Carreira Contratanet

Como usar um plano de desenvolvimento individual para a sua carreira

como-usar-um-plano-de-desenvolvimento-individual-para-a-sua-carreira.jpeg

O plano de desenvolvimento individual, também conhecido como PDI, é um compromisso que você firma com o seu desenvolvimento. É uma estratégia que busca sistematizar diversas ações para serem tomadas a fim de que você conquiste um determinado objetivo, como chegar ao topo da carreira, por exemplo.

Ele serve para evitar que você perca o foco ao longo do tempo. Ajuda a pensar melhor nos passos que serão dados, fazendo com que você tome decisões estratégicas em vez de fazer escolhas aleatórias.

Quer saber mais sobre como funciona o plano de desenvolvimento individual e descobrir como montar o seu? Então continue a leitura e confira!

Como funciona o PDI?

O plano de desenvolvimento individual se trata de um documento que é criado para estipular um objetivo e o que será feito para alcançá-lo.

É como ter um roteiro, onde você visualiza onde está, aonde quer chegar e que caminho fará para chegar a tal lugar. Isso significa que, na hora de traçar o seu plano, você faz uma análise da situação em que se encontra e cria uma estratégia para atingir um objetivo, o que inclui metas, prazos, decisões e passos importantes.

Como elaborar o seu plano de desenvolvimento individual?

Para criar o seu plano de desenvolvimento individual, é preciso ter em mente que as suas expectativas devem estar atreladas a sua carreira e alinhadas às da empresa. Vamos ao passo a passo:

Estabeleça seu objetivo

Primeiramente é necessário definir um objetivo, ou seja, onde você deseja chegar com esse plano. Seu objetivo precisa ser claro e específico, além disso, é preciso compreender o porquê desse objetivo.

Conheça suas competências

É crucial que você saiba quais são as suas competências, tanto as mais bem desenvolvidas como aquelas habilidades em que você precisa se aprimorar mais.

Saber quais são suas competências é um processo que exige autocrítica e muito autoconhecimento. Essas são coisas que vêm com o tempo, mas, para obter esse autoconhecimento em um curto período de tempo, você pode realizar um teste de perfil comportamental.

Esse mapeamento comportamental que surgirá ao longo dessa etapa é uma ferramenta altamente estratégica, pois, quando conhecemos nossas forças e nossas fraquezas, sabemos exatamente em que podemos melhorar.

Uma dica nessa fase da criação do seu PDI é dar preferência para desenvolver aquelas características que você já possui naturalmente – a energia envolvida será menor e o processo menos desgastante.

Elabore um plano de ação

Essa é a hora de sair da sua zona de conforto e buscar ações que possam lhe ajudar no seu desenvolvimento. Algo como assumir novas tarefas, fazer um curso e participar de treinamentos, programas trainee, workshops e palestras.

O plano de ação deve ser bem detalhado e dividido em etapas para não ficar confuso. É fundamental que o segundo passo do seu plano de desenvolvimento individual tenha sido bem executado para que essa etapa possa fluir sem grandes complicações.

Defina metas e prazos

Também é preciso traçar suas metas – sejam de curto, médio ou longo prazo – com prazos estipulados. Afinal, não adianta muito criar um objetivo e deixá-lo a mercê do acaso.

As metas e seus respectivos prazos lhe permitirão verificar se as ações propostas estão sendo cumpridas dentro do tempo estipulado. É muito importante, para não acabar frustrado, definir metas e prazos reais e dentro da sua possibilidade.

As metas também são muito importantes porque, conforme vai cumprindo cada uma, você consegue ver o seu progresso e sentir-se mais motivado a continuar.

Acompanhe sua evolução

Criar um cronograma para monitorar o PDI também é uma parte importante desse processo, garantindo que os propósitos sejam mantidos e até mesmo reajustados quando for necessário.

Por último, contar com uma ajuda, seja do RH da sua empresa ou de um consultor especializado, para desenvolver o seu plano de desenvolvimento, também pode ser uma excelente opção.

Como você pôde ver, elaborar um plano de desenvolvimento individual não é tão complicado, porém é preciso ter atenção, fazer o planejamento com calma e ser sincero consigo mesmo.

Gostou das nossas dicas para criar o seu plano de desenvolvimento individual? Então siga-nos nas redes sociais — Facebook, Twitter e Instagram — para não perder mais nenhuma dica!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: