Empresas Recrutamento e Seleção

Contratação de candidatos: saiba como utilizar as redes sociais

Sabemos que na hora da contratação de candidatos para sua empresa existem diversos aspectos que devem ser levados em consideração. É importante observar o currículo do candidato, seu comportamento dentro de uma equipe, criatividade, organização, entre outros.

O que poucos sabem é que cada vez mais as empresas estão consultando os perfis das redes sociais dos candidatos para ver como eles se apresentam nesse contexto. Muitas vezes os empregadores também buscam ver se o profissional se encaixa na cultura da organização e em situações diversas, checam as redes sociais para saber mais sobre a qualificação dessas pessoas.

Por ser um importante meio de comunicação atualmente, as redes sociais possibilitam a obtenção de várias informações sobre um indivíduo. Porém, é necessário tomar decisões cuidadosas sobre a relevância que os dados levantados têm nas qualificações para uma vaga.

Abaixo reunimos alguns tópicos do que pode ser observado nas redes sociais dos candidatos na hora de contratá-los para uma vaga. Confira!

Tipo de fotos publicadas

Por meio das publicações de uma pessoa nas suas redes sociais é possível perceber se ela é tímida ou extrovertida, carismática, sociável, entre outros aspectos.

Para isso você pode observar o tipo e a quantidade de fotos que ela publica. Geralmente fotos em festas que tenham muita bebida não costumam ser bem-vistas pelos avaliadores. Enquanto fotos com a família e em eventos culturais podem ser mais atrativas.

Com esse recurso é possível prever um pouco sobre o comportamento da pessoa no ambiente de trabalho e confirmar dados que não ficaram claros durante a entrevista.

Lugares que a pessoa frequenta

Também é possível por intermédio das redes sociais verificar o tipo de lugar que a pessoa frequenta. Por isso, fique atento para conferir se o candidato costuma frequentar mais festas ou eventos culturais, por exemplo. Isso demonstra um pouco de seus interesses e pode servir para confirmar ou refutar informações relatadas na entrevista.

Conteúdo que compartilha

Assim como as fotos, o tipo de conteúdo publicado ou compartilhado tem muito a nos informar sobre um determinado candidato. Isso porque também serve para conferir os pontos de vistas, ideais e opiniões da pessoa. Com isso, é possível verificar se ele se adequa ou não à cultura organizacional e ao cargo.

Informações profissionais

É importante conferir também as informações profissionais que o candidato tem em suas redes sociais. Dentre elas os cursos realizados e os antigos locais de trabalho. Isso pode ajudar a confirmar informações que foram ditas nas entrevistas, mas também para obter dados adicionais.

Vale lembrar que essas consultas às redes sociais dos candidatos deve ser feita estritamente para fins profissionais e que não envolva julgamentos pessoais. Isso possibilita analisar mais características do candidato que podem não ter sido abordadas durante as outras etapas do processo seletivo.

Queremos também ressaltar que essa análise das redes sociais pode ser muito importante para entender melhor o perfil do candidato e se ele é realmente o profissional adequado para a vaga. Não podemos nos esquecer de que outros fatores estão envolvidos e que devemos analisar todas as referências antes de tomar uma decisão.

O que você achou deste post? Ainda tem alguma dúvida sobre como utilizar as redes sociais para a contratação de candidatos? Deixe nos comentários suas opiniões e dúvidas sobre o assunto!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: