Candidatos Processo Seletivo

4 dicas para usar o e-mail durante um processo seletivo

Há muitos anos o e-mail se tornou uma das principais ferramentas de comunicação entre as pessoas, principalmente em ambientes de trabalho. É muito normal trocar e-mails com os recrutadores e empresas enquanto participamos de um processo seletivo.

E um simples e-mail pode ser decisivo em uma contratação. Por isso, é muito importante saber como usar essa ferramenta a seu favor. Acompanhe nossas 4 dicas e saiba a melhor maneira de usar o e-mail durante um processo seletivo.

1. Seja formal, mas sem exageros

Muitas vezes, usamos o e-mail como forma de conversa e acabamos caindo no erro de ser muito informal. Não se esqueça que em um processo seletivo você está se comunicando com alguém que pode garantir um emprego.

Deixe as gírias e abreviações para as redes sociais. Aqui o melhor é ser formal e usar textos mais polidos. Mas, sem forçar muito a barra, pois pode parecer forçado e causar uma visão ruim para quem recebe.

Sempre use o nome do recrutador no e-mail, isso gera mais proximidade, porém evite chamá-lo de “você” em excesso.

2. Seja direto e claro no assunto do e-mail

Se você precisa enviar um e-mail para um recrutador, saiba que o seu será mais um entre vários que ele recebe no dia. Por isso, é importante que você mande e-mails apenas quando necessário e que deixe claro no assunto sobre o que se trata.

Dessa forma, você mostrará para ele que sabe da importância do tempo dele no trabalho e que não pretende importuná-lo à toa.

Pode-se começar o assunto com o nome da vaga para a qual você está concorrendo e em seguida o tema do e-mail. Um bom exemplo do que queremos dizer é: “Vaga de Marketing — dúvidas sobre documentação necessária”.

3. Seja amigável na despedida do e-mail

Você escreveu um ótimo e-mail, foi direto ao assunto, com um ótimo português e seguindo a conversa de forma leve, mas formal. Não desperdice o seu esforço com uma despedida descuidada.

Evite escrever “Beijos”, isso devemos reservar apenas para quem temos intimidade, como amigos ou parentes. “Abraços” são mais adequados quando o recrutador tiver se despedido dessa forma e deixou abertura para isso.

A melhor maneira de encerrar um e-mail, nessas ocasiões, é com um simples e elegante “Atenciosamente”. Também é de bom tom agradecer pelo tempo da pessoa. Antes de se despedir, pode-se usar algo como “Desde já, agradeço pela atenção”.

4. Seja sensato e envie e-mail quando for necessário

Muitos dos processos seletivos começam por e-mail. Quando você encontrar uma vaga que tenha interesse, não hesite em mandar o e-mail o quanto antes. Mas, fique atento aos detalhes. Alguns recrutadores pedem que o currículo seja enviado como anexo, outros no corpo do e-mail.

Também é interessante começar o e-mail com uma pequena carta de apresentação, contando um pouco sobre você e contando por que você se interessou pela vaga e acredita ser a pessoa ideal para ocupá-la.

Quando estamos concorrendo a uma vaga é normal ficarmos ansiosos por uma resposta. Se você estiver aguardando retorno sobre uma vaga ou um processo já em andamento, envie após alguns dias um e-mail mostrando que você ainda tem interesse.

Nunca envie repetidos e-mails cobrando o recrutador. Se você tiver enviado um mostrando seu interesse e, ainda assim, não obtiver resposta, parta para outra.

Seguindo essas dicas as suas chances de conseguir se sair bem em um processo seletivo serão bem maiores.

Para receber mais conselhos valiosos como estes, siga a gente nas redes sociais e fique ligado em tudo!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: