Empresas RH

Conheça os 9 principais estilos de liderança

Ser líder é um dos grandes desafios de um indivíduo. Embora existam vários estilos de liderança, em geral, para ser um bom líder é preciso ter a capacidade de comandar equipes de forma positiva.

Dessa forma, o líder consegue influenciar nas ações e nos comportamentos das pessoas que o rodeiam.

É importante saber que, embora a liderança possa surgir de forma natural, ela é um comportamento que precisa ser constantemente exercitado e aperfeiçoado.

A função principal de um líder é dirigir e aglutinar grupos, por isso, uma competência primordial é saber como motivar e estimular pessoas.

Esses vários estilos de liderança dizem respeito à forma como um líder influencia seu grupo, ou seja, é como uma pessoa motiva, estimula e impulsiona sua equipe. Além de manter a qualidade do ambiente interno, um bom líder consegue atrair novos talentos para a empresa.

No artigo de hoje, vamos destacar os principais estilos de liderança presentes no mercado atual e explicar quais as vantagens e as desvantagens de cada um deles dentro de uma empresa. Confira!

1. Liderança autocrática

Esse é um tipo autoritário de liderança, em que o líder concentra em si todas as decisões da organização, não permitindo opiniões de seus subordinados. O guerilheiro Che Guevara é uma personalidade com estilo de liderança autocrática.

O líder autocrático se posiciona como dominador e centralizador. É um indivíduo que apenas dá ordens e exige que elas sejam cumpridas, independentemente de estarem corretas ou não — afinal, ele acredita que sua opinião é a mais importante.

Uma liderança autocrática transforma o ambiente de trabalho em um campo minado. Em vez de admiração e respeito, as pessoas passam a ter medo.

Por trabalharem sob extrema pressão, os membros da equipe acabam se tornando pessoas estressadas e frustradas. É comum a ocorrência de discussões e picos de mau humor nesses ambientes.

Por outro lado, a vantagem desse tipo de liderança é que as decisões acabam sendo tomadas de forma mais ágil, já que o poder de decisão está concentrado em uma única pessoa.

Porém, a liderança autocrática pode ser bastante desvantajosa, já que a empresa perde a oportunidade de ouvir a opinião dos seus colaboradores.

Muitas vezes, perde-se a chance de se ouvir soluções completamente inovadoras. Afinal, ninguém melhor do que os próprios trabalhadores para conhecerem a empresa.

2. Liderança liberal

O líder liberal, ao contrário do autocrático, entrega a maior parte das decisões na mão do seu grupo.

A liderança liberal enfatiza a equipe. Mas não se engane: essa falta de participação do líder pode ser confundida com abandono ou desinteresse, e isso pode ser um verdadeiro problema caso a equipe não esteja preparada para essa total liberdade.

Em outro ângulo, essa liberdade pode ser vista como demonstração de confiança, visto que praticamente todas as decisões são delegadas aos colaboradores, limitando a participação do líder.

Todavia, os gestores precisam ter atenção quanto a esse tipo de liderança, porque cada colaborador possui um perfil e, para alguns, a falta de orientação e de direcionamento pode induzir a erros graves e extremamente prejudiciais para a empresa.

Portanto, o ideal é que esse estilo de liderança seja aplicado preferencialmente em empresas com maturidade no mercado, que contam com profissionais experientes para a tomada de decisões. O diretor-geral da Google no Brasil, Fábio Coelho se encaixa nesse estilo de liderança e ocupa a lista dos 10 melhores CEOs do país.

3. Liderança democrática

O líder democrático colabora para o desenvolvimento da sua equipe e estimula o aprendizado sem imposições. Isso porque o líder democrático busca a participação do grupo e orienta a forma de realização das tarefas.

A exemplo de Nelson Mandela, principal representante do movimento antiapartheid, esse tipo de líder entende que o grupo é o principal responsável pelo sucesso. Ou seja, é uma liderança participativa, com a tomada de decisões realizada de forma colaborativa.

Entre os principais estilos de liderança, a democrática é um dos modelos que mais apresenta benefícios para a empresa e para os colaboradores. Esse modelo é bastante utilizado em pequenas e médias empresas, mas também atrai grandes companhias, a exemplo da Google.

Entretanto, em situações de emergência, que exigem decisões rápidas, geralmente, não há tempo hábil para reunir todos os membros da equipe.

Além disso, há situações em que nem todos da equipe possuem os conhecimentos necessários para resolver conflitos. Mas, se a organização tiver uma equipe madura, a cooperação pode ser essencial nesses momentos decisórios.

4. Liderança visionária

Para ser um líder visionário, é preciso saber motivar e conduzir pessoas e direção a um objetivo comum.

O líder visionário tem a capacidade de enxergar as habilidades individuais de cada membro da equipe, criando uma equipe forte e completa. O exemplo mais conhecido de líder visionário é de Steve Jobs, fundador da Apple.

Esse tipo de líder é considerado um profissional de alta performance, visto que ele tem a capacidade de autoliderança.

O seu potencial está diretamente ligado à sua habilidade em inspirar aqueles que o acompanham e que o seguem pela visão que ele possui em relação ao negócio — e não pela sua autoridade em si.

Algumas características do líder visionário são: autoconhecimento, autoconfiança, crença no sucesso, criatividade, planejamento e visão.

Além disso, a maior dificuldade em ser um líder visionário é assumir as consequências das suas ações, em especial quando algo não sai como esperado, pois o sucesso não dá brechas para o vitimismo.

5. Liderança sociável

O estilo de liderança sociável está em alta no momento, no mundo corporativo. Geralmente, o líder sociável é extremamente comunicativo, carismático e animado, o que faz com que ele seja adorado por todos.

É um líder bem visto pela sua equipe, já que ele valoriza o trabalho de todos e utiliza suas habilidades de discurso para alcançar resultados. Por isso, conquista credibilidade facilmente.

Atualmente, um bom exemplo de liderança sociável é o do dono e apresentador do SBT, Silvio Santos.

6. Liderança perfeccionista

O perfeccionismo é uma característica que pode atrapalhar completamente a gestão dentro de uma empresa. O líder perfeccionista, em geral, é uma pessoa obsessiva por detalhes, metódica e centralizadora — fatores que podem atrapalhar o crescimento da equipe e da empresa. Por ser metódico e detalhista, o fundador da Microsoft, Bill Gates é visto como um líder perfeccionista.

O principal problema é que o perfeccionismo faz com que muitas pessoas questionem suas próprias habilidades, concentrando-se mais nos erros do que nos acertos.

Os líderes perfeccionistas identificam falhas até onde elas não existem e, dessa forma, prejudicam sua equipe. Esse tipo de perfil é caracterizado pela exigência excessiva.

Claro, fazer um trabalho com a maior qualidade possível é ótimo, mas é fundamental entender que não existem trabalhos perfeitos e todos podem cometer falhas. O ideal é que erros sejam vistos como experiência, e não como derrota.

7. Liderança acelerada

É um estilo de líder marcado pelo excesso de produção de pensamentos. O líder acelerado consegue facilmente alcançar resultados de alta performance, mas nem sempre a sua equipe consegue acompanhá-lo.

Entre as características da liderança acelerada, estão a impaciência e a instantaneidade. Devido à pressão por resultados rápidos, os funcionários podem acabar desenvolvendo problemas de saúde.

O CEO da Ambev, Marcel Telles é considerado um líder acelerador devido à trajetória de crescimento do grupo em um curto período de tempo.

8. Liderança coaching

O líder coach exerce a liderança com base nas técnicas e nas ferramentas de coaching. Esse profissional trabalha com o intuito de desenvolver pessoas, motivando e estimulando melhorias contínuas.

Ele consegue conquistar sua equipe pela filosofia do coaching, pois procura conhecer os objetivos e as metas de cada membro da seu grupo e trabalha para que eles consigam alcançá-los de forma rápida e satisfatória.

O benefício desse estilo de liderança está na construção de uma relação de confiança. Ele trabalha com feedbacks construtivos, visando estimular sua equipe. É uma liderança fundamental para formação de empreendedores dentro da empresa.

O engenheiro e empresário, Noberto Odebrecht é o principal exemplo desse perfil de liderança no Brasil.

9. Liderança técnica

Como esse tipo de líder é um profissional técnico, ele é capaz de conquistar a confiança de toda a empresa. Os colaboradores sabem que podem contar com ele para resolver situações complexas de forma objetiva, possibilitando o alcance dos resultados planejados.

Na área de tecnologia, por exemplo, a presença de um líder com os conhecimentos técnicos sobre um novo software da empresa é essencial para que a equipe sinta-se segura.

Tome cuidado, entretanto, para que a liderança técnica não iniba a criatividade e a inovação dentro da sua empresa.

Adenor Leonardo Bachi, mais conhecido como Tite, atual técnico da seleção brasileira de futebol é lembrado como profissional técnico e com alto poder de transformação, que detém a confiança de seus seguidores dentro e fora do seu ambiente de trabalho.

A liderança ideal

Agora que você já viu os principais estilos de liderança, deve estar se perguntando qual é o mais indicado para sua empresa, não é mesmo? A resposta é que não existe um perfil padrão.

Vimos que todos os tipos de lideranças apresentam benefícios e malefícios para a empresa e para os colaboradores.

Nesse sentido, podemos considerar como ideal o estilo de liderança que propicia a satisfação dos colaboradores, bem como o alcance dos resultados por parte da organização.

É importante que o líder consiga unir as principais características positivas de todos os estilos de liderança. Para isso, é preciso que ele conheça as suas competências e trabalhe para melhorá-las continuamente — do contrário, estará fadado ao fracasso.

É fundamental ter empatia, conhecer os anseios e as dores dos colaboradores e, a partir disso, equilibrar a sua atuação. Diante de uma equipe jovem e inexperiente, a falta de orientações pode ocasionar erros nos processos.

Em contrapartida, o excesso de controle pode inibir a criatividade dessas pessoas, gerando estagnação. Portanto, é preciso que o líder tenha sensibilidade para entender as necessidades, as competências e as limitações da sua equipe.

E agora, será que você consegue identificar em quais desses estilos de liderança você se encaixa? Compartilhe sua experiência conosco. Deixe seu comentário logo abaixo!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: