Empresas Recrutamento e Seleção

Como se comunicar com candidatos no processo seletivo

como-se-comunicar-com-candidatos-processo-seletivo

A empresa que sabe como se comunicar com candidatos, obtém benefícios diretos e indiretos para o desenvolvimento de sua marca. A percepção de valor é fortalecida, gerando mais autoridade no mercado, assim como ajuda na tomada de decisão pelo candidato ideal.

E, para mostrar o quanto isso pode ser benéfico à contratação de profissionais, neste post vamos destacar as principais vantagens de um método de comunicação planejado. Acompanhe!

Qual é a importância de se comunicar com candidatos?

Vivemos na Era Digital e atualmente, se comunicar com candidatos deixou de ser uma atividade exclusivamente pautada pela análise de currículo e uma entrevista presencial. Afinal, temos à disposição uma série de ferramentas tecnológicas que permitem uma avaliação mais aprofundada a respeito dos pleiteantes a um cargo na empresa.

Isso pode ajudar a diminuir significativamente o turnover da empresa devido a contratações mais assertivas, além de esclarecer com eficácia a rotina de trabalho para os profissionais. Sem falar que a contribuição de algumas tecnologias de comunicação tornam o processo mais ágil, dinâmico e prático.

O melhor: são soluções que podem ser implementadas em curto prazo e que são facilmente adaptadas à rotina dos seus colaboradores. Quer ver só? A seguir destacamos algumas das principais ferramentas que podem enriquecer ainda mais o processo seletivo da empresa.

Quais são as soluções que ajudam a se comunicar com candidatos?

O mercado de trabalho mudou, mas não apenas ele. Os profissionais também estão alinhados com as revoluções propostas pela transformação digital. Ao estabelecê-las no dia a dia da empresa, esse diálogo pode ser muito mais produtivo. A seguir, algumas das principais tendências (tecnológicas e boas práticas) para enriquecer o seu processo seletivo.

 

Inteligência artificial

A aplicação desse tipo de tecnologia tem se mostrado de alta versatilidade — os bots, no atendimento ao cliente, é um ótimo exemplo —, podendo ser adaptável ao processo seletivo de sua empresa.

Em geral, estamos lidando com uma tecnologia que “aprende” a cada tarefa realizada. No exemplo acima citado sobre os bots, muitas empresas estão usando-os para programar interações com o consumidor. Isso faz com que os clientes fiquem menos tempo na fila de espera e tenham o atendimento agilizado por respostas automáticas e que solucionem suas dúvidas.

Seu uso no RH, portanto, pode ser trabalhado por meio da pré-programação de um mapeamento capaz de filtrar os melhores candidatos às oportunidades em aberto. Imagine o tempo economizado sem ter que avaliar, um a um, os perfis profissionais?

Um adendo ao uso dessa tecnologia: o Big Data faz parte de nossas rotinas, mas há que saber previamente quais dessas informações filtrar. Pense que quanto mais completo estiver o seu banco de dados, mais otimizado será o processo analisado pela inteligência artificial.

Tecnologia mobile

Quase metade dos brasileiros com acesso à internet se conecta por meio do seu smartphone. Isso evidencia o impacto da tecnologia mobile e o quanto a sua empresa pode se beneficiar em usá-la para comunicar com candidatos.

Ao gerar métodos de aplicação via mobile, você torna o trabalho dos profissionais muito mais prático — e alinhado ao momento de nossa sociedade. A adaptação do site de sua empresa a um modelo responsivo (que pode ser acessado via dispositivos móveis sem interferir na qualidade de navegação) é uma das principais soluções para a sua empresa nesse sentido.

Isso se configura, com o tempo, em uma maneira mais dinâmica e eficaz para interagir e dialogar com as pessoas que têm mais potencial de trabalhar com vocês.

Redes sociais

Elas chegaram para ficar, esse é um fato incontestável. E por meio das redes sociais você consegue aumentar a assertividade de contratação de diversas formas, como:

  •         convites para que se candidatem às oportunidades de sua empresa;
  •         permitir que os profissionais engajem mais com a sua marca e se familiarizem com todo o DNA dela;
  •         estabelecer o contato com profissionais que estejam empregados, mas dispostos a mudar de ares — as redes sociais, aqui, servem como uma oportunidade para atrair esses talentos.

Em uma época na qual o employer branding se faz tão importante, as empresas que tenham o mesmo perfil dos seus candidatos geram uma vantagem competitiva enorme!

Mensagens de texto

As ligações telefônicas não são mais a melhor forma de entrar em contato com um candidato. Por exemplo: quando estão empregados, uma conversa por telefone pode ser constrangedora para esse profissional.

Com as mensagens de texto, você torna o processo mais ágil e preciso, já que o diálogo deve ser curto e objetivo. Além disso, se você tiver um banco de profissionais, essa tecnologia pode ser usada para notificar os profissionais cadastrados de que há uma nova oportunidade na empresa, apresentando o link para que se candidatem a elas.

E não pense que as mensagens SMS estão com os dias contados: elas estão sendo amplamente utilizadas em estratégias de marketing, e com enorme eficácia. Recente estudo da Frost & Sullivan aponta que a taxa de abertura das mensagens de SMS chega a 98%.

Feedback rápido e pontual

Os millenials vivem no imediatismo que as tecnologias digitais nos trouxeram. Para o seu processo seletivo isso significa que as empresas não podem mais cair naquele péssimo hábito de ignorar ou demorar em retornar os candidatos.

Isso ajuda a promover uma imagem negativa para a empresa, que deve se mobilizar para garantir um feedback pontual e contínuo sobre o processo seletivo. Pense: por mais que um candidato não seja contratado, ele pode expor a empresa à toa.

Sem falar que, por meio de uma prática consistente de feedbacks, todos saem ganhando ao fim de um processo de contratação, independentemente de quem ocupar a vaga.

 

Quais são as vantagens disso?

Ao longo do artigo já destacamos quais são essas vantagens. Mas vale apontá-las de modo objetivo para que o seu RH avalie prontamente os aspectos positivos. São eles:

  •         agilidade e precisão na condução das contratações da empresa;
  •         assertividade na escolha dos perfis profissionais mais adequados às oportunidades;
  •         vantagem competitiva para a empresa;
  •         fortalecimento de sua marca;
  •         boas práticas que influenciam a percepção interna e externa da empresa.

Junto com essas ferramentas tecnológicas e boas práticas que rendem bons resultados para a empresa, é fundamental reconhecer as situações negativas que ainda vigoram na condução das contratações de muitos ambientes profissionais. Vamos conhecê-las?

Quais erros evitar ao comunicar com candidatos?

São 4 erros ainda muito percebidos, e que podem ser facilmente evitados — até mesmo tomando como base as soluções previamente apontadas —, como:

  •         contato por meio de um canal de comunicação, apenas;
  •         resistência em procurar conhecer os candidatos e informá-los a respeito da empresa;
  •         falta de feedback aos candidatos;
  •         falta de transparência na descrição das vagas.

E então, reconheceu alguma das situações acima seja como recrutador ou candidato? Pois entenda que são erros cometidos que influenciam negativamente no desenvolvimento de uma empresa e a percepção de valor que ela nutre no mercado.

Vale lembrar que se comunicar com candidatos de maneira eficiente é um diferencial que só ajuda na valorização de sua empresa. E, para mostrar aos seus parceiros, fornecedores, clientes e futuros candidatos, que ta compartilhar este post em suas redes sociais e mostrar que existe um esforço de sua equipe em aprimorar o processo de contratações?

Este post foi elaborado em parceria com a Xerpa, uma plataforma online que promete revolucionar a maneira com a qual o setor de Recursos Humanos se relaciona com os seus colaboradores por meio do engajamento com eles e a retenção de talentos. Acesse o blog e confira mais dicas sobre processos seletivos!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: