Carreira

Saiba como se adaptar ao novo emprego da melhor forma

como-se-adaptar-ao-novo-emprego

Você conseguiu aquele novo emprego que tanto queria! E agora? Como se adaptar a essa nova forma de trabalhar? Como se vestir no primeiro dia? Como causar boa impressão e continuar a sua trajetória para o sucesso profissional?

Dizem que a primeira impressão é a que fica, não é mesmo? Isso pode até não ser totalmente verdade, mas se portar bem e mostrar resultados de qualidade logo nos primeiros dias pode ser um diferencial na sua trajetória dentro da nova empresa.

Leia agora mesmo as nossas dicas e descubra como se adaptar ao novo emprego e chamar a atenção dos seus líderes e gestores logo no início!

Pesquise sobre a empresa

Você já conhece um pouco da empresa na qual vai trabalhar. Porém, agora é a hora de entender profundamente como funciona a rotina de trabalho e a cultura da organização.

Portanto, pesquise muito sobre a empresa antes de encarar o primeiro dia. Tente descobrir como os funcionários se vestem para o trabalho, como é a organização da sala na qual você atuará, quem é o seu líder e quais são as principais políticas da empresa.

Você pode buscar fotos do ambiente de trabalho na internet, tentar conversar com alguém que já passou pela organização e explorar todo o site e as páginas institucionais da empresa. Dessa forma, você se sentirá mais seguro e estará mais bem preparado para se adaptar à nova realidade.

Chegue um pouco mais cedo

Ninguém quer chegar atrasado logo no primeiro dia de trabalho. Portanto, descubra o endereço da empresa e qual a melhor forma de se locomover até o local, assim como a distância e o tempo que você gastará para chegar à organização.

Planeje-se com antecedência para chegar, pelo menos, 15 minutos antes do horário combinado. Dessa forma, além de se preparar para qualquer imprevisto que possa acontecer no meio do caminho, você ganha tempo para se familiarizar com a empresa antes de começar a fazer as suas atividades.

Apresente-se para os novos colegas

Ao chegar no local de trabalho, tente se apresentar para os seus colegas, principalmente aqueles que trabalham diretamente com você. Pergunte o nome de cada um e tente memorizá-lo. Se tiver dificuldade para guardar o nome das pessoas, busque técnicas que facilitem o processo.

Porém, evite atrapalhar o trabalho das pessoas para se apresentar. Busque fazer isso em horários de intervalo ou descontração.

Escute as pessoas ao seu redor

Nos primeiros dias de trabalho, busque ouvir mais do que falar. Escute as instruções dos seus superiores, tire todas as suas dúvidas e peça dicas aos seus colegas. Pergunte também sobre a trajetória de quem trabalha com você e busque estabelecer relações construtivas.

Também aproveite o momento para aprender com quem já faz parte da empresa e peça dicas e ajuda sempre que precisar. Não tenha medo de perguntar! As pessoas podem ser mais solícitas e dispostas a ajudar do que você imagina.

Agora que você já sabe como se adaptar ao novo emprego da melhor forma possível, prepare-se para mostrar todo o seu potencial desde o primeiro momento. Com isso, você irá acelerar a sua jornada até o sucesso!

Ainda não achou o emprego ideal? Fique tranquilo! Acesse o portal de vagas Contratanet e se candidate gratuitamente as melhores vagas.

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: