Processo Seletivo

Conheça os tipos de entrevista de emprego

conheca-os-tipos-de-entrevista-de-emprego

Na hora de organizar um processo seletivo para a sua empresa, a entrevista é uma das etapas que não pode ficar de fora. Porém, você sabia que existe mais de um tipo de entrevista? Sabe como funciona cada um deles e qual é o melhor para o recrutamento e seleção da sua empresa?

Entenda agora os 3 tipos de entrevista de emprego, como eles funcionam e as principais vantagens e desvantagens de cada um. Acompanhe!

Entrevista estruturada

Para a entrevista estruturada é criado um roteiro fechado de perguntas, que deve ser aplicado a todos os colaboradores. Isso significa que você precisa estabelecer uma série de perguntas e definir a ordem que elas devem ser aplicadas. A partir disso, o mesmo roteiro é aplicado para todos os candidatos que passarem para a fase de entrevistas.

A principal vantagem dessa alternativa é a padronização, uma vez que garante que a mesma entrevista será realizada com todos os candidatos. Dessa forma, além de controlar a qualidade do processo, permite também que todos os candidatos tenham a mesma oportunidade de se expressar durante essa fase.

Contudo, por não permitir alterações no roteiro, a entrevista estruturada também tem algumas desvantagens, como a limitação da atuação do entrevistador, impedindo que ele aprofunde em algum assunto ou tema fora do que foi preestabelecido.

Entrevista não-estruturada

A entrevista não-estruturada segue o caminho contrário. Nela, ao invés de formular perguntas específicas a serem feitas, você deve enumerar uma série de temas e tópicos que precisam ser abordados durante a conversa.

Ou seja: ela não tem um roteiro, mas sim um direcionamento em relação à condução da entrevista durante o processo seletivo. Assim, ela se assemelha a um bate-papo entre o entrevistador e o candidato.

A principal vantagem desse modelo é a liberdade do recrutador, que pode escolher a melhor forma de conduzir a entrevista. Além disso, ela é mais espontânea e, dependendo dos seus objetivos e tipo de processo seletivo adotado, permite que o candidato fale mais sobre as suas experiências.

Porém, ao adotar uma entrevista não estruturada, o recrutador pode se sentir perdido em meio ao processo, e acabar esquecendo de abordar algum assunto que seria relevante na hora de encontrar o melhor candidato para a vaga.

Entrevista semiestruturada

A entrevista semiestruturada é a mais utilizada entre os profissionais de RH em processos seletivos. Ela é uma mistura dos outros dois tipos já explicados.

Nessa etapa, o recrutador estabelece um roteiro de perguntas que devem ser feitas aos candidatos do processo. No entanto, esse roteiro não é fechado, o que significa que o entrevistador pode modificar a ordem ou a forma como as perguntas são feitas, de acordo com a dinâmica estabelecida durante o processo com o candidato.

Isso significa que, caso um candidato responda a duas perguntas de uma só vez, o recrutador tem a liberdade de simplesmente pular a pergunta que já foi respondida no roteiro. Outro aspecto interessante é que se o candidato tocar em algum assunto e o entrevistador sentir a necessidade de explorar mais alguma experiência, ele pode fazê-lo sem problemas.

Portanto, as vantagens da entrevista semiestruturada envolvem a versatilidade e liberdade do recrutador para realizar perguntas, além de oferecer um suporte de roteiro, situando-o no que deve ser investigado.

Esse método apresenta poucas desvantagens, sendo que a mais relevante delas está na falta de padronização do processo. Desse modo, as entrevistas podem durar 15 minutos ou 1 hora e meia, por exemplo, dependendo do candidato e do entrevistador.

Ter um processo seletivo de qualidade na sua empresa é essencial para que você encontre os melhores talentos do mercado. Para isso, é importante escolher um dos tipos de entrevista de emprego, considerando as suas necessidades e demandas.

Entenda mais sobre como criar uma entrevista de emprego de qualidade para o seu processo seletivo com o nosso próximo artigo! Nele, você vai descobrir algumas ideias para formular as melhores perguntas. Até lá!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: