Candidatos Carreira Contratanet

Conheça 7 habilidades essenciais para quem deseja trabalhar em uma startup

Quem busca se destacar no mercado de trabalho sabe que a dedicação e a busca por aperfeiçoamento profissional constante são essenciais. Dependendo do tipo de empresa que você almeja trabalhar é preciso desenvolver algumas habilidades específicas, que são valorizadas pelas empresas é são um diferencial no processo de candidatura.

As startups vêm crescendo nos últimos anos e são uma excelente oportunidade de atuação que atrai muitos jovens profissionais. Este artigo é focado nesse segmento, e você vai conhecer quais são as 7 características profissionais mais desejadas para trabalhar em uma startup. Confira!

1. Comunicação

Empresas são formadas por pessoas, portanto, contar com trabalhadores que saibam se comunicar bem é vital para uma startup. A comunicação efetiva é fator principal para expressar ideias com clareza e estabelecer relacionamentos construtivos tanto com colegas de trabalho como com clientes.

2. Espírito de equipe

Possuir uma postura colaborativa, ter habilidade e flexibilidade para lidar com diferentes perfis e opiniões é fundamental para trabalhar em equipe e indispensável para quem quer ser um bom profissional.

As empresas valorizam o trabalho em grupo para que ele funcione como uma engrenagem: todos colaboram, desenvolvem-se e conquistam resultados positivos.

3. Criatividade

Problemas podem surgir a qualquer momento dentro de uma empresa. Destacam-se os profissionais que são capazes de identificar resoluções alternativas para eles ou que até mesmo se antecipem e criem métodos de trabalho mais eficazes.

A criatividade no ambiente de trabalho consiste na capacidade de inovação, de propor soluções, de saber criar oportunidades e ousar com novas ideias.

4. Perfil multitarefas

Quem busca emprego em uma startup deve estar preparado para atuar em diversas posições. Em entrevista à revista Exame, a diretora de comunicação do Peixe Urbano, Letícia Leite, conta que foi a primeira funcionária contratada e que fazia de tudo um pouco.

Ela escrevia os textos do site, fechou as primeiras ofertas, contratou outros profissionais e até ajudou a definir o nome e o logo da empresa.

Ter um perfil multitarefas é muito valorizado, pois as startups iniciam como pequenos empreendimentos e na maioria dos casos não contam com um grande quadro de funcionários, de forma que quem participa do projeto deve dar conta de diferentes tarefas.

5. Confiança

Nas startups, por serem empresas em desenvolvimento inicial, não existe um passo a passo definido de progressão, como um plano de carreira estruturado. É preciso ter confiança para lidar com objetivos a longo prazo e caminhar com segurança em direção a eles.

6. Adaptabilidade

Mudanças acontecem o tempo todo. Acompanhar o novo, ser aberto a novos métodos e desafios, é uma característica muito valorizada pelas empresas, pois quem não sabe renovar perde espaço no mercado.

Saber se adaptar a novas condições é fundamental para quem quer ser um bom profissional e apresentar sempre bons resultados.

7. Aperfeiçoamento e atualização

Os melhores profissionais nunca ficam parados, estão sempre em busca de desenvolvimento. Sair da zona de conforto e buscar atualizações certamente faz a diferença tanto para o colaborador quanto para a empresa.

Esteja sempre informado sobre seu nicho de atuação e sobre o mercado em geral, procure cursos de atualização e participe de congressos.

Essas são algumas características essenciais para quem busca trabalhar em uma startup. Se você percebeu que não possui ou que precisa potencializar alguma delas, lembre-se que habilidades podem ser desenvolvidas. Busque se aprimorar para conquistar sua vaga!

Agora que você já conhece as características para trabalhar em uma startup, veja as oportunidades disponíveis no portal Contratanet para trabalhar em alguma delas! Cadastre seu currículo gratuitamente e tenha acesso às melhores oportunidades.

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: