Candidatos Carreira

Como transformar a demissão em algo positivo para a carreira?

Em um primeiro momento, a notícia da demissão costuma despertar sentimentos bastante incômodos e negativos –- angústia, desapontamento, insegurança e desespero são comuns nessa situação. É importante, porém, manter-se calmo. Afinal, é possível transformar a demissão em uma boa oportunidade para dar uma guinada na sua carreira!

Neste post, você saberá como usar a demissão para repensar e replanejar seus próximos passos profissionais, aproveitando as circunstâncias da melhor forma. Vamos lá?

1. Faça um balanço profissional

A demissão suscita muitos questionamentos. E não é para menos! Neste momento, os sentimentos costumam pender para uma avaliação fortemente negativa, mas é valioso medir com clareza quais podem ter sido os motivos da demissão.

Aproveite o ensejo para fazer um balanço de sua perspectiva e de seu perfil profissional, contrapondo habilidades, expectativas e oportunidades. Certifique-se de buscar uma visão ampla e consistente do ocorrido, evitando os extremos de se culpabilizar ou se eximir de qualquer responsabilidade.

Se preferir, faça algumas anotações e empenhe-se em melhorar os pontos vulneráveis que listou. Seu futuro profissional agradece!

2. Faça um balanço pessoal

Além da avaliação profissional, não perca a chance de fazer um autoexame de seu perfil pessoal no ambiente de trabalho. Algumas competências comportamentais são bastante valorizadas e vale a pena reservar alguma atenção às suas!

Para lhe ajudar no processo de conhecimento, retome os feedbacks que já recebeu e avalie com cautela as críticas e os elogios ditos. Caso identifique aspectos em que você pode melhorar, não deixe para depois. Esforce-se agora mesmo e torne-se o profissional que as empresas buscam!

3. Determine novos objetivos e planeje as próximas etapas

Se uma demissão ocorreu, é fundamental que você não desanime diante das dificuldades. Tente fazer o inverso: motive-se a buscar aquilo que deseja com ainda mais vontade e dedicação.

Defina novos objetivos (conseguir atingir um cargo específico, conquistar uma vaga em determinada empresa, etc.) e trace um plano viável para conquistá-los.

Sonhe alto, mas mantenha os pés no chão! As boas oportunidades podem não cair no céu, mas estão em toda parte. Certifique-se de estar preparado para agarrá-las assim que aparecerem.

4. Fique visível para o mercado

A máxima: quem não é visto não é lembrado nunca foi tão verdadeira. As dicas anteriores, embora muito valiosas, não terão nenhum impacto prático caso você não exponha seu potencial ao mercado.

Amplie seu networking, invista em ferramentas online para a busca de vagas e seja sempre proativo. Acredite em seu potencial e continue desenvolvendo seus diferencias técnicos e comportamentais para mostrar aos recrutadores que você é exatamente o profissional que eles precisam.

Se você acabou de enfrentar uma demissão e está buscando dicas para se recolocar no mercado, encontrou o lugar certo! Não desanime, aprimore seus conhecimentos e, mais do que esperar pelas oportunidades, vá buscá-las! Tente manter o pensamento positivo e não se permita desanimar. O avanço que você talvez queria na sua vida pode ser por meio de uma demissão, já pensou nisso?

É hora de transformar a demissão em uma grande chance de construir uma carreira sólida e gratificante. Deixe seus comentários sobre as dicas e divida sua experiência conosco. Boa sorte!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: