Candidatos Carreira

Como “pensar fora da caixa” pode ajudar na sua carreira!

pensar fora da caixa

O mercado está em constante evolução e se você não se reinventa para acompanhá-lo, pode ficar para trás. Mas como ser um profissional que o mercado atual procura? Como construir sua carreira se destacando entre milhares de candidatos para aquela vaga que tanto quer? Como ter um mindset de sucesso? A resposta pode ser mais simples do que pensa. Preparado para se tornar um profissional do futuro? Então veja como “pensar fora da caixa” pode lhe ajudar a alcançar o sucesso em sua carreira.

Pense fora da caixa

Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.

—Albert Einstein

O primeiro passo para se tornar um profissional que o mercado procura é transformar seu mindset. Jogue fora todos os conceitos unilaterais que tem sobre métodos de trabalho, de planejamento e solução de problemas. O mercado é plurilateral e exige a todos os momentos que você esteja de olhos abertos em todas as direções. Por exemplo, se você trabalha com vendas, não pode pensar apenas em melhorar seus números, mas também precisa ficar de olho nas leis que regem o mercado, no comportamento do seu cliente em potencial e em futuros problemas e oportunidades.

Este tipo de pensamento, capaz de estar antenado para várias faces de uma realidade de mercado, é chamado pensamento lateral e é simbolizado pela frase que você já deve ter escutado: “pensar fora da caixa”. É quando se tem uma orientação ou ponto de vista diferente da linha normal de raciocínio; quando se aborda um problema comum com um olhar completamente diferente.

O profissional capaz de exercitar diferentes pontos de vista diante de um problema é o que o mercado do futuro mais procura.

Este tipo de profissional é capaz de ser um vanguardista na hora de propor soluções e levar marcas a se destacarem, e isso tem grande valor para qualquer empresa. É como Einstein uma vez disse: “insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. Ou seja, quanto mais plurilateral for seu pensamento, mais inovador será sua solução e mais destaque você terá dentro da empresa e no mercado.

Como ter um pensamento lateral?

O pensamento lateral é uma habilidade que pode ser treinada e fortalecida como qualquer outra. Basta ter disciplina e usar algumas técnicas diárias para treinar seu mindset. Por exemplo, sempre que tiver um problema a ser resolvido, experimente se afastar dele por um dia e depois retomá-lo. Esta pausa pode te ajudar a enxergar o problema sobre outra perspectiva.

Outra ação que te ajuda a treinar seu pensamento lateral é envolver outras pessoas no problema. Um novo olhar pode colocar luz sobre um ponto que você não imaginava e te dar nova perspectiva. Tente também o exercício de se colocar no lugar do outro — por exemplo, do seu cliente. Experimente pensar como ele e enxergar aquele problema com seus olhos. Isso também pode te ajudar a ver novos caminhos e descobrir novas soluções.

Grandes líderes pensam diferente

Quando você exercita o “pensar fora da caixa” diariamente, não está apenas se preparando para se destacar no mercado, mas também está treinando para se tornar um grande líder. Afinal, aqueles que pensam desta forma são capazes de inspirar muitas pessoas ao seu redor e este é o primeiro passo conquistar um cargo de liderança.

Agora diga para nós: você pensa fora da caixa? Deixe seu comentário e continue nos acompanhando!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: