazer uma autoavaliação e ponderar o que cabe à empresa e o que cabe ao próprio profissional.

Vale lembrar que nem sempre um salário maior deve ser o único fator motivador para que você troque de emprego. Deve-se fazer uma avalição da situação como um todo, podendo até mesmo contar com o auxílio de um coaching de carreira, antes de dar esse importante passo em sua trajetória profissional.

Avise seu gestor direto antes de qualquer outra pessoa

Após a decisão ser tomada é fundamental conversar com o gestor direto, em particular. Esse diálogo deve ser franco e breve, sem rodeios, reclamações ou desabafos pessoais. Também não é adequado espalhar a notícia entre os demais membros da equipe, pois os boatos e as fofocas nunca são produtivos.

Ao abordar o seu gestor, diga que precisa falar com ele em particular para expor uma situação. Comente os motivos que geraram a demissão, coloque-se à disposição para conversar etc.

Mantenha o gestor consciente de que você não pretende comentar sobre a saída com outros colegas e que essa informação será disponibilizada aos demais colaboradores no momento certo.

Esteja disposto a ouvir uma contraproposta

Existe a possibilidade de uma contraproposta por parte da empresa, então é importante estar disposto a ouvi-la e avaliá-la. Pode ser uma promoção, um aumento salarial ou mesmo uma nova função. A sinceridade na resposta final, seja para aceitar ou recusar, é essencial para manter uma relação positiva com o gestor.

Se mesmo com a contraproposta você continuar desejando sair da empresa, deve ter um cuidado ainda maior. A ideia é que você evite magoar os gestores que fizeram um esforço maior para segurar você na empresa.

Deixe claro os seus motivos mais uma vez, evitando parecer soberbo ou ingrato com a organização em que você trabalhou.

Negocie um prazo para a saída da empresa

É necessário negociar o prazo para a saída da empresa, até mesmo por causa da obrigatoriedade do aviso prévio. Assim, é adequado colocar-se à disposição para treinar o substituto, bem como preparar um pequeno resumo com as principais orientações, contatos e regras para auxiliar o aprendizado do colega.

Além do prazo formal, vale a pena colocar-se à disposição para auxiliar o seu substituto nos dias que sucederem a sua saída oficial da empresa, por meio de ligações telefônicas, e-mail ou redes sociais.

Afinal, é comum que surjam dúvidas sobre um determinado projeto em que você pudesse estar muito envolvido. Essa espécie de consultoria, em determinadas situações, pode até ser paga, se você negociar essa prestação de serviços com a empresa.

Formalize o acordo

É importante formalizar o acordo firmado com o gestor e com a empresa sobre as condições definidas para o desligamento, prazos e responsabilidades. Um e-mail com todos os itens negociados é suficiente.

No entanto, em algumas organizações maiores e com uma estrutura hierárquica mais estruturada, recomenda-se que haja uma formalização junto ao setor jurídico da empresa. Desse modo, um documento pode ser redigido e assinado por ambas as partes, contendo as obrigações de cada um no momento da rescisão.

Negocie o início com o novo empregador

A chegada à nova empresa também precisa ser negociada, de modo que os prazos e as expectativas estejam alinhados. O período de transição leva algum tempo e precisa ser respeitado.

Ao conversar com o novo empregador, informe que você tem um prazo a cumprir na sua antiga empresa e a partir de qual dia você poderá assumir integralmente as atividades no novo emprego.

Agindo dessa forma, o seu novo empregador também verá que você é um profissional sério e que valoriza a empresa em que trabalha. Tal atitude, portanto, poderá fazer com que você até ganhe pontos com o novo chefe.

Atenha-se a fatos na entrevista de desligamento

Algumas empresas costumam realizar entrevistas de desligamento, seja pelo próprio gestor ou por um profissional de recursos humanos, para os casos de pedidos espontâneos dos colaboradores.

A intenção é esclarecer os motivos que levaram o colaborador a preferir outra empresa. Esse momento também é delicado e deve ser baseado em uma conversa transparente com base em fatos, como propostas salariais e de carreira, cargos e benefícios. Não é aconselhável apelar para o emocional: a exposição de mágoas ou rancores apenas demonstra imaturidade.

Lembre-se de que, no caso de você sair da empresa por conta da dificuldade de relacionamento com um colega, por exemplo, em situações futuras essa pessoa poderá não estar mais na empresa. Assim, você não fecha porta e poderá retornar ao emprego, até mesmo em posições superiores, em outros momentos da sua carreira, em médio ou longo prazo.

Planeje as entregas previstas

Outro aspecto relevante é a entrega de projetos e demandas que estavam sob a responsabilidade do colaborador. Vale a pena estabelecer um planejamento para assegurar o término das principais atividades pendentes antes da saída. Essa preocupação demonstra engajamento e colabora muito para a manutenção de um bom relacionamento com os colegas e gestores.

Como já dito anteriormente, também cabe colocar-se à disposição do substituto em sua função para o esclarecimento de pontos específicos de cada projeto em andamento.

Mantenha as portas abertas

É especialmente importante agradecer e deixar as portas abertas para futuras oportunidades. Uma postura profissional correta, bem como um comportamento ético, educado e cordial, sempre favorece a construção de uma boa imagem e reputação.

Um breve e-mail de agradecimento ao gestor costuma ser apropriado. Vale ressaltar que, após a demissão, é essencial tentar manter o contato com os profissionais da antiga empresa. Esse tipo de relacionamento é interessante, saudável e propicia novas trocas de experiências e ideias, além de fortalecer o networking.

Caso a relação com os seus colegas seja bastante próxima, uma pequena confraternização na empresa pode ser uma boa ideia. Não precisa ser um evento muito elaborado, apenas um bolo ou alguns salgados para confraternizar pode ser suficiente, ou ainda, convidar os colegas para jantar por sua conta em um restaurante, por exemplo.

Esteja preparado para uma reação negativa

Sempre existe uma chance de uma reação negativa por parte do gestor ao ser comunicado sobre o pedido de demissão. Infelizmente, alguns chefes ainda têm dificuldades para lidar com esse tipo de situação e podem ser indelicados ou mesmo agressivos.

Nesse caso, o melhor é interromper a conversa e retornar em outro momento. Mas se o problema persistir, o recomendável é envolver o departamento de recursos humanos e continuar o processo de forma madura e profissional.

Lembre-se de que ninguém sabe mais do que é melhor para você do que você mesmo! Portanto, não permita ser persuadido e haja de acordo com sua vontade. A submissão poderá fazer com que você se sinta infeliz na empresa, o que não será benéfico nem para você e nem para a organização.

Seja qual for o motivo para a demissão, é preciso fazer o possível para que esse momento aconteça de maneira profissional, madura e sem causar desentendimentos. E você, já precisou pedir demissão? Como você lidou com a situação? Conte para a gente nos comentários! Ou, se estiver pensando em apostar em um novo emprego, deixe suas dúvidas e confira também nosso artigo sobre mudanças na carreira e nossas dicas para o sucesso profissional.

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: