Empresas Recrutamento e Seleção

Descrição de vaga: 4 dicas para atrair o profissional ideal!

descrição de vaga

Com o mercado competitivo e a economia em baixa, só vai sobreviver quem conseguir se diferenciar. Nesse contexto, ter em sua equipe talentos que se diferenciam no mercado é um dos fatores mais importantes para o sucesso de uma empresa. Para conseguir fazer isso, criar uma chamada mais atrativa para uma vaga de emprego é fundamental, já que é ela que vai despertar nos profissionais a vontade de se candidatar ao cargo.

É importante lembrar que a primeira impressão é a que fica e que, se não for feito o melhor trabalho nesse aspecto, um profissional de alta qualidade pode simplesmente não se sentir interessado no emprego.

Quer descobrir como criar uma descrição de vaga mais atrativa para não deixar que isso aconteça? Então leia agora mesmo o post e confira nossas dicas:

Seja descritivo no título

O primeiro passo para criar uma descrição de vaga mais atrativa é deixar bem claro no título o que está sendo oferecido. Muitas pessoas acabam sendo “econômicas” na chamada para a vaga de emprego e colocam títulos extremamente genéricos.

Ora, se você deseja atrair um determinado tipo de profissional e sabe exatamente o que quer, então forneça já no título as informações sobre as habilidades dessa pessoa que você quer contratar. Por exemplo, se você quer contratar um assistente administrativo que fale inglês com fluência e já possua alguma experiência, em vez de anunciar uma vaga simplesmente para “assistente administrativo”, você pode anunciar uma vaga para “assistente administrativo com inglês fluente e mínimo do 2 anos de experiência”.

Ações desse tipo podem até trazer um número menor de candidaturas. mas é fato que os profissionais que se candidatarem serão qualificados de acordo com o que você precisa.

Seja explícito na descrição

Além de explicitar no título, você também deve incluir na descrição do perfil da vaga os itens que indicam a qualificação mínima para a candidatura. Isso não só atrairá ainda mais as pessoas certas como também evitará que você perca tempo com profissionais que definitivamente não cumprirão os requisitos que você espera para aquela posição. Isso também fará com que os profissionais que se candidatarem sejam qualificados no nível que você está buscando.

Inclua informações sobre a empresa

Incluir informações sobre a empresa é muito importante para atrair o profissional ideal. Sendo assim, forneça dados sobre seus produtos, serviços, objetivos, valores e missão, além dos benefícios oferecidos para os funcionários — como salário, bônus, tempo de férias, plano de saúde, dentre outros.

Tudo o que puder servir de diferencial da sua empresa em relação às concorrentes deve entrar na chamada, para contribuir com a criação de uma descrição de vaga mais atrativa.

Fuja do tradicional

Se você deseja contratar um profissional acima da média, é essencial que, ao criar uma chamada para uma vaga de emprego, você também tente fazer algo acima da média. Aqueles anúncios comuns com descrições de trabalho em forma de texto já fazem parte do passado; hoje em dia, o diferencial é utilizar outros suportes — como, por exemplo, mídias mais modernas.

Que tal então inovar e entrar em contato com as pessoas através de um vídeo onde você apresenta a vaga na empresa, o que ela exige, o perfil dos colaboradores e outros detalhes? Essa pode ser uma ótima maneira de se destacar dos concorrentes e seduzir novos talentos!

Com essas dicas você definitivamente vai criar uma descrição de vaga mais atrativa e vai, com isso, acertar em cheio na hora de contratar um profissional para a posição que precisa. Os talentos estão espalhados pelo mundo e quem souber atraí-los da maneira certa estará sempre um passo à frente da concorrência.

Agora nos conte se você tem mais alguma dica para fazer uma chamada atrativa para uma vaga de emprego! Compartilhe suas ideias conosco e participe da conversa!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: