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Cultura da empresa: como defini-la?

O termo cultura da empresa é muito falado entre seus membros, porém, nem sempre é fácil de ser definido. Isso porque a cultura organizacional abrange diversos hábitos, crenças e valores éticos e morais aliados à missão e visão da instituição.

Para que a empresa conquiste bons resultados produtivos por meio de uma gestão de pessoas consolidada, cabe aos gestores de Recursos Humanos conseguir identificar essa cultura, comunicá-la a todos e utilizá-la a favor das estratégias empresariais.

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Identificação dos valores e posturas

O primeiro passo para a definição da cultura da empresa é saber identificar valores e posturas propagadas. Vale ressaltar que muitas organizações ainda não possuem uma cultura instituída, por isso, essa análise deve ser criteriosa, por meio de pesquisas e conversas.

O importante é entender melhor que tipo de relação as pessoas que trabalham na organização mantêm com seu público, sejam eles clientes, colegas de trabalho ou fornecedores. Portanto, atente-se aos valores que a empresa mais preza em cada relação, tais como preço, prazo, qualidade ou atendimento.

A definição da cultura da empresa

Após a identificação desses valores, será necessário desenhar a cultura da empresa. Para isso é preciso definir uma missão, uma visão e os principais valores da organização. Isso significa dizer o que é a organização em si, qual sua missão em estar viva, aonde ela quer chegar, qual seu objetivo estratégico e quais os valores utilizados por ela para alcançar tais metas.

Além disso, antes de oficializar a cultura da empresa para todos, é importante ser feita uma avaliação sobre o que precisa mudar dentro da empresa, adequando, assim, as estratégias, a missão, a visão e os valores.

Com esse desenho feito e aprovado pela diretoria e donos da empresa, é preciso oficializá-lo. Cabe ao departamento de Recursos Humanos estar à frente desse processo, pois a gestão de pessoas parte inicialmente dele. Outra opção viável é contar com o auxílio de um coach.

Entenda, a seguir, os próximos passos para definir e instituir a cultura da empresa:

Elegendo os multiplicadores

Quando os desenhos da cultura estiverem prontos, será necessário identificar alguns influenciadores, pessoas chaves, com mentalidades positivas, que irão ajudar a empresa como um todo. Por exemplo: você, gestor de RH, identificou que a transparência nas relações é um dos valores da empresa. Então, deverá procurar algum líder aliado que tenha essa característica ao conduzir sua equipe. Essa pessoa será a multiplicadora do que a empresa preza.

Comunicação

Depois de todo esse processo de definição da cultura da empresa, surge a necessidade de comunicá-la para todos os colaboradores e públicos que interagem com a organização. Tal atitude é fundamental a partir do momento em que há o entendimento de que a cultura organizacional é norteadora de boas atitudes que irão gerar resultados positivos.

Essa comunicação pode ser feita por meio de informativos impressos, digitais ou pela comunicação direta entre líderes e subordinados. É preciso usar a criatividade: é possível criar jogos, dinâmicas, entre muitas outras coisas.

Recrutamento assertivo: um dos principais benefícios

A cultura da empresa direciona práticas de gestão e relacionamento entre as pessoas, por isso, colaboradores que não respeitam seu modo de ser podem se caracterizar como empecilhos para o crescimento efetivo.

Cabe ao RH, no momento inicial de recrutamento e seleção, acertar na escolha dos colaboradores. A cultura deve ser um deles, porém, alguns serviços especializados na captação, gestão e divulgação de currículos e vagas de trabalho auxiliam nesse processo, agregando pessoas que realmente atendem ao perfil da empresa.

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