Empresas

Como realizar uma avaliação de desenvolvimento em sua empresa?

como-realizar-uma-avaliacao-de-desenvolvimento-em-sua-empresa

Quando ministra um treinamento, você sabe quais são os resultados gerados, tanto para os seus colaboradores quanto para a empresa como um todo? Sabe qual é a importância dessa informação para o negócio?

Na verdade, avaliar os resultados das capacitações ministradas é essencial para entender a contribuição que os programas de treinamento e desenvolvimento geram para o seu negócio.

Isso lhe permite calcular o retorno sobre o investimento realizado e identificar os problemas e gargalos dessas estratégias na sua empresa. Assim, é possível trabalhar para a melhoria contínua do setor de P&D, desenvolvendo o potencial dos seus colaboradores.

Em outras palavras, a avaliação de desenvolvimento se mostra como uma grande aliada da sua empresa — principalmente quando se trata do modelo Kirkpatrick. Quer entender como implementar essa ferramenta? Então, continue lendo!

Entenda o modelo Kirkpatrick

Criada por Donald Kirkpatrick, esse modelo é uma forma de avaliação de desenvolvimento — ou seja, de mensurar os resultados do programa de treinamentos de uma empresa.

Ele se baseia em quatro níveis de análise, que medem diversas formas de resultado que os treinamentos podem gerar, identificando problemas e potencialidades de cada uma delas. Vejamos, a seguir, quais são eles:

1. Reação

Esse é o primeiro nível de análise e está relacionado a como os colaboradores se sentem em relação ao treinamento ministrado. Para isso, você pode investigar questões como o interesse no tema abordado, condições físicas da sala na qual o treinamento foi ministrado, nível de atenção, tempo de duração, entre outras.

2. Aprendizado

O segundo nível de análise se refere ao conhecimento teórico adquirido com o treinamento. Nesse aspecto, você pode investigar quais conhecimentos foram adquiridos pelos colaboradores e qual é a adequação do treinamento à expectativa prévia que eles tinham.

3. Comportamento

Caso não haja mudança de comportamento entre os colaboradores, apenas aprender novos conteúdos pode não ter resultados reais. Por isso, o terceiro nível de análise do modelo Kirkpatrick se refere ao que foi aplicado na prática após o treinamento, assim como as competências que foram desenvolvidas.

4. Resultados

Por fim, para realizar uma avaliação de desenvolvimento também é importante que você entenda quais foram os resultados organizacionais do treinamento ministrado. Nesse sentido, você deve investigar quais foram as mudanças nos KPIs da organização.

Escolha métodos de coleta de dados

Agora que você já conhece os 4 níveis de análise do modelo Kirkpatrick, é hora de entender como mensurar cada um desses aspectos.

Considere a realidade da sua organização e os seus principais objetivos com essa avaliação de desenvolvimento. A partir disso, escolha a metodologia de coleta de dados mais adequada para a sua empresa. Você pode utilizar questionários, entrevistas, relatórios, observações, entre outros. Inclusive, pode escolher uma metodologia diferente para cada um dos níveis de análise.

Analise as informações

Com os dados em mãos, é hora de analisar os resultados e transformar esses dados brutos em informações relevantes para a sua empresa.

Para isso, compare o que foi obtido com os seus objetivos iniciais. Compare também os resultados de diversos treinamentos entre si, e entenda quais foram os principais pontos fortes e fracos de cada um deles.

Lembre-se de que é importante que os treinamentos da empresa tenham resultados positivos em todos os 4 níveis de análise. Além disso, é essencial utilizar essas informações para criar planos de ação de melhorias para treinamentos futuros.

Enfim, realizar uma avaliação de desenvolvimento na sua empresa é essencial para atuar na melhoria contínua dos programas de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores. Só assim você investe, de fato, na sua equipe e é capaz de potencializar os resultados gerados pelo time, criando um diferencial competitivo para a empresa.

Então, gostou do post? Agora, se quer continuar recebendo conteúdos como esse, assine a nossa newsletter e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: