Candidatos Currículo

Como usar o intercâmbio para valorizar o meu currículo?

Todos nós passamos por processos seletivos em busca de um novo ou melhor emprego. É comum procurarmos maneiras de nos destacar dos demais candidatos para conseguir a vaga. O currículo é o primeiro contato do empregador com você, por isso é importante cuidado e atenção na hora de elaborá-lo. Apesar de ser sucinto, o currículo deve apresentar suas principais habilidades e diferenciais. O intercâmbio, nesse momento, pode ser a sua carta na manga.

O que fazer para destacar valorizar o currículo e, ao mesmo tempo, ser objetivo? Confira algumas dicas:

1. Não separe o intercâmbio do resto do currículo

Se o seu intercâmbio foi para estudar, insira sua experiência no campo de formação; se foi para trabalhar, no campo de experiências profissionais, e assim por diante. O diferencial é a breve descrição que cada um desses tópicos deve ter. É nesse espaço que você vai valorizar o currículo. Por exemplo: ao indicar os idiomas que você fala, destaque a vivência no exterior e a imersão naquela cultura e língua.

2. Adicione habilidades pessoais

Além dos campos padrão de um currículo (formação, experiência profissional, idiomas, outras atividades…), adicione um tópico intitulado habilidades profissionais. Escolha suas melhores qualidades, mas não muitas, use no máximo cinco. Para cada uma delas, insira um breve exemplo prático de como ela contribuiu para seu desenvolvimento.

Nesse momento, use experiências adquiridas no seu intercâmbio. Por exemplo: flexibilidade: experiência de trabalho/estudo em outro país (insira a cidade e o país onde esteve), estando em contato durante “x” meses com outros ambientes organizacionais e culturas diferentes. Esse comentário vai motivar o empregador a perguntar sobre o seu intercâmbio na entrevista.

3. Indique referências internacionais

As referências são uma parte importante do currículo. Ao indicar alguém de fora do país como referência, ao mesmo tempo que destaca seu intercâmbio, também indica para o empregador que teve um bom desempenho durante essa experiência. Afinal, ninguém indica referências que vão te prejudicar com comentários desfavoráveis.

4. Enfatize aprendizados na entrevista

Quando for questionado sobre seu intercâmbio durante a entrevista, aproveite para enfatizar o planejamento, organização e superação de dificuldades que foram empenhados para realização do intercâmbio. Da mesma forma, explique as motivações que o levaram a se aventurar em outro país: curiosidade sobre outras culturas, busca por instituições de destaque, adquirir vivência prática em ambientes diferentes, etc. Ao fazer isso, você deixa claro para o seu futuro chefe que não tem medo de desafios e sabe fazer um projeto virar realidade.

5. Mantenha contato com colegas no exterior

Ninguém deve inserir experiências obsoletas no currículo, por isso mantenha seu intercâmbio sempre atual. Mesmo que você tenha viajado a mais de 5 anos, pode sempre manter o contato com colegas e continuar atualizado sobre novas oportunidades. Se possível, volte para fazer visitas e novos cursos. Dessa forma a sua experiência nunca vai morrer, e você continuará a ter mais conteúdo para colocar no seu currículo.

O intercâmbio é uma experiência muito rica. Ao mesmo tempo em que demanda muito planejamento, força de vontade e esforço para acontecer, também ensina sobre autonomia, flexibilidade e tolerância. Toda essa bagagem é um diferencial para sua vida profissional e pessoal. Aproveite-a para valorizar currículo e garantir uma excelente vaga de emprego.

E você, vai usar essas dicas no seu próximo currículo? Também tem algo interessante para compartilhar? Deixe o seu comentário!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: