Empresas RH

Desenvolvimento de liderança: como elaborar um programa campeão

Desenvolver lideranças em uma empresa significa criar oportunidades de negócio, ter resultados e uma melhor gestão de pessoas. Muitas empresas possuem projetos que formam líderes altamente focados e alinhados com os objetivos. Veja a seguir como elaborar um programa campeão de desenvolvimento de liderança!

O desafio de desenvolver lideranças

Toda organização que deseja obter resultados precisa de uma equipe focada e bem treinada, mas também exige um bom líder. É o líder o responsável por motivar as pessoas, por chamar a responsabilidade e por ajudar o desenvolvimento profissional dos colaboradores.

Entretanto, dificilmente um líder aparece pronto. Ele precisa ser desenvolvido de acordo com os objetivos e a visão da empresa. É papel do gestor de RH garantir que haja uma oferta de lideranças desenvolvidas e capazes de gerar os resultados desejados.

Os benefícios de um programa de liderança

Para que você consiga um desenvolvimento de liderança eficiente, ter um bom programa para ajudar na identificação e desenvolvimento do profissional é indispensável.

Como benefícios, há o fato de que o programa gera líderes altamente comprometidos e que é mais fácil controlar todo o processo de desenvolvimento. Com isso, a empresa experimenta uma melhor gestão de pessoas e o alcance dos objetivos estratégicos.

A estrutura de um programa campeão

O programa de desenvolvimento de liderança deve contar com fatores que resultarão em líderes assertivos e qualificados. Os fatores fundamentais incluem:

Estratégia

O que vai diferenciar um líder em potencial de um colaborador de nível não-gerencial? Como vai acontecer essa identificação? O que um líder deve ter?

Todas essas perguntas fazem parte da estratégia do programa de liderança, que também deve conter quais são os objetivos e expectativas em relação à liderança, assim como os prazos.

Ações contínuas

Com a identificação dos líderes em potencial, é preciso estabelecer ações contínuas para o desenvolvimento de liderança. Essas ações podem incluir treinamentos específicos, workshops, alinhamento com os objetivos da empresa e o que as pessoas têm a dizer sobre o futuro líder.

Mensuração de resultados

Só dá para saber se o colaborador está realmente funcionando como líder se os resultados forem avaliados. Analise desde o começo do processo e faça essa mensuração de maneira contínua.

Os resultados indicarão se o profissional está ou não no caminho certo e dará indicativos do que precisa ser mudado – como uma nova especialização, por exemplo.

Recompensas

No seu programa de liderança, a Danone oferece recompensas, como viagens e cursos, para os melhores projetos de liderança. Isso aumenta o engajamento e a busca por resultados cada vez melhores.

Assim, para ser campeão, o seu programa pode contar com o oferecimento de recompensas para quem ajudar na estruturação e otimização.

Para elaborar um programa campeão de desenvolvimento de liderança é preciso contar com uma estrutura bem delimitada, que começa na estratégia, passa pelas ações e termina na mensuração. Ainda dá para seguir cases de sucesso e implantar sistemas de recompensa e, com isso, gerar líderes ainda melhores.

Como você faz seu programa de liderança? Comente e participe!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: